TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico de Marketing

Por:   •  2/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

Matriz de atividade em equipe – tarefa individual 1*

Módulo: 3

Atividade: Tarefa individual 1

Título: Planejamento estratégico de marketing

Aluno: Thais Fernanda Souza Alvarenga

Disciplina: Estratégias de Marketing

Turma:

Introdução

A Vale é uma mineradora multinacional brasileira e uma das maiores operadoras de logística do país, fundada no ano de 1942 no governo de Getúlio Vargas. É também uma das maiores empresas de mineração do mundo, por conseguinte, a maior produtora de minério de ferro, de pelotas e de níquel. A empresa produz também, ferroliga, manganês, potássio, alumínio, cobre, bauxita, alumina e caulim. Tem negócios no setor de energia elétrica e siderurgia. No setor de energia, a empresa participa em consórcios e atualmente opera nove usinas hidrelétricas, no Brasil, no Canadá e na Indonésia. Atualmente é uma empresa privada, de capital aberto, com ações negociadas nos principais “Stock Exchanges” do mundo, como por exemplo, na bolsa de valores de São Paulo, Paris, Madrid, Nova York e Hong Kong. Uma breve conferida no website “Wikipédia” possibilitou a inclusão dessas informações.

As matérias sugeridas para suportar o trabalho sobre as forças da Vale, sendo o primeiro item de uma análise de SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), são do sítio Globo.com, portal G1, que informam da aquisição da canadense Inco pela Vale do Rio Doce e do investimento de US$ 20 bilhões no Pará, dos anos de 2006 e 2008 consequentemente.

Por essa razão, o trabalho será subsidiado pelos principais fatores de análise, sendo eles, crescimento no mercado internacional, recursos financeiros para investimentos e infraestrutura da mineradora.

Crescimento no mercado internacional

Em matéria do portal G1, publicada no website da Globo.com, Bruno Rocha, analista da consultoria Tendências, relata que a Vale do Rio Doce tinha como estratégia de mercado a internacionalização da mineradora. Em função disso, adquiriu a empresa canadense Inco, líder mundial em reservas de níquel, o que irá contribuir inclusive, para diversificar o leque de produtos oferecidos e sua ação geográfica de alcance.

Além da tecnologia de ponta fornecida pela Inco, a Vale ainda poderá contar com as grandes minas que a canadense possui, o que irá gerar ganhos e economias na exploração para a mineradora Vale, possibilitando o aumento do seu fluxo de caixa e extensão dos seus negócios na área de mineração.

Recursos financeiros para investimentos

Com a aquisição da Inco, a Vale aumentou seus recursos financeiros para investimentos no setor de mineração, inclusive, no Estado do Pará. Em matéria divulgada no sítio da Globo.com, o então presidente da empresa, Roger Agnelli (presidente da Vale de julho de 2001 a maio de 2011, substituído pelo ex-CEO Murilo Ferreira e morto em queda de avião em março de 2016, a informação é também do portal G1).

O investimento de 20 bilhões de dólares foram destinados para a construção da siderúrgica Aço Laminados do Pará, instalada em Marabá e a Usina Termelétrica de Barcarena, para geração de energia elétrica no Pará. Agnelli relatou à Globo.com, que os investimentos só foram possíveis devido à empresa estar reinvestindo os lucros que apresentou. "A maior parte do que gera de lucro a Vale reinveste para o desenvolvimento", afirmou Roger Agnelli.

Entretanto, vale ressaltar que após o desastre ocorrido no município de Mariana, Minas Gerais, em novembro de 2015 e o cenário difícil para o minério de ferro em 2016, a mineradora reduziu em 65% os gastos com investimentos, de acordo com notícia divulgada pelo Estadão.

A cultura de investimentos da Vale conta atualmente com 5,5 bilhões de dólares, além de 8,2 mil km² de áreas naturais protegidas e 70% de contratação local, números retirados do Relatório de Sustentabilidade disponível no site da Vale Brasil.

Infraestrutura da empresa

A Vale S.A é considerada uma das dez maiores empresas da América Latina, segundo o portal Wikipedia, tendo valor de mercado estimado em 156,656 bilhões de reais (avaliado em agosto/2014).

Entretanto, este valor conta apenas com a análise de sua infraestrutura, não levando em consideração o potencial de suas reservas de ferro, uma vez que as reservas minerais não podem ser privatizadas porque são bens da União (Constituição Federal, artigo 176 combinado com o Artigo 20, inciso IX).

Seu corpo diretivo é formado atualmente pelo diretor-presidente Fabio Schvartsman e cinco diretores-executivos. Como efeito, seus órgãos máximos diretivos são constituídos pelo Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Comitês de Assessoramento e Conselho Fiscal.

A Vale foi registrada na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro em outubro de 1943 e na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) em abril de 1968. Em fevereiro de 2000, ingressou na Bolsa de Valores de Madri (Latibex), em junho do mesmo ano, na New York Stock Exchange (NYSE), e, em julho de 2008, na NYSE Euronext Paris. Estas informações foram obtidas diretamente do site da companhia.

Conclusão

Através dos fatores de análise citados neste trabalho, sendo eles, crescimento no mercado internacional, recursos financeiros para investimentos e infraestrutura, foi possível compreender sobre as forças da Vale, um dos fatores internos para a análise de SWOT. Os demais itens, sendo eles, fraquezas, oportunidades e ameaças, serão analisados nos demais trabalhos, consolidando assim a análise geral, para que seja possível compreender de maneira mais assertiva quais são os fatores que avaliam as vantagens e desvantagens da mineradora frente à concorrência.

Referências bibliográficas

Módulo 3 – Planejamento estratégico de marketing. Disponível em: <https://ss.cursos.fgv.br/d2l/le/content/53139/Home?itemIdentifier=D2L.LE.Content.ContentObject.ModuleCO-513172> Acesso em 26 de agosto de 2018.

Relatório de Sustentabilidade. Disponível em <http://www.vale.com/Style%20Library/RelatorioSustentabilidade17/PT/VALE_RelatorioSustentabilidade_2017.pdf>  Acesso em 26 de agosto de 2018.

Rompimento de barragem em Mariana. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Rompimento_de_barragem_em_Mariana> Acesso em 26 de agosto de 2018.

Roger Agnelli, ex-presidente da Vale, morre em queda de avião em SP. Disponível em: < http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/03/roger-agnelli-ex-presidente-da-vale-morre-em-queda-de-aviao-em-sp.html> Acesso em 26 de agosto de 2018.

Vale diversifica atuação e cresce no exterior. Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,AA1322811-9356,00.html> Acesso em 26 de agosto de 2018.

Vale anuncia investimento de US$ 20 bilhões no Pará nos próximos 4 anos. Disponível em <http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL724071-9356,00.html> Acesso em 26 de agosto de 2018.

Vale S.A. Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_S.A.#cite_note-NUNES-59>  Acesso em 26 de agosto de 2018.

Vale S.A. Disponível em < http://www.vale.com> Acesso em 26 de agosto de 2018.

Vale anuncia corte de investimentos para 2017 e 2018. Disponível em <https://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,vale-anuncia-corte-de-investimentos-para-2017-e-2018,10000091513> Acesso em 26 de agosto de 2018.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com