TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle De Produção

Dissertações: Planejamento E Controle De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  2.522 Palavras (11 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇAO:

Este trabalho tem como objetivo apresentar conteúdo e objeto de estudo da administração ser uma habilidade humana e sobre os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração e seus principais enfoques.

Segundo, Chiavenato (1989, p.4) a administração surgiu em resposta a duas conseqüências provocada pela revolução industrial:

• O crescimento acelerado e desorganizado das empresas;

• Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas;

Desta forma, toda e qualquer organização é formada de pessoas que a administram e uma depende da outra. As organizações estão inseridas na nossa vida e é essencial a ela. As empresas servem os indivíduos que fazem parte de uma sociedade, fornecem-nos subsídios que gera conhecimento e proporciona alcançar uma carreira.

Segundo Stoner (1999, p.5) “a administração já foi chamada como a arte de fazer coisas através de pessoas. Até hoje, nenhuma definição para a Administração foi universalmente aceita, pois as definições mudam com o passar do tempo.”

Comenta ainda, que a Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos.

Todo e qualquer administrador necessita de habilidades técnicas identificadas pelo professor Robert L. Katz, que são: técnicas humanas e conceituais.

2. A ORIGEM DA ADMINISTRAÇÃO:

A administração recebeu influências de diversas áreas do conhecimento humano. A Filosofia deu sua grande contribuição para a administração. Já antes de Cristo, os filósofos da antigüidade expunham seu ponto de vista sobre esta área fascinante que viria a ser importante nos dias atuais. SÓCRATES (470 a.C – 399 a.C.), citado por Chiavenato (1997) afirmou que a administração é uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.

Platão, filósofo grego, discípulo de Sócrates, (429 a.C. – 347 a.C), também deu sua contribuição, relatando em sua obra intitulada: A República, seu ponto de vista sobre democracia e administração dos negócios públicos. Aristóteles, filósofo grego, discípulo de Platão, estudou a organização do Estado e relata três tipos de administração pública: monarquia, aristocracia e democracia. Francis Bacon, filósofo inglês, (1561-1626) antecipa-se ao princípio da administração conhecido como princípio da prevalência do principal sobre o acesso, enfocando a separação do que é essencial do que é acessório. René Descartes, filósofo, matemático e físico francês (1596-1650), foi autor das coordenadas cartesianas ou os princípios cartesiano. Vários princípios da administração moderna, como, divisão do trabalho, da ordem, do controle estão baseadas nos princípios cartesianos. Jean-Jacques Rousseau, (1712-1778) desenvolveu a teoria do contrato social, que é um acordo entre membros com conjuntos de regras que regem o mesmo. Karl Marx (1818-1883) foi autor da teoria da origem do Estado e afirma que todos os fenômenos históricos são o produto das relações econômicas entre homens.

A Igreja Católica também deu sua contribuição para a administração. As regras, normas, propósitos, objetivos e princípios fundamentais aos poucos foram utilizados pela Igreja. Ao longo do tempo a Igreja foi utilizando todos estes recursos da administração para se estruturar. CHIAVENATO (1997) afirma que hoje, a Igreja tem uma organização hierárquica tão simples e eficiente que a sua enorme organização mundial pode operar satisfatoriamente sob o comando de uma só cabeça executiva. Esta estrutura que a Igreja implantou está servindo de modelo para muitas empresas, que passaram a incorporar uma afinidade de princípios e normas administrativas utilizadas na Igreja Católica.

Mas, a instituição que mais colaborou com a administração foi à organização militar, porém, estas contribuições se deram de maneira lenta, mas constante, e ao longo do tempo. Entre as contribuições militares estão: a organização linear, o princípio da unidade de comando, a escala hierárquica, centralização do comando e à descentralização da execução, princípio da direção, planejamento estratégico entre outras contribuições.

3. Conceito de Administração

O termo administração vem do latim, ad (junto de) e ministratio (prestação de serviço), portanto, administração é uma ação de prestar um serviço. Contemporaneamente, administração não é somente relacionado ao governo ou a condução de uma empresa, e sim todas as atividades que envolvem planejamento, organização, direção e controle.

[...] a tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos de maneira mais adequada à situação. (CHIAVENATO, 1997, p.12).

Desde os primórdios, o homem se associou a outros para conseguir atingir seus objetivos. O homem, portanto, aprendeu, desde cedo que precisava de outro homem para trabalhar em conjunto e atingir determinadas metas, que modificou completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas mudanças. Deste trabalho em conjunto surgiram às empresas rudimentares, que datam da época dos assírios, babilônicos, fenícios, egípcios, gregos e romanos. Mas, a história da administração é recente, e surge com o aparecimento das grandes corporações. Foi à revolução industrial, que provocou o aparecimento de grandes empresas e deu origem a moderna administração. A revolução industrial até hoje influencia as empresas. A revolução industrial iniciou na Inglaterra por volta do ano 1776, com a aplicação da máquina a vapor no processo de produção. Segundo Chiavenato (1989, p.3) a revolução industrial se desenvolveu em duas épocas distintas:

• Primeira época: (1780-1860). Carvão como primeira fonte de energia e o ferro como principal matéria-prima, e;

• Segunda época: (1860-1914). A revolução da eletricidade e derivados do petróleo

O capitalismo começou a aparecer cada vez mais sobre quase todos os ramos da atividade econômica. Logo após estas revoluções, a revolução industrial entrou numa nova fase, chamada de segunda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com