TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e controle de produção

Tese: Planejamento e controle de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Tese  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

Durante os anos 80 e 90 houve uma expansão do conceito do planejamento das necessidades de materiais e surgiu o MRP II ou Planejamento dos Recursos de Manufatura (Manufacturing Resource Planning) que por ser um programa computadorizado, “permite que as empresas avaliem as implicações quanto à necessidade de materiais”.

Hoje a demanda é pequena, havendo pouca possibilidade do estoque zerar.

A compra é realizada mensalmente, e programação é feita baseada na demanda dos últimos três meses, e também analisando o mercado. Utilizando essas informações é feito pedido na empresa fornecedora localizada na cidade de Belo Horizonte / MG, o equipamento leva em torno de sete dias para chegar via Correios.

Um contratempo no estoque seria facilmente resolvido efetuando pedido ao fornecedor de Porto Alegre, tendo um custo de 200 reais a mais, porém chegando no mesmo dia do pedido através do serviço de Motoboy com custo de 30 reais, não deixando o cliente sem mercadoria.

3. Planejamento e Controle da Produção

Após a Segunda Guerra Mundial, para que as empresas ganhassem mercados internos e externos, começaram a utilizar a qualidade como uma estratégia mercadológica, desenvolvendo processos que aumentassem a qualidade dos produtos e atendessem às necessidades do consumidor.

Nessa conquista de novos consumidores, identificar as necessidades do consumidor e saber como atendê-las passou a ser fundamental para que mantenha a sua competitividade. A partir destas premissas fundamentais, alguns objetivos precisam ser analisados. São eles:

Custos: produção de bens ou serviços ao menor custo possível, para que o menor preço se reflita no seu valor de venda;

Qualidade: melhoria contínua da qualidade com consequente redução dos custos de produção;

Prazos de entrega: garantia da satisfação do cliente com os menores prazos de entrega;

Flexibilidade: adaptação das empresas de acordo com as tendências do mercado;

Inovação: é a capacidade inovadora da organização, adaptando produtos e serviços de acordo com as necessidades do mercado;

Produtividade: relação favorável entre o custo e o benefício, devendo estar presente em todas as ações da empresa;

Tecnologia: investimento em tecnologia garante uma vantagem competitiva, criando mais valor do produto ou serviço ao cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com