TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controla Da Produção(PCP)

Casos: Planejamento E Controla Da Produção(PCP). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL, CAMPUS BENTO GONÇALVES

CURSO DE TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

ANDRÉ PALUDO, VINICIUS ZAUZA

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO(PCP)

BENTO GONÇALVES – RS

2014

ANDRÉ PALUDO, VINICIUS ZAUZA

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO(PCP)

Trabalho sobre Planejamento e Controle da Produção(PCP), avaliação da disciplina de Gestão da Produção e Operações do curso de Logística, da instituição do IFRS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves.

BENTO GONÇALVES – RS.

2014

Sumário

1. Introdução 4

2. Planejamento e Controle da Produção 4

2.1 Aspectos conceituais 4

2.2 Atividades Relacionadas ao PCP 5

2.3 Etapas do PCP...................................................................................................................6

2.4 Fatores que levam perturbações ao PCP...........................................................................7

2.5Localização do PCP no Organograma da Empresa...........................................................7

3. Metodologia de pesquisa......................................................................................................8

4. Apresentação da empresa....................................................................................................9

5. Análise do estudo de caso.................................................................................................... 9

6. Considerações finais............................................................................................................10

7. Referências bibliográficas..................................................................................................10

1.Introdução:

Com o desenvolvimento de pequenas e médias empresas, a cada dia, torna-se necessário um maior controle e planejamento das atividades. O desenvolvimento rápido e a falta de planejamento, acabam causando vários problemas, como gargalos da produção, atraso e mau dimensionamento das instalações. As pequenas empresas surgiram, entre outros motivos, devido às novas oportunidades de mercado, como consequência da crescente exigência do mercado consumidor.

Na maioria dessas empresas o setor de produção apenas se compromete em “apagar incêndio”, gerando desperdícios afim de atacar as principais dificuldades, melhorar o relacionamento com os clientes e fornecedores e fixar suas bases para expandir de forma gradual no mercado.

Deste modo o uso do sistema de planejamento e controle da produção torna-se essencial para a obtenção de melhores resultados no processo produtivo, trazendo um importante diferencial competitivo para a empresa.

O estudo será feito em uma empresa de pequeno-porte que não possui um sistema de planejamento e controle sobre a produção. O projeto de inserção do PCP (Planejamento e controle da Produção) irá envolver todo o processo de produção desde a aquisição dos materiais até a montagem do produto final.

2. Planejamento e controle da produção

2.1 Aspectos conceituais:

De acordo com CHIAVENATO (1991), o setor de PCP é o que planeja e programa toda a produção e operações da empresa, tal como as gerencia corretamente, visando melhorar a eficiência e a eficácia através da administração da produção, reduzindo custos e desperdícios.

"O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é a função administrativa que tem por objetivo elaborar os planos que orientarão a produção e servirão de guia para o seu controle." (ZACARELLI, 1987).

TUBINO (1997) afirma que o PCP é a área encarregada da coordenação e aplicação de recursos produtivos de forma a atender os planos anteriormente estabelecidos nos níveis estratégico, tático e operacional.

No nível estratégico são definidas as políticas estratégicas de longo prazo. Neste nível o PCP participa gerando um Plano de Produção, que posteriormente orientará a produção e servirá de guia para todas as etapas posteriores do processo. No nível tático são definidos os planos de médio prazo para a produção, nele o PCP desenvolve o Planejamento-Mestre da Produção. No nível operacional são planejados os programas de curto prazo de produção e realizado o acompanhamento dos mesmos. O PCP então, prepara a programação da produção administra estoques, emite ordens de compras, fabricação e montagem, bem como executa o controle da produção.

Resumindo, o PCP determina o que vai ser produzido, quanto vai ser produzido, como vai ser produzido, onde vai ser produzido, quem vai produzir e quando vai ser produzido, objetivando formular os planos para organizar e administrar o uso de recursos humanos e materiais de modo a controlar as ações para minimizar custos e reduzir as perdas.

2.2Atividades relacionadas ao PCP:

 Previsão de demanda com base na análise de mercado e a habilidade de rápida adaptação frente as mudanças;

 Planejamento da aplicação de recursos a médio e longo prazo, dimensionando previsões futuras necessárias.

 Planejamento mestre da produção que estabelece quando e em que quantidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com