TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre projeto de pesquisa IVA

Por:   •  20/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISA DO VALE DO ACARAÚ - IVA

CURSO: Ciências Contábeis

TEMA DO PROJETO DE PESQUISA

CONTABILIDADE GERENCIAL

Aluno: Francisco Jonathan Santos Barreto

Turma: 0484

Prof. Leiliane Vasconcelos Gomes

Itapajé/CE

Junho de 2014
AUTOR DO PROJETO DE PESQUISA

FRANCISCO JONATHAN SANTOS BARRETO[pic 1]

TÍTULO DO PROJETO

A Importância Dos Métodos Contábeis Como Ferramenta De Gestão

E Planejamento Da Empresa        

Pré - projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para elaboração de atividade do módulo de Trabalho de Conclusão de Curso Io de bacharelado em Ciências Contábeis pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú

Prof. Leiliane Vasconcelos Gomes

Itapajé/CE, 2014


SUMÁRIO

[pic 2]

INTRODUÇÃO        4

PROBLEMA DE PESQUISA        5

JUSTIFICATIVA        5

OBJETIVOS        6

Objetivos Gerais        6

Objetivos específicos        6

REVISÃO DA LITERATURA        6

METODOLOGIA        8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9

  1. INTRODUÇÃO

        

Nos dias atuais as empresas vêm alcançando um maior desenvolvimento, e com isso cresce também a concorrência e a competitividade, com o mercado superaquecido a contabilidade aparece com um fator de suma importância para se melhor tomar decisões, pois a dificuldade em se administrar está em todo negocio.

O uso das ferramentas contábeis mostra-se um diferencial para alcançar melhor eficácia e eficiência nos controles e nas principais decisões de um negocio, seja ele de qualquer tamanho. Conforme Marion, (2009, p.25):

“A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.”

Visto isso, e utilizando como metodologia o estudo de artigos, leitura de legislação penitente e pesquisas no meio contábil, apresentar as importantes ferramentas que o controle contábil pode viabilizar para qualquer negocio.


  1.  PROBLEMA DE PESQUISA

A contabilidade é uma ferramenta de gestão pouco utilizada pelas empresas, devido à má escrituração ou mesmo falta de conhecimento dos sócios e administradores, porém o uso de relatórios contábeis mostra-se um diferencial nas empresas no mercado superaquecido, o uso dessa ferramenta de gestão pode trazer um melhor aproveitamento dos recursos e um melhor uso de tempo e de capital.

Dessa maneira, surge o seguinte problema:

De que maneira a contabilidade pode auxiliar a empresa na tomada de decisão de forma eficiente e eficaz?

  1.  JUSTIFICATIVA DA PESQUISA

O presente trabalho se justifica para demonstrar como a utilização correta e coesa das técnicas contábeis podem fazer diferença na esfera administrativa de qualquer entidade que possua ou não finalidades financeiras.

A não utilização da contabilidade para gestão de negócios por várias empresas, devido à má escrituração ou mesmo negligencia do proprietário ou desconhecimento das ferramentas, pode levar a extinção da empresa, Visto isso, tende-se a levantarmos maneiras para fazer com que a contabilidade possa servir de maneira eficaz e eficiente para a tomada de decisão.

 

  1. OBJETIVOS
  1.  Objetivos Gerais:

A contabilidade possui como fator característico a geração de informações sobre os aspectos financeiros da empresa, tais informações devem ser claras, simples e direta.

O objetivo desse trabalho é demonstrar e trazer as principais ferramentas contábeis que são utilizadas pelas empresas nas tomadas de decisão, diminuindo assim o risco da atividade econômica.

  1.  Objetivos Específicos:

Os três pontos específicos a serem abordados durante as etapas do trabalho visam:

  • Identificar e decorrer sobre as ferramentas contábeis e suas utilidades.
  • Explanar dobre o uso da contabilidade nas empresas.
  • Mostrar e analisar os relatórios gerados pelo bom uso da contabilidade.

  1.  REVISÃO DA LITERATURA

A contabilidade tem por definição ser a ciência que controla o patrimônio, controla e analisa as variações financeiras da entidande. Essa ciência tem por objetivo mostrar de forma clara e simples os relato da situação da empresa e gerar estimativas, prevendo possíveis problemas, maximixando o lucro e reduzindo as despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com