TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico governamental

Tese: Planejamento estratégico governamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  Tese  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Como a demanda crescente por direito a cidadania pode interferir na mudança do Estado Herdado para O Estado Necessário ?

R: Os gestores públicos brasileiros, atores centrais do espaço onde ocorre o planejamento Estratégico Governamental (PEG), terão de seguir por muito tempo atuando no interior de um aparelho de "Estado Herdado" que não se encontra preparado para atender as demandas da sociedade quanto a um estilo alternativo de desenvolvimento mais justo e economicamente igualitário e ambientalista sustentável. Transformar o Estado Herdado no sentido da criação do "Estado Necessários" entendido como um estado capaz não apenas de atender as demandas presentes, ms de fazer emergir e satisfazer novas demandas presentes, mas de fazer emergir e satisfazer demandas embutidas nesse estilo alternativo.

2 - Você concorda que a transformação das relações estado sociedade tem que passar primeiro pela mobilização de um circulo virtuoso que depende fundamentalmente da capacitação dos gestores públicos?

R: Sim, pois, os gestores públicos são politizados e completamente coerentes com o papel social e público, tendo estudo especificamente para resolver os problemas que se aparecerem.

3 - De que forma o Planejamento Estratégico Governamental auxilia na transformação rumo ao Estado Necessário ?

R: O Planejamento Estratégico Governamental (PEG) é uma ferramenta científica importante para a evolução do Estado de forma positiva. O desenvolvimento desta ferramenta está baseado em etapas importantes como levantamento de dados (levantamento das reais necessidades da população), processo decisório e planejamento das ações a serem tomadas, a seguir, o acompanhamento do sucesso das ações e decisões, através de indicadores científicos. Esta ferramenta está diretamente relacionada as relações entre Estado e sociedade; capacidade e novas adaptações da estrutura administrativa do Estado; desenvolvimento de processo decisório participativo, entre outras. Sabemos que a estruturação de um PEG é um grande desafio para um governo, contudo este processo deve ser implementado na busca do Estado Ideal. Deixando bem claro que o PEG não pode ser apenas enfocado no fator econômico, como os Planejamentos Estratégicos de instituições privadas, mas sim aspectos sociais e de caráter universal.

4 - Quais são as principais características que contrapõe o “Estado Necessário “ao “ Estado Herdado” ?

R: O recurso que utilizamos para marcar a diferença entre a situação atual e a futura, desejada, de opor o “ Estado Herdado ” e a proposta de “Estado Necessário”, tem como inspiração o tratamento dado ao tema por Aguilar Villanueva (1996). Vários outros autores latino-americanos, entre os quais Atrio e Piccone (2008) e Paramio (2008), dois dos mais recentes, têm abordado,ainda que focalizando uma “cena de chegada” um tanto distinta, processos de transição como o O recurso que utilizamos para marcar a diferença entre a situação atual e a futura, desejada,de opor o “Estado Herdado” e a proposta de “Estado Necessário”, tem como inspiração o tratamento dado ao tema por Aguilar Villanueva (1996). Vários outros autores latino-americanos, entre os quais Atrio e Piccone(2008) e Paramio (2008),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com