TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do ambiente de marketing do setor de distribuição de uma empresa rural produtora de pêssego na região dos Campos Gerais

Por:   •  2/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.336 Palavras (22 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 22

Análise do ambiente de marketing do setor de distribuição de uma empresa rural produtora de pêssego na região dos Campos Gerais

        Luana Mikulin Bonzato (FASF) luanabonzato@gmail.com         

 Mariane Cionek Lago (FASF) marianecioneklago@hotmail.com  

Patricio Henrique de Vasconcelos (FASF) adm.patricio@gmail.com  

Resumo:

O marketing rural necessita de um caráter mais empresarial no Brasil, pois a maioria dos produtores ainda tem dificuldades em montar um planejamento estratégico rural e investir em pesquisas de mercado. Dentro desse contexto, o presente artigo objetivou analisar como os fatores do ambiente de marketing afetaram o processo de distribuição de pêssegos de uma produtora rural na região dos Campos Gerais a luz das matrizes SWOT e PEST. Realizou-se uma pesquisa de natureza básica, finalidade exploratória, abordagem qualitativa e procedimentos técnicos estudo de caso. Os resultados da pesquisa apontaram que atualmente a empresa está se adaptando às mudanças do ambiente de marketing, conseguindo obter resultados positivos e minimizando os negativos, bem como aproveitar oportunidades e proteger-se de ameaças. Ressalta-se ainda, que estratégias de marketing devem ser implantadas ao negócio de forma que esse possa atender melhor seus clientes, obtendo qualidade nos produtos e alta lucratividade, de modo a manter-se estável no mercado competitivo que atua.

Palavras-chave: Marketing rural, agronegócio, produtor rural.

Marketing environment analysis of the supplying department from a rural company production of peach in Campos Gerais.


Abstract

Rural marketing needs a more entrepreneurial character in Brazil, because the most of producers still find difficulties to complete an strategy plan and to invest in market researches.  In this context, the current subject focused analysis as marketing environment factors affected the supplying process of peach of a rural company in Campos Gerais under the view of ligth SWOT and PEST. A research was done in a basic nature exploring goal, qualitative approach and technical procedures of case study. The results the research shows that on the current is the company is adapting to the changes of the marketing environment getting positive results and solving the negative ones, as well getting the opportunities and protecting from the possible damages. It’s still importante to say that marketing strategies must be put in the business so that it can aftend its customers better getting quality in the products and a high lucrativity so that it can be competitive in the Market that it Works.

Key words: Rural marketing, agribusiness, rural producer.

1. Introdução

Em um ambiente de grandes avanços tecnológicos torna-se dificultoso o desenvolvimento e, até mesmo a permanência, dos pequenos produtores rurais no mercado. Tal fato emerge por se tratar de um campo onde ainda se necessita de grandes investimentos e também exige elevado conhecimento sobre gestão e técnicas rurais, incluindo o marketing rural.

Observa-se ainda que alguns pequenos produtores não respondem a critérios simples de otimização. As decisões são baseadas na maioria dos casos no uso do senso comum e no conhecimento empírico e passa a agir e a gerir seu sistema de produção, conferindo-lhe uma lógica, uma racionalidade que lhe é própria, condicionada por um ambiente físico, social, cultural, institucional, político e econômico (LIMA et al., 2005).

A área da agricultura é muito complexa, pois além de se trabalhar com todas essas variáveis citadas existem fatores de riscos climáticos os quais prejudicam de uma forma mais radical os pequenos produtores. Um outro fator de grande importância é o conhecimento administrativo, saber utilizar todas as informações disponíveis e através delas desenvolver estratégias de ação. Segundo Marion (2006) é cada vez mais é importante a gestão da propriedade rural, pois com as mudanças do mercado, o aumento da concorrência e a complexidade deste, afetam diretamente na rentabilidade do produtor, nas tomadas de decisões estratégicas, na seleção das ferramentas gerenciais para as propriedades, decisões essas que estrategicamente, podem garantir um maior controle técnico a partir de definição de indicadores de desempenho e custeio, impulsionando assim a propriedade para aspectos sustentáveis e melhoria da competitividade. Cabe ressaltar ainda, que de acordo com, Tejon e Xavier (2009) para fazer o marketing em agronegócio é preciso ter o foco ampliado, desenvolvendo ainda, uma visão ampla, estratégica que através de análises ambientais que permitam perceber situações em que será necessário produtor intervir. Assim, se faz extremamente necessário desenvolver um mapeamento do ambiente de marketing identificando forças e fraquezas, oportunidades e ameaças.

Frente ao apresentado, surgiu o problema da pesquisa: Quais são os fatores críticos do ambiente de marketing que afetaram a distribuição de pêssegos de uma produtora rural da região dos Campos Gerais?

Visando responde a esse problema de pesquisa, o presente estudo objetivou: Analisar como os fatores ambientais do envolvente de marketing afetaram o processo de distribuição de pêssegos de uma produtora rural da região dos Campos Gerais.

A empresa em estudo não possui estratégias de marketing claramente definidas para distribuição e comercialização de seus produtos, como também não utiliza nenhum meio de divulgação ou propaganda, além de não possuir profissionais qualificados o suficiente na área, que influi na existência de um número insuficiente de compradores. Segundo o Censo Agropecuário (IBGE, 2006) a orientação técnica para os pequenos produtores rurais continua limitada, sendo praticada em apenas 22% dos estabelecimentos, que ocupam 46% das terras, além do número elevado de agropecuários que não sabem ler e escrever totalizando 4.564.384 (ou 35,7%) dos ocupados.

Os dados apresentados denotam a necessidade de informatização sobre os compostos de marketing e como a utilização das ferramentas administrativas direcionam na tomada de decisões, auxiliando na melhoria dos resultados além de impulsionar o crescimento do negócio frente a concorrência pois o marketing envolve diversas variáveis e técnicas necessárias para um bom desempenho das organizações, aspectos os quais justificam esse trabalho.

2. Referencial teórico

2.1 Marketing

Diante do atual cenário econômico no mundo, muitas empresas foram encorajadas a aperfeiçoarem seus negócios com intuito de melhorar seus resultados e em alguns casos de apenas buscar a sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)   pdf (711.4 Kb)   docx (284.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com