TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle De Produção

Ensaios: Planejamento E Controle De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

AULA TEMA 03 – PCP

PASSO 1 – OS NIVEIS HIERARQUICOS DO PCP: ESTRATEGICO, TATICO E OPERACIONAL.

No nível Estratégico temos um plano em longo prazo, visando administrar os recursos físicos, planejando com mais tempo para usar os recursos financeiros.

Busca atingir critérios de desempenho como: custos, qualidade, confiabilidade, pontualidade e flexibilidade.

No nível Tático temos um plano em médio prazo, refeito de período a período sendo atualizado em relação as previsões de vendas ou nos pedidos confirmados.

Baseia-se nos roteiros de fabricação e nas estruturas dos produtos, ou seja, nas montagens.

Identifica os possíveis problemas onde são tomadas as soluções até que o plano mestre de produção esteja viável.

No nível Operacional temos o plano em curto prazo, onde é estabelecido quanto e quando comprar, fabricar ou montar cada item necessário para chegar ao produto final.

É necessário realizar um sequenciamento de ordens para que todos os recursos sejam otimizados.

PASSO 2 – QUADRO COMPARATIVO

Níveis Hierárquicos das Atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Nível Definição Atividade que exerce Participação no processo produtivo

Estratégico É onde a Organização define e gerencia seu Planejamento Estratégico, definindo: missão, visão e valores, suas estratégias genéricas, as forças e vantagens competitivas a priorizar, sua curva de valor, o seu grupo estratégico e suas movimentações estratégicas. Tomar decisões estratégicas, especialmente de posicionamento da Organização frente ao mercado e dar condições de que haverá recursos humanos e financeiros para os projetos estratégicos. Análise interna, para seus stakeholder, para o macroambiente, análise externa e de tendências para os sinais de seu mercado

Tático É o nível da gerência média ou intermediária: gerentes de seção, gerentes de filiais, supervisores, coordenadores, líderes de projetos e funções similares. Desdobra as decisões estratégicas em planos, objetivos, metas e indicadores para aplicar à sua equipe, ao seu projeto ou ao seu processo. Especifica como o seu setor, processo ou projeto ajudará para que os objetivos gerais da Organização sejam alcançados.

Operacional No nível operacional, estão todos os colaboradores que estão em contato direto com as atividades da “ponta” (contato com clientes e fornecedores) e do suporte da Organização e que não tomem decisões estratégicas ou táticas. Mede os resultados, mediante uso de dados e relatórios, tanto os preenchidos manualmente quanto, principalmente, os obtidos automaticamente dos sistemas de CRM, ERP, fiscal, estoques ou outro sistema de controle da Organização. Executam de forma eficiente e eficaz os processos, sub-processos e atividades que foram desenhados nos níveis estratégico e tático.

PASSO 3 – O QUE É GERADO NO NIVEL TATICO E OPERACIONAL, CONSIDERANDO QUE NO ESTRATEGICO É FORMULADO O PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO QUE ORIGINA O PLANO DE PRODUÇÃO?

Nos níveis Tático

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com