TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio 1 Semestre Ads

Monografias: Portifolio 1 Semestre Ads. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 3

Modelo de Processo de Software

.

Resumo.

A lição foi magistralmente repassada. Não sei qual é o melhor, mas agora tenho grande consciência na condução e orientação de uma equipe de desenvolvimento, Meu papel como Gerente de Projeto de Software.

1. Introdução

Pode se afirmarr com uma grande dose de certeza que “Modelo de Projeto de Software”

é o veículo que conduz qualquer projeto de software rumo ao sucesso da qualidade.

Bom, mas qualidade é algo abstrato, difícil de ser definido. Portanto vamos recorrer a um pouco de história da qualidade para podermos entender melhor esse conceito.

A história da qualidade está repleta de exemplos de resultados extraordinários:

Os grandes templos construídos na Grécia e Roma antigas, os feitos de navegação do séculoXVI, as catedrais medievais. Em todas essas realizações, não se dispunha de instrumentos de precisão ou técnicas sofisticadas. Na França, os construtores de catedrais utilizavam simples compassos e cordas com nós a intervalos regulares para desenhar e construir edifícios [Koscianski 2006].

Na década de 1920 surgiu o controle estatístico de produção. Nas fábricas que

produziam grande quantidade de itens tornou-se impossível garantir a qualidade individual de cada peça, ao contrário do que se fazia (e ainda faz) no trabalho artesanal.

Dessa forma foi preciso desenvolver mecanismos diferentes e a resposta veio da estatística.

Um dos pioneiros trabalhos associados ao assunto é o livro publicado por Walter Shewhart em 1931, Economic Control of Quality of Manufactured Producto. Shewhart, dos Bell Laboratories, teria introduzido os diagramas de controle (control charts ou Shewhart chart). [Koscianski - 2006].

Na década de 1940 foi fundado a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e

a ISO (International Standardization Organization). Também o Japão destacou-se como

um importante pólo no assunto e contribuiu com diversas novas ferramentas: o método de Taguchi para projeto experimental, a metodologia 5S ou, ainda, os diagramas de causa e efeito de Ishikawa, também conhecidos como diagrama espinha de peixe. [Koscianski - 2006]

Estas citações nos mostram claramente que a qualidade de um programa de computador segue as mesmas especificações de um produto qualquer da indústria tradicional.

2. Os Modelos de Desenvolvimento

Como eles surgiram e evoluirão. Nas décadas 1960 e 1970 ocorreram mudanças tecnológicas importantes que afetaram a construção dos computadores e, em conseqüência, a de software. O período é conhecido

como “crise de software” e as repercussões são sentidas até hoje [Pressman, 2002].

A maior causa da crise de software é que as máquinas tornaram-se várias ordens de magnitude mais potentes! Em termos diretos, enquanto não havia máquinas,programar não era um problema; quando tivemos computadores fracos isso se tornou um problema pequeno e agora que temos computadores gigantescos, programar tornouse um problema gigantesco. [Koscianski, 2006]

2.01.Meu Modelo escolhido foi o Cascata

“Modelo em Cascata”.

Dos vários modelos existentes, o cascata é, sem dúvidas, o mais referenciados e discutidos em estudos e trabalhos acadêmicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com