TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Político: O “Produto do Marketing Político

Por:   •  21/9/2015  •  Dissertação  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Propaganda Política

Aula-tema 03: Político: O “Produto do Marketing Político

NOME

Rosana Lopes da Silva

RA

6660455008

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Propaganda Política

Aula-tema 03:Político: O Produto do Marketing Político

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Propaganda Política apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Eliane Maria Mariucci.

Anhanguera Educacional

2015

  1. Aponte as estratégias de marketing, com ênfase na análise do emprego das técnicas de PNL, adotadas na campanha de Collor em 1989, desde sua primeira aparição como “caçador de marajás” até sua vitória.

  1. Analise o ciclo pós-eleitoral, com ênfase na etapa do “aperfeiçoamento contínuo”. Como a assessoria do presidente eleito falhou (ou não) neste quesito?

  1. Apresente suas conclusões quanto à exploração adequada (ou não) das etapas de planejamento voltadas ao ciclo de vida do candidato e presidente Fernando Collor de Mello.

As estratégias de marketing, com ênfase na análise do emprego das técnicas de PNL possui três orientações comunicativas (a visual, a auditiva e a sinestésica), as mesmas foram adotadas na campanha de Collor em 1989.Fernando Affonso Collor de Mello, politico, politico, jornalista, economista, empresário e escritor brasileiro. Na primeira eleição após o regime militar, o cenário politico vivia a esperança de um novo Brasil, com ideias novas nunca pensadas anteriormente. Fernando Collor tinha fama devido aos seus feitos pelo estado, o mesmo era chamado de “Caçador de marajás”, foi atrás de servidores públicos que recebiam altos salários, cobrou dividas a empresários. Ficou visto como um politico guardião. Resumem-se segundo pesquisas feitas em artigos e sites referentes ao assunto a uma campanha voltada a novas ideais estruturais, em que seu discurso é centrado no dialogo direto e pessoal com o eleitor. Valendo-se estrategicamente dos 7% equivalentes ao conteúdo do discurso, assim como também das porcentagens correspondentes dos demais quesitos como o tom de voz, que segundo analise de seus discursos e debates sempre se adequavam ao receptor, por exemplo, em seu discurso de “o caçador de marajás” emprega uma postura amigável, mas firme quando declara seu total apoio aos trabalhadores e contrapõe-se aos políticos que recebem salários exorbitantemente altos. A expressão do rosto aliada à postura corporal presentada por Collor expressa uma personalidade intelectual, mas popularizada e que possa transparecer confiança e credibilidade em que sua estratégia de marketing é baseada ainda sendo coadunada durante todo seu discurso ao fato de em 1986 ganhou a eleição para governar Alagoas pelo PMDB em sua gestão, ganhou popularidade nacional”. Sob esses aspectos é importante observar como Collor manteve-se fora de debates pré-votação de primeiro turno, fazendo com que seus candidatos se desgastassem em seus embates, enquanto que Collor transmitia sua mensagem de campanha pelas lacunas deixadas pelos demais como o foco na corrupção, reformas constitucionais e ajustes nos planos de crescimento do país e sua reestruturação pós-ditadura, que teve seu início com o golpe militar em Março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco  que teve duração até Março de 1985.  

Em análise ao ciclo pós-eleitoral, com ênfase na etapa do “aperfeiçoamento contínuo”, sua assessoria de imprensa de certa forma falhou ao não ajustar a campanha à nova realidade de ex-candidato que passou a ser Presidente da Republica, em que se deveria focar nas formas de se mostrar o comprometimento e esforços presidenciais para cumprir as promessas e metas divulgadas e objetivos traçados durante a disputa presidencial ao invés de continuar focando em sua vida pessoal e conquistas anteriores a sua eleição, como citado no artigo de Reinaldo Cirilo no portal Inteligemcia sob o título Collor Presidente – Uma eleição que foi ganha com o Marketing, diz “Collor estava lá, na sua Casa da Dinda, sempre pomposo… andou de Ferrari, pilotou avião, fazia Cooper com jornalistas e curiosos e se manteve no cargo, com toda a pinta de galã”, que em nada contribuiriam para a nova realidade de Collor, embora se dependa muito das atitudes reais do candidato, planos de marketing devem ser ajustados seguindo as necessidades que vão se apresentando e que devem ser constantemente monitoradas ao longo da campanha, com pesquisas de informação sobre e para o político (para aprimorar seu discurso e saber das carências do eleitorado), informações sobre o eleitorado (perfil, recepção e potencial), informações sobre políticas de valor (atributos de valor e métodos de abordagem de comunicação com o eleitor) e informações sobre métodos publicitários (pesquisa de mídia); que podem ser coletados por meio de três os tipos de pesquisa consagrados cientificamente, segundo citado no texto da aula tema 4 de Propaganda Política, sendo elas pesquisa exploratória trabalha com a definição de problemas, hipóteses e variáveis relevantes, pesquisa descritiva busca a descrição de determinadas situações e fenômenos e pesquisa causal ou experimental busca as origens de um dado fenômeno; entretanto a campanha  e seus rumos muita das vezes, pode sofrer influências de fatores que nem as pesquisas supracitadas podem prever como no exemplo de Collor a baixa em sua popularidade em virtude a reversão econômica que ocorreu devido a fatores do período da ditadura e um pouco depois de sua queda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (121.3 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com