TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico de marketing

Por:   •  20/7/2017  •  Artigo  •  5.857 Palavras (24 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 24

MÉTODO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE PRODUTO PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE[1]

Ewerton da Ros[2]∗∗

Resumo: O presente trabalho apresenta a sistematização do planejamento estratégico com o intuito de unir três metodologias distintas, tendo em vista o cliente, produto e o negócio. A partir dessa sistematização é possível estruturar o plano estratégico do produto e da empresa de forma mais assertiva, e para exemplificação foi aplicado em um produto de geração híbrida de energia, de uma empresa de desenvolvimento de produtos. A razão de realizar essa sistematização se faz devido à necessidade que a alta administração e Marketing possuem no momento da estruturação do plano estratégico da empresa e produto, atendendo simultaneamente, o cliente, produto e negócio de forma unificada. Para a empresa, é imprescindível englobar estes três atores no plano estratégico, a fim de se tornarem cada vez mais competitivas, onde a utilização de uma metodologia de planejamento estratégico sistematizada faz com que as empresas sejam mais assertivas na elaboração de seus planos. O estudo contempla uma revisão bibliográfica sobre três diferentes metodologias, que serão utilizadas para a sistematização do planejamento estratégico, proporcionando embasamento teórico sobre o assunto. Após a revisão bibliográfica, descreve-se a classificação da pesquisa e caracterização da empresa, onde foi possível realizar o estudo de caso e aplicação do mesmo a partir do desenvolvimento sistemático da metodologia de planejamento estratégico e apresentação dos resultados obtidos.

Palavras-chave: Planejamento estratégico, metodologias de planos estratégicos, plano de negócios.

1 INTRODUÇÃO

 O planejamento estratégico consiste na tomada de decisões por parte da alta administração, e se diferenciam das decisões de nível tático e operacional. Essas decisões estratégicas resultam em posicionamento da empresa perante seus concorrentes e como utilizar os recursos na empresa para essa finalidade. (GRACIOSO, 2010).

Conforme Müller (2014) a competividade é buscada pelas empresas pelo fato de sobrevivência e tem como objetivo atender, simultaneamente, aos requisitos dos clientes e internos da empresa. Contudo, para gerenciar o negócio da empresa de forma eficiente é preciso considerar os fatores negativos e positivos, sendo eles internos e externos, e que estão presentes no mercado, já que não é mais suficiente gerenciar a empresa apenas como um objeto específico.

Segundo Morais (2015) é fundamental mapear o ambiente em que a empresa atua, considerando os fatores internos e externos, e a partir do levantamento dessas informações realiza-se a avaliação da posição estratégica para que seja possível escolher as ações mais assertivas para o produto e a empresa, tendo em vista as oportunidades de novos negócios.

Busca-se, através da união de três metodologias, sistematizar o planejamento estratégico. Com o intuito de aperfeiçoar e evitar problemas na estruturação do plano estratégico das áreas de Marketing, Comercial e do próprio Modelo de Negócios da empresa. Com isso, este trabalho de conclusão de curso tem como tema a sistematização do planejamento estratégico para a estruturação do modelo de negócios de um produto de geração híbrida de energia, que contempla os conhecimentos presentes na geração de energia solar e eólica, sendo o problema de pesquisa apresentado a seguir.

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA

Uma empresa de desenvolvimento de produtos, especializada na geração de energia por fontes renováveis e que se encontra localizada na cidade de Florianópolis, está desenvolvendo um produto para geração de energia hibrida, que contempla as tecnologias da geração fotovoltaica e eólica. A partir disso, identificou-se a necessidade de elaborar um plano de negócios contemplando três tipos de planejamento estratégico, o planejamento focado no usuário, planejamento do produto e planejamento do negócio.

Com isso, buscou-se sistematizar o plano estratégico caracterizado pela utilização de ferramentas de planejamento, como também miscigenar as metodologias distintas para a estruturação do modelo de negócios para um produto de geração híbrida de energia de uma empresa.

Assim sendo, este trabalho tem como problema de pesquisa, a seguinte pergunta: Como planejar estrategicamente potenciais produtos em empresas de pequeno porte?

1.2 OBJETIVO

O objetivo geral deste trabalho consiste em sistematizar a estruturação do planejamento estratégico de produto para empresas de pequeno porte, por meio de metodologias distintas que são utilizadas no planejamento estratégico, possibilitando o lançamento de produtos no mercado competitivo de forma eficaz.

1.3 JUSTIFICATIVA

É necessário criar uma sistemática da metodologia do planejamento estratégico para a empresa estudada, pelo fato de não possuir uma que contemple de forma unificada o planejamento focado no usuário, planejamento de produto e planejamento de negócio. Isso implica diretamente no resultado assertivo do negócio, visto que é imprescindível abranger os principais pontos estratégicos no momento de decisões sobre o posicionamento da empresa e produto no mercado competitivo, assim fazendo jus as tarefas e aprendizados do Engenheiro de Produção.

Segundo Oliveira (2014) o empreendedorismo tem crescido nos últimos anos, devido ao desenvolvimento de novas tecnologias que criam constantemente as oportunidades de negócio, porém com o aumento da geração de novos empreendimentos tem elevado o número de empresas que fecham nos primeiros anos de vida, por isso é preciso ter cautela no momento da estruturação do planejamento estratégico.

Apenas a empresa que possui um bom planejamento estratégico pode antecipar e agir antes de seus concorrentes, sendo o primeiro a atender as necessidades dos clientes e assim se tornar competitiva. (GRACIOSO, 2010).

Logo, este trabalho tem como intenção identificar as metodologias de planejamento estratégico já existentes e quais os seus principais pontos fortes para sistematiza-las, a partir da unificação dos conceitos e ferramentas abordadas por cada uma, e assim estruturar o plano estratégico para o produto e empresa de forma eficaz.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Será abordada a revisão bibliográfica referente às metodologias e ferramentas utilizadas para elaboração dos Planos de Negócios com foco no usuário, produto e empresa. Assuntos estes que estão relacionados diretamente à área comercial, financeira e de marketing da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.2 Kb)   pdf (358.9 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com