TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que, segundo o autor, há confusões entre os campos do Marketing e da Comunicação?

Por:   •  25/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

Leitura: ESQUEÇA O MARKETING!

Mitsuru Higuchi Yanaze.

Professor da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Exercício 1 – INDIVIDUAL

1) Por que, segundo o autor, há confusões entre os campos do Marketing e da Comunicação?

Segundo o autor, os dois campos atuam juntos de forma quase que complementar, principalmente no que se diz no campo do marketing. O Marketing precisa, mesmo que em segundo plano da Comunicação. O autor explicita ainda que o que acontece geralmente é a confusão de achar que o Marketing é a Comunicação, a responsável pela promoção do produto, quando este é na verdade uma ciência que busca entender e aperfeiçoar os produtos e serviços - e tudo o que os envolvem - para atender as necessidades e desejos dos consumidores.

2) O que o autor entende por Marketing? Por que o termo marketing parece ser mais adequado do que Mercadologia?

A Mercadologia é o estudo do mercado, mas seus pesquisadores logo perceberam que “Mercadologia” era uma expressão muito limitada. Logo começaram a utilizar a palavra “Marketing” que já contém dentro de si “market” (mercado) acrescentando o sufixo “ing” que abrange tudo o que pudesse ser relacionado ao mercado.

A partir da história, o autor entende por Marketing tudo o que pode ser relacionado ao mercado: desde o desenvolvimento de produtos à pesquisas acadêmicas, precificação, propagandas, entre outros.

3) Quais as quatro variáveis do Mix de Marketing?

As quatro variáveis do Mix de Marketing originalmente são Product (Produto), Price (Preço), Place (Lugar ou Ponto de Venda) e Promotion (Promoção) que foram transformadas em: Produto, Preço, Distribuição e Comunicação que compõem a estratégia de mercado de qualquer empresa ou organização com ou sem fins lucrativos.

4) Segundo o modelo dos 3 Puts - inputs, throughts e outputs, como se deve compreender o ambiente de Marketing?

Segundo o modelo dos 3 Puts, é possível se compreender que o ambiente de Marketing se dá em toda a produção do produto ou serviço, não é algo somente do “departamento de Marketing da empresa”, pois envolve todos os processos intrinsecamente. Desta forma, resumidamente, o Marketing envolve desde a infraestrutura (inputs) da empresa ou organização até a saída do produto final (outputs).

5) Qual das expressões equivocadas apontadas pelo autor chamou mais sua atenção? Por quê?

A expressão equivocada apontada pelo autor que mais chamou a minha atenção foi a do “Marketing cultural”. A expressão é muito utilizada, até mesmo por canais importantes, muito erroneamente por se estar novamente confundindo e trocando Marketing por Comunicação.

6) Identifique alguma empresa que você acredita que não adota um conceito de marketing com foco no cliente. Que característica indica esta posição?

A fábrica de automóveis de Henry Ford não focava no cliente. Como no Marketing 1.0, o Fordismo focava no produto.

7) Sobre o ambiente de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com