TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de marketing de uma academia de musculação

Por:   •  29/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.069 Palavras (13 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 3]

PLANO DE MARKETING NA ERA DIGITAL

[pic 4]

        


Elaborado por: Alessandra Carolina Elias Araújo

Disciplina: Marketing Empresarial

Turma: JR01833-PAADM18


ANÁLISE DE AMBIENTES

Hoje o Brasil é considerado o maior mercado de academias de ginástica da América Latina e o segundo país do mundo em número de academias, perdendo apenas para os Estados Unidos. (SEBRAE, SEBRAE, s.d.)

Muito mais do que força e capacidade atlética, os consumidores deste tipo de negócio buscam saúde e aumento da qualidade de vida, e acabam também sendo beneficiados através das relações sociais que se desenvolvem nestes ambientes.

O negócio de “academia inteligente”, conceito que será esclarecido ao longo deste estudo, é influenciado basicamente por questões socioculturais e tecnológicas.

Analisando o macro ambiente de academias de ginástica, do ponto de vista sociocultural, o negócio está inserido num ambiente onde pessoas tem preocupação com a saúde e buscam a beleza estética do corpo através das atividades físicas, tendo distribuição igual em ambos os sexos e estrutura etária que compreende desde jovens estudantes até a terceira idade. O nível de renda e escolaridade também são diversos, uma vez que existem diferentes níveis de preço para diferentes níveis de serviço oferecidos pelos negócios deste setor.

Do ponto de vista tecnológico, estão sendo oferecidos cada vez mais equipamentos inovadores com tecnologias que tornam seu uso mais seguro e dinâmico, porém esta não é a realidade da maioria absoluta dos estabelecimentos que fazem parte deste mercado.

O negócio de academias de ginástica por si só não apresenta novidades. Contudo, o diferencial apresentado no conceito de um ambiente inteligente e que envolve a “internet das coisas” (onde a experiência de se exercitar passa a ser mensurada em diversos aspectos) traz a vantagem competitiva e requer uma análise do microambiente que torno este negócio tão diferente dos demais.

O mercado-alvo do negócio é composto por jovens e adultos de classe média-alta, tendo em vista que estes deverão ter uma melhor percepção das vantagens que esta modalidade de academia pode oferecer.

Seu portfólio de serviços compreende o uso de equipamentos e ambientes com diversos sensores que traduzem as atividades dos alunos em números e gráficos, que podem ser consultados através de aplicativos em seu próprio celular. Os serviços prestados pelos instrutores físicos também passam a fazer uso destas informações, tornando a interação professor-aluno mais objetiva no sentido de acelerar o atingimento das metas estabelecidas no treino de cada aluno. A academia também oferecerá o serviço de nutricionista, que auxiliará cada aluno a montar e monitorar sua dieta através do registro de refeições através do aplicativo, que ao cruzar com informações sobre gasto calórico da ficha executada, demonstra em tempo real seu status em relação à sua meta.

A partir das informações apresentadas, é possível definir que o alinhamento entre tecnologia e atividade física na busca de melhores resultados é a maior diferenciação deste negócio, sendo totalmente inovador na cidade de Juiz de Fora.

Como capacidades e limitações, pode-se afirmar que por ser um modelo de negócios totalmente novo, ainda não existem fornecedores que oferecem exatamente a linha de equipamentos utilizada na academia, e que seria necessária uma parceria entre esta e entre empresas de tecnologia para fazer as adaptações/instalações de sensores, assim como o desenvolvimento de aplicativos para celular.

Abaixo, uma matriz SWOT sobre o negócio ajudará a identificar e analisar pontos-chave do novo empreendimento:

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]


DESCRIÇÃO DA EMPRESA E DO MERCADO

A Fit-Tech, empresa hipotética cujo plano de marketing está sedo elaborado, se trata de uma academia de ginástica e musculação inteligente, de médio porte, que será implantada no centro da cidade de Juiz de Fora (MG) no fim do ano de 2019.

Por trazer um conceito totalmente novo para a cidade e para o segmento, a academia tem como público alvo os jovens e adultos de classe média a alta, que além de se preocuparem com a saúde e o corpo, também reconhecem o diferencial apresentado pelo negócio: equipamentos inteligentes que, associados ao acompanhamento nutricional do aluno em tempo real, podem maximizar os resultados obtidos pelos usuários na academia. Os benefícios do tipo de serviço prestado pelo estabelecimento são valorizados, porém não são oferecidos pelos estabelecimentos existentes e por este motivo, a demanda por este tipo de academia é latente.

Em relação à sazonalidade, existe uma baixa procura por academias de forma generalizada em épocas mais frias do ano, o que pode ser contornado através do oferecimento de promoções que garantam pagamento anual com desconto.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Razão Social

Fit-Tech Academia de Ginastica Ltda.

Ramo de Atividade

Atividades de condicionamento físico - CNAE 9313100

Localidade

Rua Tiradentes 567, Centro – Juiz de Fora, MG

Situação Legal

Ltda.

PRODUTOS E SERVIÇOS

O principal a ser serviço oferecido pela Fit-Tech será uma academia de musculação dotada de recursos tecnológicos que serão capazes de auxiliar os alunos, em tempo real, a maximizar seus resultados. O aplicativo será um serviço acessório, porém essencial, que possibilitará aos alunos a terem consciência de sua evolução diária. Para os clientes com necessidades específicas, a academia oferecerá o serviço a parte de acompanhamento nutricional.

[pic 10]

O APLICATIVO

A academia contará com um aplicativo próprio para smartphones, que reunirá informações detalhadas sobre a saúde e dados ergométricos de cada aluno, e um extenso banco de dados com informações nutricionais de alimentos. Cada aluno poderá acessar no seu perfil a sua ficha, seus objetivos, medidas corporais, histórico de treinos e histórico de alimentação. Também poderá informar no aplicativo suas atividades externas (tais como corridas de rua) e suas refeições. Com um balanço de perdas e ganhos ao longo do dia, o aplicativo poderá avaliar o status do aluno em relação ao seu objetivo, seja ele perda de gordura corporal, ganho de massa muscular, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com