TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posicionamento do produto Nutren Senior no mercado

Por:   •  19/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  1.272 Visualizações

Página 1 de 4

  Com a preocupação de suprir nutrientes importantes, Nutren Senior é o suplemento alimentar especialmente elaborado para adultos acima de 50 anos.

  Com uma fórmula denominada ACT-3, o produto oferece a união de três nutrientes fundamentais para o corpo: proteína, que possui papel fundamental na manutenção muscular junto ao cálcio e a vitamina D. Essa vitamina faz com que o corpo absorva quantidades maiores de cálcio de forma mais eficaz.   E o cálcio, por sua vez, é essencial para fortificação dos ossos, que é umas das principais preocupações de um corpo ativo a partir dos 50 anos.

   Como Nutren Senior não possui sabor, pode ser adicionado a receitas salgadas e doces (sucos, vitaminas, sopas e molhos) e, além disso, por ser solúvel pode ser facilmente incorporado em receitas liquidas e sólidas. Não contém glúten, porém contém leite e derivados da soja. O produto está disponível em lata de 370g e 740g e atualmente foi lançada a versão pronta para beber, no sabor chocolate.

  O Brasil é o maior mercado consumidor da Nestlé na América Latina. É também a sétima maior operação da Nestlé no mundo, o segundo maior mercado em volume de produção e o quinto em faturamento. A rede de clientes da Nestlé abrange mais de 1600 municípios, sendo os principais segmentos os de Supermercados e comerciantes em geral, consumidores habituais e ocasionais, das mais variadas faixas etárias e classes sociais. 

  Nesse cenário o Nutren Senior tem seu target bem delimitado, sendo direcionado para homens e mulheres com a faixa etária acima de 50 anos de idade, que se importam com a saúde e boa forma.  Adultos mais “maduros” que enxergam alimentação como um meio de vitalidade.

 McKENNA (1992) afirma que “O posicionamento do produto não se baseia exclusivamente em suas características, sejam elas tangíveis ou intangíveis. Baseia-se também na forma de se estabelecer um alvo para o produto. As empresas podem desenvolver posições sólidas para seus produtos concentrando-se em segmentos específicos do mercado”. Dessa forma, os critérios de segmentação utilizados pelo produto são:

  • Demográfica: pois é direcionado para adultos próximos da terceira idade (50+);

  • Psicográfica: voltado para pessoas que se preocupam com o bem-estar e buscam ter um estilo de vida mais saudável.

   Desenvolvido e lançado pela Nestlé Health Science (divisão da Nestlé designada ao desenvolvimento de soluções nutricionais científicas personalizadas), o suplemento Nutren Senior é hoje um dos mais prescritos por profissionais de saúde no Brasil.

   A criação foi motivada pelo envelhecimento da população brasileira e visa atender à crescente demanda por produtos e serviços voltados para a melhora da qualidade de vida das pessoas que já entraram ou vão entrar na terceira idade.

 

A marca Nestlé tem uma constante preocupação com a sociedade, afinal, a empresa surgiu em 1866, com a criação de um produto voltado para crianças com problemas de desnutrição. Por esse motivo ela teve um crescimento diferenciado no mercado, já que no decorrer de sua trajetória, permaneceu criando e inovando com lançamentos voltados para a alimentação e nutrição de pessoas em todo o mundo, nas mais variadas fases de suas vidas.

   O posicionamento da Nestlé é manifestado pelo forte compromisso com a nutrição, saúde e bem-estar, que está inserido em tudo o que ela fabrica, atendendo às necessidades nutricionais das pessoas (com soluções concebidas especialmente para cada etapa da vida) e utilizando uma comunicação clara dos seus benefícios.

   Seguindo esse raciocínio, para a etapa da ancianidade, a marca deixa claro na campanha de Nutren Senior o posicionamento do produto: longevidade e preocupação com a saúde. Com o conceito “A melhor fase da vida é agora”, o comercial explora que as atividades de lazer podem (e devem) continuar presentes na rotina das pessoas, independente da idade, desde que elas tenham disposição e energia.

   Segundo IBGE a expectativa de vida no Brasil é de 74,9 anos (um aumento de 12,4 anos em comparação à média em 1980). Hoje, o país tem 20,6 milhões de pessoas com mais de 60 anos (quando o IBGE considera alguém idoso), o que representa 10,8% do total da população. Em 2060, serão 58,4 milhões de idosos – cerca de um quarto da população brasileira.

   Um estudo da consultoria paulista de geomarketing apontou que o consumo entre as pessoas com mais de 50 anos foi de quase 1 trilhão de reais em 2013. Desse montante, 135 bilhões de reais foram gastos em alimentos e bebidas. Ao todo, essa fatia consumidora  foi responsável por 34% do consumo total da população, e esse número deve crescer para 44% em menos de 2 anos. Logo, pode-se concluir que os mais velhos são um público consumidor relevante.

   Nesse contexto, a marca Nestlé posicionou muito positivamente o suplemento Nutren Senior no mercado. Por se tratar de um nicho cada vez mais crescente, mais bem resolvido e que anseia por vitalidade, o segmento desse produto só tende a se fortalecer cada vez mais.

Nestle. NUTREN® Senior exalta potencial da vida após os 50 em nova campanha: 2015. Disponível em: <  http://corporativo.nestle.com.br/media/pressreleases/nutren-senior-exalta-potencial-da-vida-após-os-50-em-nova-campanha>. Acesso em: 30 de out. 2016.

Nutren. Disponível em: <https://www.nutren.com.br/?gclid=CPCIh9eRg9ACFcMJkQodqvgM7Q>. Acesso em: 30 de out. 2016.

Nestle. Disponível em: <www.nestlé.com.br >. Acesso em: 30 de out. 2016.

Vigor. Disponível em: . Acesso em: 30 de out. 2016.

Nestlehealthscience. Disponível em: < https://www.nestlehealthscience.com.br/marcas/nutren-kids-active-senior/nutren-senior/>. Acesso em: 30 de out. 2016.

McKENNA, Regis. Marketing de Relacionamento. São Paulo: Campus, 1997.

Portal Brasil: 2014. Disponível em: <  http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2014/12/expectativa-de-vida-dos-brasileiros-sobe-para-74-9-anos-de-acordo-com-ibge>. Acesso em: 31 de out. 2016.

Rufino, Italo. Conheça a Nova Terceira Idade: um mercado com mais de 20 milhões de brasileiros e de 1 trilhão de reais: 2014. Disponível em: < http://projetodraft.com/conheca-a-nova-terceira-idade-um-mercado-com-mais-de-20-milhoes-de-brasileiros-e-de-1-trilhao-de-reais/>. Acesso em: 31 de out. 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com