TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Marketing da empresa fantasia

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  1.597 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

No contexto onde as empresas estão inseridas, há uma busca incessante por ferramentas, instrumentos que possam otimizar processos, elevar a competitividade e a flexibilidade das organizações. “O trabalho de marketing é converter as necessidades da sociedade em oportunidades rentáveis”. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar o plano de marketing da empresa Fictícia S.A., fomentando os gestores para a tomada de decisões através da análise das variáveis pertinentes ao ambiente interno e externo da organização, bem como a suas estratégias de mercado e comunicação.

DESENVOLVIMENTO

O Plano de Marketing da empresa Fictícia S.A. traz objetivos claros e bem definidos, desmembrados em metas específicas que permitem visualizar os pontos que pretende atingir de forma clara por meio de ações exclusivas. Algumas das metas-chave são mensuráveis, o que possibilita a avaliação da eficiência do plano de forma mais numérica. As metas são bastante desafiadoras, porém alcançáveis, dependendo da qualidade do serviço prestado e da comunicação proposta, visto que a empresa já trabalhou com estes clientes e visa reconquistá-los.

O plano mostra que o setor de TI é um setor em expansão. Porém, seu atual nicho de mercado são clientes governamentais e, para o ano em que o plano será executado, a existência de eleições faz com que este setor entre em estagnação ou mesmo em pequeno declínio. O plano identifica ainda que o setor privado está em crescimento, direcionando os esforços de marketing para este nicho, sem perder o foco no setor governamental.

Os concorrentes não foram nominados nem a participação de cada um no mercado, mas são muitos. Poucos são profissionais, e alguns se apresentam menos flexíveis, lentos e com altos custos. Outros, mesmo sem diferenciais significativos e com produtos e serviços de qualidade duvidosa, em geral, oferecem preços mais baixos e atingem parcelas significativas do mercado, aproveitando-se da característica dos clientes de não perceberem a qualidade como diferencial a estes serviços, mas sim o preço.

Alguns aspectos ajudam a empresa no alcance dos seus objetivos. A equipe gerencial e de diretoria é experiente, estável e empreendedora e a empresa é organizada. Conseguem entregar soluções de qualidade a um preço justo, trabalhando em conjunto com parceiros de boa reputação e oferecendo soluções customizadas, além de estar sempre em busca de novos produtos e serviços. Tem clientes expressivos, como o Ministério da Saúde e o STJ e seu faturamento vem crescendo. A área de TI é estável, necessária ao desenvolvimento de grandes empresas e as soluções customizadas são um diferencial no mercado. Por outro lado alguns aspectos atrapalham a empresa, como dependência do mercado governamental e de funcionários chaves em função da equipe pequena, e marca mal posicionada e com pouca visibilidade decorrente da negligência em relação ao mercado privado. Outra desvantagem é o fato de um mercado conter uma grande quantidade de concorrentes ofertando produtos e serviços “menos por menos”.

O plano explora as competências e as vulnerabilidades da empresa, utilizando seus pontos fortes (equipe gerencial, força de trabalho, qualidade do produto e serviço e boas parcerias) e transformando fraquezas em oportunidades. Ao alterar seu foco para o setor privado, diminui a dependência do setor público buscando um nicho de mercado diferenciado. E passa a explorar a qualidade dos serviços como seu diferencial, embutindo no cliente a visão deste diferencial como agregador de valor ao produto ou serviço.

O mercado-alvo passa a ser o setor privado, com vendas industriais e corporativas (empresas de médio e grande porte, de diversos setores da economia, com potencial para consumir serviços e produtos de TI customizados e que gerem contratos com valor médio acima de R$ 1 milhão), porém sem se descuidar do setor governamental, que deve ser mantido. Porém a empresa não foca em atender um nicho especifico dentro do setor de TI, mas todos, o que pode gerar certa duvida para os clientes, por falta de segmentação. Os clientes do setor governamental geram grandes receitas para a empresa e as compras geralmente são realizadas mediante processos de licitação, com a decisão de compra tomada em consequência de seus editais. No caso dos clientes privados, entretanto, o processo de venda deve ser mais complexo e o plano não cita quem toma a decisão de compra, levando a entender que os clientes compram os produtos influenciados pelo menor preço.

A curto prazo o plano atende as necessidades do mercado, porem são necessárias informações contínuas para que se possa atender os desejos, isto é, as satisfações específicas dos clientes.

Segundo o plano, dada a fragmentação do mercado para os serviços e produtos da empresa e a própria estratégia de produto sugerida, não se recomenda que invista em comunicação de massa, mas que se concentre os esforços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com