TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico-Gestão De Empresas

Exames: Planejamento Estratégico-Gestão De Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 8

Data: 09 de Junho de 2014

Curso: Administração Estratégica e Inteligência Competitiva

Aluno: Yuri Massoxi Pereira de Morais

Número de Matricula: 50133-304

Cordenadora do Curso: Paula Roberta Velho

Professora – Tutora: Ângela Achcar

Resolução de Atividade 11

Mercado e Administração Estratégica

Na qualidade de Consultor Administrativo, inicialmente após a solicitação do membro mais alto da empresa (produtora de mel – de porte médio ) , considerando que o mesmo sejá leigo em alguns aspetos tecnicos quanto as estratégias de Administração/gestão de organizações, importa deixar patente que, para a implementação deste processo deve-se seguir de modo taxativo determinadas fases ou etapas para se atingir o seu fim, e que será mediante a delimitação destes mesmos trâmites que viabilizam a subsequente implementação-prática do planejamento, consubstanciando-se num processo que poderá levar em média seis meses até a sua aplicação, mas sendo ainda assim, importante configurar a necessidade de que este mesmo Planejamento Estratégico, com o decorrer do tempo deverá ser alvo de adaptações e reformulaçóes contínuas, uma vez que temos conhecimento de que o mercado alimentar é bastante enérgico e susceptivel de constantes mutações, o que requer uma adequação regular.

Deste modo é preponderante enternder-se que, o planejamento é muito importante para que qualquer companhia, independente do porte ou segmento, cresça de forma contínua e acelerada. E para que o mesmo seja desenvolvido, de maneira prática e eficiente, é necessário que sejam respeitadas algumas etapas.

Primeiramente, a companhia precisa definir a missão e visão. A partir desse passo é que será definido o porquê da existência daquela instituição e o que ela pretende para o futuro. A missão trará o que essa empresa fará ao longo do tempo e como ela irá impactar o mercado, construindo uma marca. A visão dará a perspectiva a longo prazo, indicando aonde a empresa deseja chegar num fututo palpável, porém mais distante. O ideal é pensar em missão e visão para um ciclo de no mínimo cinco anos e no máximo dez, para quem está iniciando o negócio. As companhias mais maduras conseguem se planejar para ciclos maiores, mas caso específico desta companhia o foco deve incidir sobre a proliferação e comércio do seu produto-chave, o Mel.

O Planejamento Estratégico (Processo a ser implementado)

Planejamento estratégico é um conceito comum no âmbito daadministração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica.

É uma área do planejamento empresarial, que facilita a gestão de uma empresa. O planejamento estratégico auxília na definição de objetivos e estratégias para alcançar esses objetivos, sendo por isso, uma parte crucial do empreendedorismo.

Planejar estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade de um indivíduo ou empresa. A gestão do tempo é crucial para qualquer empresa, pois é um dos recursos mais valiosos à nossa disposição.

A gestão estratégica dos riscos também é uma área importante para qualquer empresa.

O planejamento financeiro também pode ser incluído em uma forma de planejamento estratégico. É de grande importância para a empresa, sendo que remete para a previsão das receitas e despesas, criando uma estimativa dos meios financeiros que serão necessários para o futuro e manutenção da empresa.

Existe também o planejamento estratégico pessoal, que é o ato de pensar a vida pessoal de forma estratégica, identificando a sua missão e valores, juntamente com as metas e objetivos a nível pessoal que o indivíduo pretende alcançar.

Planejamento estratégico no Marketing

No âmbito do marketing, o planejamento estratégico ajuda na elaboração de estratégias e resolução de alguns problemas da empresa. Muitas vezes uma empresa não consegue criar e satisfazer necessidades no mercado, porque não planeja estrategicamente. Alguns problemas que podem surgir em empresas sem um planejamento estratégico adequado são: falta de posicionamento, políticas de preços inadequada, falhas de comunicação, canais de distribuição pouco eficientes, etc.

Existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Em uma empresa de sucesso, estes três níveis funcionam em conjunto e ocorrem na seguinte ordem: estratégia, tática e operação.

O planejamento estratégico tem um longo alcance e é executado pelos responsáveis máximos da empresa, que determinam os objetivos dentro de um prazo temporal (curto, médio ou longo prazo).

O planejamento tático tem um escopo médio na empresa e consiste no pensamento de como os meios ou recursos disponíveis podem ser utilizados para alcançar um resultado favorável. Normalmente este planejamento é uma tarefa de gestão, muitas vezes executada por administradores.

O planejamento operacional de alcance curto está diretamente ligado com a área técnica de execução de um determinado plano de ação.

O próximo passo é definir objetivos tangíveis, e a longo prazo, justamente por se tratar de empresa de porte médio. Normalmente, estes objetivos estão ligados a números como faturamento, market share, área de atuação, entre outros. Este trabalho deverá ser realizado em conjunto com a visão e a missão da companhia, servindo de orientação e motivação, de forma que todos os colaboradores trabalhem em função de tais metas quando olharem para o futuro.

Numa terceira fase, considera-se essencial efetuar a estipulação consignada de ciclos menores de planejamento. Depois de estabelecido um período de nove anos, por exemplo, é essencial desdobrar este período em ciclos menores para que seja feito um acompanhamento de macro-indicadores que dirão se a instituição está crescendo conforme o planejado. Para o caso acima, poderiam ser feitos três ciclos de três anos cada, adotando estratégias macro que auxiliem no sentido de manter a visão global já estabelecida.

O quarto passo está relacionado à definição de metas, que devem ser estabelecidas de forma anual para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com