TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e controle de produção

Tese: Planejamento e controle de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Tese  •  2.065 Palavras (9 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 9

Planejamento e Controle da Produção

Para atingir seus objetivos e aplicar adequadamente seus recursos, as empresas não produzem ao acaso. Nem funcionam de improviso. Elas precisam planejar antecipadamente e controlar de forma adequada sua produção. Para isso, existe o Planejamento e controle da produção (PCP) que visa aumentar a eficiência e a eficácia da empresa. Existe uma enorme diferença entre eficiência e eficácia (Chiavenato, 2004). A eficiência ocorre quando se utilizam adequadamente os recursos empresariais, enquanto a eficácia significa o alcance dos objetivos propostos pela empresa. A eficiência esta ligada aos meios – métodos, normas, procedimentos e programas – e a eficácia se relaciona aos fins – objetivos a serem alcançados.

Conceito de PCP

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. O planejamento esta voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro. A sua importância reside nisto: sem o planejamento a empresa fica perdida no caos. O planejamento determina a priori o que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazê-lo e de que maneira. E ele é feito na base de um conjunto de planos.

Figura 1.1 – O Planejamento e seus desdobramentos

Por sua vez, o controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira possível. A tarefa do controle é verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e organizado, conforme as ordens dadas, para identificar os erros ou desvios, a fim de corrigi-los e evitar sua repetição.

Figura 1.2 – O Controle e seus desdobramentos

O Planejamento constitui a primeira etapa do processo administrativo, e o controle, a última (Chiavenato, 2004).

Figura 1.3 – As quatro etapas do processo administrativo

Ambas as definições apresentadas – de planejamento e de controle – são genéricas, mas ilustram muito bem o seu significado. No caso específico da produção, o planejamento e controle da produção (PCP) planeja e controla as atividades produtivas da empresa. Se a empresa é produtora de bens ou mercadorias, o PCP planeja e controla a produção desses bens ou mercadorias, cuidando das matérias-primas necessárias, da quantidade de mão de obras, das máquinas e dos equipamentos e do estoque de produtos acabados disponíveis no tempo e no espaço, para a área de vendas efetuar as entregas aos clientes. Se a empresa é produtora de serviços, o PCP planeja e controla a produção desses serviços cuidando da quantidade de mão de obra necessária, das máquinas e equipamentos, dos demais recursos necessários, para a oferta dos serviços no tempo e no espaço, a fim de atender à demanda dos clientes e usuários.

Partindo dos objetivos da empresa, o PCP planeja e programa a produção e as operações da empresa, bem como as controla adequadamente, para tirar omelhor proveito possível em termos de eficiência e eficácia.

Finalidade e função do PCP

Como já vimos, a finalidade do PCP é aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa. Trata-se, portanto, de uma dupla finalidade: atuar sobre os meios de produção com o propósito de aumentar a eficiência e cuidar para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados a fim de aumentar a eficácia.

Para atender essa dupla finalidade, o PCP tem de planejar a produção e controlar seu desempenho. De um lado, o PCP estabelece antecipadamente o que a empresa deverá produzir – e consequentemente o que deverá dispor de matérias-primas, de pessoas, de máquinas e equipamentos, bem como de estoques de produtos acabados para suprir as vendas.

Princípios fundamentais do PCP

A administração se baseia em princípios e não em leis. Se ela fosse uma ciência exata, poderia se dedicar ao estudo das leis que regem as coisas. Contudo, a administração é uma ciência que lida com fenômenos sociais e humanos e, portanto, sujeitos a uma enorme variabilidade. Daí dedicar-se ao estudo de princípios gerais e fundamentais que explicam fenômenos típicos de sistemas abertos. Também o PCO se baseia em princípios fundamentais e não em leis. Quando trata do planejamento da produção, o PCP utiliza os princípios fundamentais do planejamento e, quando trata do controle da produção, utiliza os princípios fundamentais do controle (Chiavenato, 2004).

Os princípios que regem o planejamentos são:

Principio da definição do objetivo;

Principio da flexibilidade do planejamento;

Os princípios que regem o controle são:

Principio do objetivo;

Principio da definição dos padrões;

Principio da exceção;

Principio da ação;

O cuidado na aplicação desses princípios fundamentais é vital para o sucesso do PCP. Em resumo, de pouco vale um PCP que não defina adequadamente os objetivos a serem alcançados e que não possua um mínimo de flexibilidade para poder se adequar às mudanças que ocorrem no seu percurso.

Sistemas de PCP

O PCP esta intimamente relacionado com o sistema de produção adotado pela empresa e dele depende para planejar e controlar a produção.

2. Planejamento e controle da produção

O Planejamento e Controle da Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. “O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer”. (MOREIRA, 1999, p. 7)

Slack et al. (1997) afirmam que o projeto da operação produtiva estabelece a forma física e a estrutura da produção. Assim, dentro dos limites impostos pelo projeto, uma operação produtiva deve operar continuadamente, e é com isso que preocupam-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com