TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico: Grupo Heineken

Por:   •  14/4/2018  •  Dissertação  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  3.782 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE SENAC DE SANTO AMARO

GRADUAÇÃO TÉCNOLOGA EM MARKETING

Produção Textual Individual

Planejamento Estratégico e de Marketing

Jordana de Ávila Santos

São Paulo

2017

  1. INTRODUÇÃO

História da Marca: Heineken

A história da Heineken começou em 1864, quando Gerard Adrian Heineken, aos 22 anos, comprou à cervejaria De Hoolberg, a maior da de Amsterdã, fundada no século 16, e que produzia uma cerveja vulgarmente conhecida como “cerveja do trabalhador”. Viajando para conhecer métodos diferentes de produção, Heineken percebeu a importância da mudança de alta fermentação para baixa fermentação, que trouxe à sua cerveja uma melhoria na qualidade muito grande em relação às demais marcas da época. Tendo buscado sempre novas inovações, entre elas o desenvolvimento de novas receitas. Em 1873 a cerveja HEINEKEN’S (que só perderia a apóstrofe e o S em 1962) foi oficialmente lançada no mercado e no ano seguinte, foi inaugurada a segunda cervejaria Heineken’s em Roterdã. Em 1886, Dr. Elion, desenvolveu a famosa “Heineken levedura A” que ainda hoje confere à cerveja HEINEKEN seu sabor praticamente inigualável e em consequência disto, as vendas da Heineken aumentaram gradativamente nos anos seguintes pela Europa. Em 1929 a cervejaria começou a vender a HEINEKEN em garrafas. No início da década de 30, a HEINEKEN fez sua primeira tentativa de ingressar no mercado asiático, inaugurando a primeira cervejaria estrangeira do grupo em 1931 na Indonésia. No mercado norte-americano a HEINEKEN teve impacto quase instantâneo. Tendo sido a primeira cervejaria estrangeira a exportar seu produto para os Estados Unidos depois da suspensão da Lei Seca (que proibia o álcool) em 1933. Os americanos estavam acostumados com as cervejas domésticas, que se aproximavam das cervejas europeias no sabor, e gostaram da herança da HEINEKEN Pilsner. Seu preço mais alto e a qualidade superior funcionaram como um atrativo e rapidamente fizeram dela a cerveja importada favorita dos americanos. Em 1954 a fim de expandir seu mercado para locais cada vez mais longe, a Heineken inicia a estratégia global de Marketing “A Cerveja Pode Viajar”. Em 1990 a Heineken começou a ser produzida no Brasil pela cervejaria FEMSA, sob supervisão da Heineken de Amsterdã e com o sucesso da marca no Brasil, em 2010 a Heineken anunciou a compra da FEMSA, tornando-se dona também de marcas brasileiras, como Sol, Kaiser, Bavaria e Xingú. Hoje a marca Heineken é mundialmente famosa e possui entre suas marcas mais famosas internacionais nomes como Strongbow, Moretti, Sagres, Cruzcampo, Kingfisher e Amstel.

  1. Missão, Visão e Valores

2.1 Visão

A Heineken é uma cervejaria que tem orgulho em ser líder, independente, responsável e que tem paixão pela qualidade e inovação.

2.2 Missão e Valores

  • Divertimento para a vida, nós trazemos diversão para a vida;
  • Respeito pelos indivíduos, sociedade e pelo planeta;
  • Paixão pela qualidade e inovação

  1. Motivo da Escolha da Marca

A escolha desta marca deve-se ao fato de que a Heineken é uma cerveja presente em todos os momentos da nossa vida, inclusive, quando com os amigos. Sua propaganda, design, sabor e princípios a tornam sensacional e incomparável, a tornam incomparável com as demais.  

  1.  Conformidades da Marca

Segundo o site da marca, é informado ao longo do texto que a mesma age conforme o código de compras da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (297.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com