TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio: Empresa de Esportes

Por:   •  29/1/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................        ...3

2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................4

2.1 Fundamentos de Administração e Marketing.........................................................4

2.2 Comportamento do consumidor ............................................................................5

2.3 Ética, Política e Sociedade ....................................................................................7

2.4 Economia ...............................................................................................................7

3 CONCLUSÃO............................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10



  1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é fazer uma analise e desenvolver uma proposta para a Empresa V/A SPORTS, que tem o foco em revenda de produtos de marcas consolidadas, na fabricação de produtos personalizados e trabalho social, apoiando projetos e escolinhas de futebol.

Neste trabalho vamos analisar a aplicação de todo o conteúdo proposto no decorrer do semestre no curso de Tecnologia em Marketing, com o apoio de consulta em artigos de Kotler, Mowen e Minor, entre outros, fazendo levantamentos pertinentes sobre todo o conteúdo estudado até o momento. Entendendo a importância dos 4ps do mix de marketing e as dificuldades de planejamento e administração da empresa V/A Sports.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING

        Analisando a empresa V/A SPORTS, percebe-se um investimento limitado ou quase nulo em relação aos 4 Ps do Mix do Marketing. Nesse quesito, o empenho é necessário para que haja resultados em todas as áreas de investimento, desde a criação e desenvolvimento de novos produtos. A empresa elabora pouca abrangência para captação de diferentes categorias de consumidores, e relacionam sempre seus produtos esportivos com o publico masculino adulto e infantil.

        A empresa possui somente uma loja, há dois anos possuía uma filial, porém, precisou ser fechada, pois os custos eram elevados e o retorno financeiro muito baixo e, além de não ter uma estratégia de marketing bem elaborada, a loja ficava em um ponto de baixa movimentação de pessoas e pouco investimento em propaganda local. A atual loja é bem localizada, mas sua divulgação é restrita ao público local e não existe nenhuma plataforma de venda on-line, o site da empresa há mais de dois anos não sofre atualização, além de mostrar poucos produtos.

        Em relação ao seu único ponto de venda, não existe nenhuma filosofia para criar uma experiência diferenciada para o cliente, somente redução no preço ou melhores formas de pagamento como afirma o gerente, “fazemos promoções, abaixando os preços de certos produtos, trabalhamos com diversas formas de pagamento e um bom e ágil atendimento já é necessário para satisfazer o cliente” afirma o gerente Felipe.  

        Não existe um departamento de marketing ou planejamento, infelizmente toda estratégia promoção (propagandas, mídias sociais) da empresa ficam a cargo do gerente Felipe, que afirma que na atual conjuntura da empresa investimento em marketing não seja possível, “acreditamos que é um custo elevado além de que a contratação de mais funcionários ou empresa é inviável no momento, pois nosso investimento é de certo modo com apoio de escolinhas de futebol e projetos esportivos, enviamos camisas, coletes, e outros materiais que vendemos na loja, para a empresa isso é mais eficiente”.

        Canais de relacionamento e fidelização do cliente não existem somente atendimento com o vendedor e garantias estipuladas por lei, as mídias sociais tiveram uma pequena alavancada no começo da empresa e depois não ouve um planejamento de automação e um setor que segundo Kotler, “tem como objetivo construir relacionamentos de longo prazo mutuamente satisfatórios com seus componentes-chave, a fim de conquistar ou manter negócios com eles” (KOTLER, 2012, p. 18), muito importante para uma empresa que busca crescer no mercado.

        O gerenciamento do ciclo de vida dos produtos tem foco na personalização de produtos por encomenda, como camisa, troféus até reforma de bolas de futebol, de acordo com o gerente, “nos trabalhamos com camisas personalizadas para os clientes, fazemos sob encomenda, cada cliente que encomenda material para seu time ou futebol semanal com os amigos, busca algo diferente, manter os demais produtos no estoque é um prejuízo, trabalhamos com os coletes mais simples e menos personalizados, pois ficam mais em conta para o nosso mercado consumidor, os produtos de revenda são automaticamente trocados assim que saem de linha, então caso um time de futebol que troque de patrocinador, fazemos uma queima de estoque liberando espaço para que possamos vender as camisas do novo patrocinador.”.

        De certo modo a estratégia de participar com apoio a escolinhas de futebol e outros projetos, ajuda arrecadar novos clientes, mas é pouco explorada, poderia ser maximizada se houvesse um planejamento de marketing. No geral, existe uma falta de investimento e planejamento nas ações relacionadas a todos os 4ps do Marketing.

        Para que a empresa cresça, se destaque entre as concorrentes e se encaixe na proposta que ela mesma se descreve, teria que passar por uma reformulação, começando pela atualização e automação dos seus canais de mídia, de uma estratégia diferenciada para o cliente no seu ponto de venda física, criar uma plataforma de venda on-line para atender clientes de lugares mais distantes, trabalhar as promoções de uma maneira que maximize o patrocínio e apoio que a empresa oferece valorizando a imagem da empresa no mercado. E depois expandir para novos pontos de venda física e criação de novos produtos e atrair categorias diferentes de clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com