TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Mkt

Casos: Plano Mkt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 6

Plano de Marketing

Não existe um único plano correto de Plano de Marketing, pois cada situação determina um método diferente para alcançar os mesmos resultados. A seguir uma boa orientação para planejar o Plano de Marketing. Você pode segui-lo ou modificá-lo para que ele se torne mais adequado a suas necessidades; o essencial é manter seu projeto claro em sua mente.

O PLANO DE MARKETING

No processo de desenvolvimento e implementação eficaz de um plano de Marketing, os profissionais de marketing e os publicitários sempre devem seguir o conceito de marketing. As necessidades e desejos dos consumidores devem ser sempre o principal foco do programa. Perder esse foco significa que o programa, ainda que criativo ou vencedor de prêmios, não venderá nenhum produto ou serviço.

Desenvolvimento do Plano

1- O resumo

Deve apresentar de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados, não devendo ser muito longo. Deve ser constituído de uma sequência de frases concisas e não de uma simples enumeração de tópicos. (último a ser desenvolvido)

2- A introdução

Deve-se expor a finalidade e os objetivos do artigo de modo que o leitor tenha uma visão geral do tema abordado. De modo geral dever apresentar: (último a ser desenvolvido)

a- assunto objeto de estudo

b- ponto de vista sob qual o assunto foi abordado

c- justificativas que levaram a escolha do tema, o problema de pesquisa, a hipótese de estudo, o objetivo pretendido, o método proposto, a razão de escolha do método e principais resultados

3- Declaração de Missão ( )

Redija a declaração de missão do departamento ou divisão da empresa,

estabelecendo seu objetivo geral, descrevendo sua condição presente, definindo seu negócio e o setor no qual está inserida.

4-Declaração de Visão da Empresa( )

Ao redigir a declaração de visão da empresa, você deve definir os planos para o futuro compartilhados por todos os membros da organização pois ela define o que a empresa é, o que faz e o mais importante, qual o seu rumo.

5- Declaração de Valores ( )

São crenças que são compartilhadas entre os stakeholders de uma organização. Valores direcionam a cultura de uma organização e suas prioridades, além de estabelecer um cenário para que as decisões sejam tomadas.

Análise Situacional do Plano

Análise das oportunidades de Mercado (AOM) Além de fornecer a visão geral da organização, a análise situacional do Plano fornece um panorama de suas funções em particular e uma a avaliação do ambiente no qual os gerentes de marketing devem trabalhar.

6- Faça uma breve introdução para AOM da empresa, seu mercado (contemple os itens abaixo) ( )

A- existem muitos ou poucos concorrentes? Citar os principais

B- as dificuldades e oportunidades encontradas. Fazer uma breve citação

C- Quais os produtos similares ou diretos como os dos concorrentes – Liste os principais.

D- recursos corporativos ou organizacionais, incluindo recursos financeiros, tecnológicos e humanos.

E- Volume esperado de vendas (projeção de mercado)

A seção de análise situacional se presta perfeitamente ao uso de figuras, quadros, gráficos e tabelas. Use essas ferramentas sempre que possível para encurtar o relatório escrito.

7- Desenvolva uma Matriz SWOT e posteriormente sua Análise ( )

Uma lista de forças e fraquezas do produto ou serviço pode ser acrescentada para ajudar a fortalecer a análise. Especificamente, a análise SWOT (strenths: pontos fortes; weaknesses: pontos fracos; opportunities: oportunidades; threats: ameaças). Poderia ser executada, resultando em um gráfico de “problemas e oportunidades”.

Construa uma matriz destacando os pontos fortes e fracos para sua UEN e a seguir faça uma análise de cada item levantado.

( Lembre que esse item deve estar coerente com o item 06)

8- Desenvolva uma Matriz BCG. ( )

Estabeleça uma posição para sua UEN em comparação ao seu maior concorrente (faça uma pesquisa), faça uma análise das necessidades da UEN em relação a tx de crescimento e o share.( Lembre que esse item deve estar coerente com o item 06)

9- Desenvolva uma análise 5W2H ( )

Elabore um documento para uma ou algumas prioridades. ( Ex. Aquisição de um bem patrimonial, Recrutamento, Reforma, Aluguel de imóvel etccc)

Macro Ambiente de Marketing

10-Ambientes Atendidos. ( )

Deve incluir uma análise dos diversos ambientes que podem ter impacto na organização - social, econômico, tecnológico, legal, político, competitivo, natural e outros conforme o caso.

Quais os diversos ambientes (social, tecnológico, cultural, econômico, natural etc.), que podem afetar a empresa e a execução de seu plano; quais as práticas de marketing do setor.

Escolha pelo menos 03 ambientes e faça uma descrição de como esses ambientes podem afetar sua empresa, suas consequências às oportunidades e ameaças dos ambientes.

Desenvolvimento do Produto

11-Escolha um ou mais produtos(serviços) a ser comercializado e apresente o mesmo conforme as condições a seguir; A avaliação do produto deve constar: (APRESENTE O PRODUTO DESENHADO/FIGURA) . ( )

A - Quais são as qualidades do produto;

B- qual o conceito total do produto, os benefícios oferecidos, os pontos de satisfação das necessidades e desejos; a embalagem, rotulagem e marca;

C- se houve novos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com