TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e controle de orçamento

Projeto de pesquisa: Planejamento e controle de orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS Disciplina: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FINANCEIRO

ELABORAÇÃO DE UMA PEÇA ORÇAMENTÁRIA

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo principal a elaboração de uma peça orçamentária em uma indústria de alimentos que está lançando um novo produto no mercado. Com ela iremos aplicar nossos entendimentos em planejamento financeiro e orçamentário. Será apresentada a projeção do balanço patrimonial e da demonstração de resultados.

Planejamento e Controle Orçamentário

É um meio de planejamento e controle das receitas, despesas e resultados de uma empresa. Parte do comportamento do passado para analisar as principais mudanças futuras, quantificando assim, em termos econômicos e financeiros às atividades da empresa, ou seja, uma previsão ou meta que da abertura para as tomadas de decisões da empresa.

Sendo eficaz para avaliar a realidade da empresa, pois orienta, planeja e controla o orçamento empresarial, integrando aspectos operacionais e financeiros, fixando objetivos, política e estratégia e harmonizando os objetivos das partes da empresa.

Para elaborar um orçamento, se faz um levantamento dos recursos da empresa.

Basicamente segue os seguintes passos:

Receitas: Determina o valor atual de vendas e o preço médio por produto, assim como a taxa de crescimento almejadas das vendas para o próximo ano. Além de projetar o valor esperado das vendas e calcular os impostos sobre o faturamento, baseados nos impostos sobre faturamento, com base nas vendas projetadas e o calculo a receita liquida do negócio.

Custos: Baseados no volume de vendas almejados calculam o custo de produção vendida, de mercadorias ou de serviços prestados.

Despesas: Determina o volume de despesas atuais e baseada nos orçamentos de receitas e custos, avaliam se serão necessárias ampliações na estrutura atual das despesas.

Resultados: Verifica se os orçamentos anteriores estão consistentes entre si e se os resultados intermediários – lucro bruto e lucro antes do imposto de renda – estão compatíveis com as expectativas e objetivos.

Investimentos: Analisa se serão necessárias ampliações na sua estrutura de capital.

O Planejamento Orçamentário agrega valor à empresa, pois tem a função de fazer com que todos os envolvidos pensem no negócio e se antecipem na visão dos resultados econômicos que podem ser gerados.

Portanto, para que possa ser cumprido, é necessário que se tenha disciplina em sua execução, e isso depende do empreendedor e administrador do negócio no acompanhamento e avaliação dos resultados.

Para fazer esse acompanhamento orçamentário dos resultados da empresa:

- Registre, através da contabilidade, sistematicamente as transações da empresa;

- Compare o realizado com o orçado;

- Reveja o orçamento sempre que perceber que as metas e objetivos precisam ser alteradas em função das influências externas, ou seja, situações fora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com