TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa livros «MARKETING»

Projeto de pesquisa: Pesquisa livros «MARKETING». Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.392 Palavras (14 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 14

ETAPA I

 Passo 1

Na leitura do livro MARKETING, para século XXI - Como criar, conquistar e dominar trata-se de uma nova abordagem do marketing no administrativo, identificando através de estudos de mercado e como atuar de forma sagaz fazendo todo o diferencial; uma vez que um bom plano de marketing pode alavancar uma organização em todos os setores. O livro retrata também que uma administração somada ao marketing pode fazer um grande diferencial no mercado, testando a continuidade de estratégias e táticas desenvolvidas ao longo do percurso. Com o plano de marketing, uma empresa pode tornar seus produtos ou serviços mais reconhecidos no comércio, pode-se dizer também que o marketing administrativo é uma espécie de controle, sentido que de acordo o desenvolvimento do empreendimento pode-se visualizar se administração e o marketing estão de bem alinhados.

Durante a leitura do mesmo pode-se acompanhar a evolução do marketing nas empresas, o autor afirmar que a partir do ano de 1970 essa ferramenta foi fundamental para a divulgação de seus produtos e serviços com um objetivo mais, ou seja, para fins lucrativos, alavancado as vendas, entretanto essa prática tanto sucesso que vários outros órgão se interessarem nessa estratégia e aplicaram em seu setor a exemplo dos políticos, igrejas entre outros. KOLTLER Philip faz um apanhando todas as formas de marketing que são essenciais para que uma organização tenha sucesso, o mesmo identifica e exemplifica de forma clara e transparente estudos de casos de várias empresas de setores diferentes. Na maioria dos casos relatados informa que a boa aplicação de um bom plano de marketing fazem uma grande diferença no mercado alavancando cada vez mais as vendas, e ampliando de demasiadamente a sua network.

Por fim, constata-se que a leitura deste material foi de grande valia para o conhecimento de um administrador de forma geral. Administrar e conciliar o marketing são uma ferramenta cada dia mais forte e potente na atualidade, no fim da obra o autor de informa cinco dicas/formulas que o mesmo acredita que seguindo a risca certeza do sucesso é garantido. Assim as práticas utilizadas no marketing estão alavancando vários empreendimentos.

 Passo 2

A empresa escolhida pela equipe foi um salão de beleza aonde tendo como referência a integrante Jaqueline que atua no setor administrativo. Nome do salão FREJA um empreendimento de médio porte localizada na Rua São Domingo, bairro Santa Mônica número 2015 – Feira de Santana Bahia, CEP 44123-000.

Missão: levar qualidade de vida bem como, bem-estar cuidado e beleza, como também oferecer um atendimento e um serviço personalizado ajustando-se a necessidade de cada cliente.

Valores: Compromisso, ética, sabedoria, excelência, criatividade, dinamismo, qualidade, transparência e responsabilidade social.

O empreendimento comercializa serviços de beleza em geral como cuidados com o cabelo, manicure, pedicura, depilação, maquiagem, design de sobrancelha, limpeza de pele, maquiagem e também comercializa produtos de beleza tais como, xampus, condicionadores, hidratações, produtos para pele e afins. Tem como público alvo mulheres, homens e afins que estejam interessados em cuidar da sua beleza e bem estar para que possa se sentir melhor a cada momento.

 Passo 3

A empresa escolhida para a elaboração do plano de marketing foi o salão FREJA por ser um empreendimento em ascensão na cidade de Feira de Santana e tem grandes possibilidades de se firmar mercado como um salão de referencia nas áreas de atuação citadas acima. A equipe se mobilizou para fazer uma visita técnica, conversar com a direção da organização, os funcionários para visualizar os pontos relevantes que necessitam serem melhorados, modificados e até retirados do plano de ação desenvolvido pelo mesmo.

Com isso pode se enfatizar que o material lido – Marketing para o século XXI agregou no produto final para a escolha da empresa de atuação uma vez que equipe tenha a intenção de fazer do salão FREJA o mercado de beleza conquistando assim um público ainda maior, sendo referencia em qualidade e atendimento voltado a beleza e bem-estar dos seus clientes.

ETAPA II

O salão de beleza FREJA possui produtos e serviços de qualidade e de grande valia para a comunidade, por esse motivo é uma empresa que tem lucratividade no que oferece. A segmentação de mercado escolhida pela mesma foi feita de forma cautelosa e coerente com a realidade, pois oferece um serviço e um produto de boa qualidade conseguindo assim um número bom de clientela que consume e indica o produto em questão.

A organização tem um serviço de boa qualidade, entretanto necessita reformular o seu atendimento, ou seja, oferecer treinamento para os seus funcionários de como melhor atender o cliente, pois durante as várias visitas realizadas pela equipe identificou-se a necessidade de um tratamento melhor ao cliente. Peça fundamental para o funcionamento de qualquer empresa o cliente não estava sendo atendo de forma especial, ocasionando assim um desconforto na relação entre cliente e funcionários.

A equipe diante dessa situação se posicionou de forma relevante uma vez que formalizou um relatório, identificando situação chaves ocorridas à empresa, e então encaminhou para a direção, para que fossem realizadas as medidas cabíveis.

A “análise SWOT proposta originalmente por Andrews em 1971 é a combinação da análise do ambiente (externa) e da análise interna. No entendimento dos diferentes componentes da SWOT e seus respectivos conceitos, procuramos enfatizar dois níveis de impacto e conseqüente avaliação: a dimensão competitiva e as questões de natureza interna, como objetivos e rentabilidade. Assim, temos os seguintes conceitos: oportunidade é uma situação externa que dá à empresa a possibilidade de facilitar o alcance dos objetivos ou de melhorar sua posição competitiva e/ou sua rentabilidade; ameaça é uma situação externa que coloca a empresa diante de dificuldades para o alcance dos objetivos ou de perda de mercado e/ou redução de rentabilidade; ponto forte é uma característica interna ou um ativo que dá à empresa uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes ou uma facilidade para o alcance dos objetivos (que podem incluir rentabilidade); ponto fraco uma característica interna ou uma limitação em um ativo que coloca a empresa em situação de desvantagem em relação com seus concorrentes ou de dificuldade para o alcance dos objetivos (que podem incluir rentabilidade)”

Chiavenato (2007)

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com