TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Podcast O que é Kpop

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 5

Olá pessoas, está começando mais um podcast e o assunto de hoje é KPOP!

Mas antes de começar, você já é inscrito aqui? Então se inscreva para acompanhar nossos podcasts e nos siga nas redes sociais.

Você provavelmente já ouviu esse termo K-POP, mas o que diabos é isso? Recentemente o estilo invadiu o Brasil, então até mesmo você que está entrando neste mundo agora, sabe de onde vem o gênero? Hoje nós vamos falar um pouco de como surgiu e algumas curiosidades.

O termo K-POP vem de Korean Pop, ou Pop coreano, sul-coreano para ser mais exato e significa música popular coreana, porém não é apenas música pop não, abrange vários gêneros musicais como rock, eletro, disco, hip-hop e outras. Surgiu na década de 90 com o crescimento de boybands e girlgroups, que se popularizaram na América e na Europa, na Ásia também não foi diferente.

Músicas dançantes, coreografias elaboradas, figurinos marcantes e um visual muito forte. As empresas gastam milhões em produções e mídias visuais para os clipes chamados MV’s (music vídeo), até mesmo os CD’s são totalmente diferentes do que costumamos ver por aqui, para atrair a atenção dos fãs e aumentar as vendas físicas, os álbuns destes artistas são literalmente álbuns, contém um book fotográfico exclusivo, com fotos temáticas de cada integrante, contém pôster, cards de colecionadores que são sorteados aleatoriamente e por último o CD contendo as faixas, que se tornaram um mero adendo ao pacote, além de um marketing extremamente bem bolado para as divulgações, pois a concorrência é muito forte e o mercado é competitivo.

Existem várias empresas especializadas em criar idols, sim criar, pois ao contrário dos nossos realitys shows que selecionam um artista para depois ele desaparecer de vista, os artistas são selecionados através de audições, e estas empresas subsidiam e supervisionam a vida e a carreira destes artistas que passam a ser trainees, fazendo todo tipo de treinamento, desde canto e dança até aprender outras línguas, atuar e treinamento físico para que tenham uma aparência atraente, só então podem estrear. Têm jovens que passam 8 a 10 anos esperando que a empresa o selecione para estrear em um grupo, sim, é a empresa que seleciona em qual grupo o artista vai entrar, ele não tem o poder de escolha, a empresa analisa o perfil e monta um grupo, geralmente com mais de 6 integrantes.

Apesar de existirem várias empresas, tem 3 que são conhecidas como a tríade, que são: SM Entertainment, JYP Entertainment e a YG Entertainment, se você não sabe, o PSY, famoso pelo hit Gangnam Style pertence a esta última, sim gente, PSY é um artista K-Pop, então se você acha que essa invasão coreana é recente, estão bem enganados.

Todo mês grupos novos são lançados no mercado, são os famosos debut e grupos antigos dão disband, que nada mais é do que o fim de alguns grupos, devido à competitividade e a alta rotatividade de artistas.

Até 2015 predominavam os boygroups, grupos formados apenas por homens, mas desde então houve um significante aumento no lançamento de grupos de garotas.

Apenas alguns grupos conseguem manter-se por muitos anos, como é o caso do TVXQ, BigBang e Super Junior, que possuem mais de 10 anos de carreira, e ainda são muito famosos e populares, são também os precursores por espalhar o K-Pop pelo mundo, a famosa Hallyu, a onda coreana.

O YouTube foi uma importante ferramenta para divulgação do K-Pop, facilitando o acesso ao conteúdo destes artistas e aumentando a proliferação do gênero. Os países estrangeiros aonde o K-Pop vem crescendo exponencialmente são EUA, Canadá, Austrália, Brasil, Peru e Argentina.

Só este ano já foram anunciados três shows de grupos de K-pop, incluindo a boygroup BTS (Bangtan Soneydan) um grupo que possui recordes impressionantes.É  o único grupo de K-Pop a ter seu próprio emoticon do Twitter, ao digitar a hashtag #BTS. Com o último lançamento, seus dois MV’s “Spring Day” e “Not Today” estão entre os vídeos com maiores visualizações em 24 horas do YouTube, 9 milhões e 10 milhões de visualizações respectivamente, também já esteve seis vezes no Top 200 da Billboard e tem milhões de fãs aqui no país, os ingressos para os dois dias de shows que acontecerão, dia 19 e 20 de Março, esgotaram em minutos, chegando a ter uma fila virtual de mais 30 mil pessoas, e fãs acampando do lado de fora do local desde janeiro.

Os fãs cuidam dos grupos quase como uma religião. Cada fã-clube, denominados fandom, possuem nomes próprios, cores e objetos oficiais de colecionadores. Em eventos ou lançamentos de seus respectivos grupos, apoiam seus artistas, e também em algumas ocasiões como aniversários, costumam homenageá-los com mensagens espalhadas pela cidade, em outdoors, busdoor, no metrô etc. Também é comum arrecadarem fundos e fazerem doações a entidades em nome do artista. Essa fascinação também tem seu lado ruim, em alguns casos chegam a fazer abaixo-assinados para a saída de algum integrante, cyber-bullyng e até boicote de vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com