TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle

Trabalho Escolar: Planejamento E Controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

POLO TERESINA II

ADMINISTRAÇÃO

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

ANTONIA CRISTINA MOURÃO E SILVA RA: 270861

DANILO DA SILVA ROCHA RA: 282442

FRANCISCA MARIA PEREIRA DA SILVA RA: 274995

IDALINA MELO DE CARVALHO RA: 265326

MARIA ALZEMIRA VITORIO DE ABREU RA: 269089

TERESINA

NOVEMBRO 2012

ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

Planejamento e Controle de Produção

Trabalho apresentado à

Professora Renata M.G. Dalpiaz

Da disciplina de

Planejamento e Controle da Produção

Do curso de Administração

TERESINA

NOVEMBRO 2012

INTRODUÇÃO

O Planejamento e Controle de Produção é a atividade que torna possível decidir sobre como fazer melhor uso dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do plano de produção. O objetivo maior do Planejamento e Controle da Produção é garantir que a produção ocorra eficazmente e gere produtos e serviços como estabelecido.

Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado. Entre os tipos de planejamento e controle utilizado pelas indústrias está: planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos e, finalmente, planejamento e controle de qualidade. Entre os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção estão altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas, menor custo de produção, entre outros. Assim, o Planejamento e Controle da produção levam a empresa a produzir com maior perfeição, rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade.

DESENVOLVIMENTO

O presente trabalho tem a finalidade de retratar a importância do planejamento e controle para as empresas, analisando as necessidades e finalidades do mesmo.

Esse planejamento pode ser aplicado tanto em curto, médio, como longo prazo, e ajuda na elaboração de propostas de melhorias, para que o sistema mantenha-se efetivo no ambiente competitivo em que a empresa atua. O planejamento e o controle são utilizados em todos os momentos do processo de produção, e possuem como objetivo alcançar os resultados estabelecidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possíveis falhas e distorções, visando a obter, com esses procedimentos, resultados satisfatórios.

A produção começou a ser mais difundida nos meios empresariais na Revolução Industrial, quando as indústrias passaram a produzir em grandes escalas. Desde então, a produção continua em fase de mudanças, pois vem acompanhando os avanços tecnológicos que cada vez mais facilitam e modernizam os sistemas produtivos. Aliada a tecnologia de informação (TI), com desenvolvimento de software e sistemas de informações, procuram junto aperfeiçoar e gerenciar todas as cadeias produtivas. A produção está presente em todas as esferas dos negócios sendo vista como a atividade principal na produção de bens e serviços.

A globalização e a disponibilidade de produtos vindos de todos os cantos do mundo, fez com que as empresas buscassem meios de tornarem mais enxutas e competitivas.

Dependendo do porte da organização e da complexidade do mercado, toda empresa é classificada quanto ao tipo de produção:

• Empresas primárias ou extrativas: Estas são as que desenvolvem atividades extrativas.

Exemplo: as agrícolas, pastoris, de pesca, de mineração, de prospecção e extração de petróleo, salinas. Essas são chamadas primárias porque se dedicam basicamente à obtenção e extração de matérias-primas, o elemento primário de toda a produção.

• Empresas secundárias ou de transformação: São as que processam as matérias-primas e as transformam em produtos acabados. São conhecidas como empresas produtoras de bens (ou mercadorias), isto é, de produtos tangíveis ou manufaturados, ou seja, todas as indústrias em geral.

• Empresas terciárias ou prestadoras de serviços: São aquelas que executam e prestam serviços especializados. Aqui se incluem os bancos, as financeiras, o comércio em geral, os hospitais, as escolas e universidades, os serviços de comunicações (rádio, TV, imprensa, telefonia, internet), e toda a extensa gama de serviços realizados por profissionais liberais (como advogados, contabilistas, engenheiros, médicos, dentistas, consultores).

O planejamento e controle da produção vêm atender com eficiência e eficácia a exigência de um mercado extremamente competitivo. Possui algumas ferramentas que ajudam qualquer organização a definir qual é o seu papel e o seu plano em todas as esferas da pirâmide da administração: estratégico, tático, operacional.

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) devem estar alinhados com os

objetivos e as estratégias da organização, tendo em vista que são metas de curto médio e longo prazo a serem alcançadas. O PCP faz parte de um processo contemporâneo de competitividade que vem sendo aperfeiçoado, visando à busca contínua pela excelência da qualidade em todos os processos produtivos da empresa. Para que o PCP funcione adequadamente em uma empresa é preciso que esteja integrado com os demais departamentos como finanças, marketing, Recursos Humanos, que são departamentos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com