TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Investimento

Dissertações: Planejamento E Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Aula Tema: Conceito e formas de Investimentos. A importânciado Investimento para as organizações.

Passo1: (Equipe)

Pesquisar no livro texto e na bibliografia complementar da disciplina, as informações sobre a aula tema. Criar um relatório para consulta do próprio grupo sobre os tópicos mais importantes do assunto. Ótima sugestão de consulta:

MOTTA, Régis da Rocha; Calôba, Guilherme Marques. Análise de Investimentos. 1 Ed. São Paulo: Atlas 2002

Atualmente, o mercado de investimento apresenta um enorme sortimento de produtos para os diferentes tipos de possíveis investidores; passando da pessoa física que ve nesse investimentos uma alternativa para a antiga “poupança” , que já não apresenta os mesmos ganhos de antigamente, até as grandes empresas de patrimônio simples ou misto que apostam em novos produtos e serviços de investimento.

Dentro do nosso pais, temos algumas opções de investimento, com base em renda fixa ou variável, tais como:

• CDB/RDB;

• Caderneta de Poupança;

• Debêntures;

• Ações de empresas;

• Fundos de investimentos;

• Títulos públicos;

• Imóveis;

• Ações de empresas (conhecida pela bolsa de Valores);

• Minerios, (ouro por exemplo, que tem valor real pelo peso na economia mundial)

A compra e venda de moedas estrangeiras também é uma forma de investimento. Além de fácil entendimento (não necessita de informações especiais, apenas o controle de cambio em um jornal no dia a dia), o cambio se tornou uma opção durante o período de hiper inflação quando o seu valor duplicava até o final do dia da compra.

Esse fato, além da globalização e o avanço tecnológico (não é mais necessário a intervenção de um doleiro), mantem por tanto tempo essa pratica viva.

Antes da definição de onde investir, alguns pontos precisam ser entendidos:

Principio de Investimento :

• Rentabilidade Absoluta: O fundo de renda fixa do banco X rendeu 0,80% no ultimo mês.

• Rentabilidade Relativa: O fundo de renda fixa do banco X teve um rendimento de 97% do CDI no ultimo mês.

Rentabilidade esperada versus rentabilidade observada

• Rentabilidade Observada: está relacionada com o conceito de passado. É a rentabilidade divulgada pelos fundos de investimento, por exemplo.

• Rentabilidade Esperada: É calculada como a média da rentabilidade observada. Representa uma expectativa (esperança) de retorno do investidor.

Liquidez : Maior ou menor facilidade de se negociar um ativo, convertendo-o em dinheiro

Risco: Risco pode ser definido como a probabilidade de perda ou ganho numa decisão de investimento.

Grau de incerteza do retorno de um investimento. Normalmente, o risco tem relação direta com o nível de renda do investimento: quanto maior o risco, maior o potencial de renda do investimento

Risco de mercado é a potencial oscilação dos valores de um ativo durante um período de tempo.

Risco de crédito está associado a possíveis perdas que um credor possa ter pelo não pagamento por parte do devedor dos compromissos assumidos em uma data acertada. Há vários tipos de risco de crédito: um investidor, ao comprar um título, sempre estará incorrendo em um ou mais destes tipos de risco de crédito.

Passo 2 (Equipe) Apresentar o investimento que pretendem explorar, dando preferência a pequenas e médias empresas. Pesquisem sobre o ramo de atividade do investimento, ao mesmo tempo que definem qual investimento será utilizado para comparar o custo de oportunidade entre construir i próprio negócio ou aplicar o capital.

Alguns exemplos de ramos de atividade são: alimentícios, vestuários, supermercadista, calçados, acessórios, lingeries.

Sites sugeridos para pesquisa :

http://www.sebrae.com.br. Acesso em: 29 abr. 2013. http://revistapegn.globo.com. Acesso em: 29 abr. 2013. http://blogdoempreendedor.com/blog/. Acesso em: 29 abr. 2013. http://www.investbolsa.com.br. Acesso em: 29 abr. 2013. http://www.bmfbovespa.com.br. Acesso em: 29 abr. 2013. http://www.agorainvest.com.br. Acesso em: 29 abr. 2013.

Com base nos sites sugeridos pelo exercício, tomamos como opção a abordagem de micro empresa franquiada, seguindo o modelo apresentado pela PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios, direcionado ao mercado alimentício.

Para esse exercício e como forma de investimento, tomamos como opção o modelo o modelo franquiado da Tratotoria Patroni Pizza.

Passo 3 (Aluno) Elaborar o projeto detalhando o negócio, apresentando o tamanho do investimento, os custos, o preço de venda e o produto que irão produzir (defina no máximo dois produtos ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com