TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De MKT Natura

Casos: Plano De MKT Natura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2014  •  2.997 Palavras (12 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 12

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

A Natura vem através deste plano de Marketing apresentar a empresa e seu potencial de mercado, no seguimento cosmético e produtos naturais de tratamento para o rosto e o corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e higiene oral. A empresa atua de forma arrojada promovendo o uso sustentável da biodiversidade botânica, tendo a liderança de mercado no seu segmento.

A Natura acredita no potencial das relações e no poder da cosmética como ampliadora de consciência, fazendo as pessoas se conectarem com o seu próprio corpo, com o ambiente à sua volta e com o outro. Essa forma de pensar e agir se expressa no comportamento empresarial alinhado à promoção do desenvolvimento sustentável, na criação de produtos e conceitos que promovam o bem estar bem e na forte conexão que com a rede de relações.•.

Sendo hoje a maior empresa do Brasil do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e também no segmento da venda direta, com sede em Cajamar (SP), a Natura tem forte presença na América Latina, com operações em Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Por meio de distribuidores, os produtos também chegam à Bolívia. A estrutura se completa com oito centros de distribuição no País e seis nas Operações Internacionais que movimentam cerca de 62,3 mil pedidos de CNs por dia.

As políticas de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança do Produto e Segurança e Saúde no Trabalho são as guias no estabelecimento de estratégias e direcionamentos para todos os públicos que trabalham diariamente com a Natura. Elas são a base para a tomada de decisões e procuram refletir os objetivos de proporcionar o bem estar bem.

Tendo como visão, a qualidade das relações que estabelece com por seus produtos e serviços, é uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.

A Missão da Natura e a sua Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem Estar/Estar Bem. Bem Estar é a relação harmoniosa agradável do individuo consigo mesmo, com seu corpo. Estar Bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa do individuo com o outro, com a natureza com o qual faz parte, com o todo.

1.1 ANÁLISE DE AMBIENTE

De acordo com o Ranking da Direct Selling News, a Natura detém a sexta posição dentre as maiores empresas de vendas diretas no mundo, com um faturamento de 3,2 bilhões de dólares. Com uma cobertura geográfica de pouco mais de 4,6 CNs (Consultoras Natura) por 1000 habitantes, a empresa tem participação significativa na Receita Bruta da SPIL e também no PIB per capta na América Latina.

Desta forma, a Natura tem participação efetiva no mercado, sempre associando inovação e sustentabilidade, que é o seu DNA, sendo a única no seu segmento com o proposto de construir um mundo melhor.

Os ambientes econômicos que podem influenciar na empresa, sendo incontroláveis e havendo a necessidade de nossa adaptação são:

Ambiente Econômico: Inflação que pode diminuir o volume de vendas e PIB que pode aumentar as vendas, garantindo maior fatia de mercado. São fatores que não se pode controlar, o que pode influenciar no melhor posicionamento da empresa.

Ambiente Demográfico: Dependendo do produto a ser vendido ou comprado, este ambiente pode intervir nos hábitos de consumo e venda, conforme as mudanças das características gerais da população de um determinado país.

Ambiente Natural: As mudanças naturais, tais como climáticas, podem intervir na sazonalidade de produtos (ou matérias-primas), visto que o produtos Natura, provem da Floresta Tropical.

Ambiente Tecnológico: Investimento em P&D com base em pesquisas tecnológicas permite maior competitividade de modo que as concorrentes em cosméticos procuraram estar qualificados também.

Ambiente Político/Legal: As decisões e ações governamentais afetam os negócios diretamente, criando ameaças ou oportunidades, pois são decisões voltadas para todo o processo do comércio.

Ambiente Cultural: Questão de gosto, tradição e hábitos direcionam a decisão de compra dos produtos ou ditam a suposta venda. As crenças e valores definem as mudanças nas demandas do mercado.

1.2 DEFINIÇÃO DE PÚBLICO ALVO

A Natura desenvolve linhas de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal, para mulheres da Classe A e B, embora também tenha produtos pra crianças, homens e pessoas com menor poder aquisitivo.

1.3 ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL

A Natura utiliza das mídias sócias para tornar mais fácil a comunicação entre consumidor e vendedor, e vendedor e empresa, com a finalidade de ter maior comodidade rapidez, acompanhando o ritmo da Era Digital.

Iniciando em 2000 os esforços, com o projeto de que todas as vendedoras tivessem acesso à internet para melhor se comunicar, o que deu certo pois, hoje pouco mais de 80% delas já tem.

Com um núcleo estruturado para cuidar da sua comunicação em redes sociais. A empresa conta com 19.444 “curtidas” em um dos grupos levando seu nome no Facebook e mais de 28 mil seguidores no Twitter. Além disso, a companhia possui três redes sociais próprias, nos moldes do Twitter, Youtube e Facebook.

A Natura Nós, parecida com o Facebook, focada em colaboradores, e a Natura Conecta, aberta à participação de qualquer interessado.

A Natura Conecta foi utilizada para contribuir com o relatório anual da companhia de 2010, abrindo um espaço para a colaboração dos participantes em um wiki em temas como Amazônia, biodiversidade, educação, gases de efeito estufa, impacto dos produtos e qualidade das relações.

O Atendimento Natura aos consumidores é feito via telefone ou chat há algum tempo. No entanto, com o crescimento das redes sociais, é mais do que natural a vontade da Natura em se atualizar e se adequar à uma nova realidade: consumidores de todas as partes nem sempre buscam os canais oficias da empresa para pedir uma informação, solicitar contato, fazer um elogio e até registrar críticas e reclamações. Com o tempo, tudo isso parece formar uma colcha de retalhos que dificulta o posicionamento da Natura junto a todos os clientes, em todos esses diferentes canais e em tempo satisfatório. Por isso, em Outubro de 2011 nasceu um projeto de Atendimento Natura nas Redes Sociais.

Como objetivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com