TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Mkt

Artigo: Plano De Mkt. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 2

O plano de marketing deve descrever a operação que será desenvolvida para o mix de marketing (preço, produto, praça e promoção). O propósito é o de demonstrar como manter o interesse dos clientes e como aumentar a demanda. Deve abordar método de comercialização diferenciado..

Como o Marketing Direto visa a comunicação com o clientes/consumidores específicos e potenciais, devemos utilizar o que mais se enquadra com a realidade deste consumidor da FCECA. Neste caso, dentre as várias plataformas do Marketing Direto, poderíamos utilizar a mala direta, e-mail e internet, pois estes meios são utilizados e acessados quase que diariamente pelos consumidores específicos (alunos cursando) e consumidores potenciais (alunos já formados ou que ainda vão ingressar em uma universidade).

Sendo assim utilizaremos estratégias diferenciadas para cada tipo de consumidor citado acima:

- Alunos que estão cursando a universidade:

Podemos utilizar e-mail ou mala direta: a fim de informar sobre quais cursos de pós-graduação a FCECA tem disponível, para tentar obter a resposta de se algum curso o interessa e se ele possui dicas ou sugestões sobre outros cursos/ alternativas. Desta maneira a FCECA, consegue mensurar o nível de interesse pelos cursos atuais e a necessidade de criar/implementar novos cursos.

Com o mesmo objetivo acima, podemos utilizar informativos ou Fórum entre alunos/ FCECA na Internet.

A partir destas duas fontes de informação a FCECA poderia efetuar um planejamento e elaborar propostas de matrícula e formas especiais de pagamento para quem garantisse a vaga antecipadamente.

Tipo de Marketing Direto a ser utilizado: Privado

- Alunos que ainda não ingressaram na universidade:

Podemos utilizar e-mail ou mala direta utilizando base de dados (mailing list) de cursinhos preparatórios de vestibular, para isso a FCECA teria de efetuar convênios com este tipo de entidade para enviar informações direcionadas sobre os cursos de Humanas, Exatas e Biológicas, aos clientes potenciais, pois além de informativo aumenta o grau de relacionamento entre a FCECA a aluno.

Tipo de Marketing Direto a ser utilizado: Personalizado

- Alunos que já estão formados pela FCECA ou por outra faculdade:

Para os formados pela FCECA podemos utilizar e-mail ou mala direta: a fim de informar sobre os cursos de pós-graduação e oferecendo algumas vantagens pelo fato de ser ex-aluno como: descontos, formas especiais de pagamento, etc...

Tipo de Marketing Direto a ser utilizado: Privada .

Uma forma de atingir também os alunos formados por outras universidades, seria

utilizar mala direta para empresas: a fim de estabelecer convênios entre as empresas e a FCECA, propondo investimento da empresa em seus funcionários através dos cursos da FCECA através de negociação de preços e até de turmas exclusivas para os funcionários da empresa.

Tipo de Marketing Direto a ser utilizado: Personalizado e Interativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com