TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO NA EJA - Pré-Projeto de Pesquisa

Por:   •  17/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  12.714 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

  CURSO DE PEDAGOGIA

ALFABETIZAÇÃO NA EJA

Pré-Projeto de Pesquisa

São Paulo, SP

Junho/2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

  CURSO DE PEDAGOGIA

ALFABETIZAÇÃO NA EJA

Pré-Projeto de Pesquisa

Atividade realizada na disciplina Projeto Integrador I, do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentando como requisito parcial a obtenção do grau Licenciado de Pedagogia, sob a orientação da tutora à distância:

São Paulo, SP

Junho/2015

Pré-Projeto de Pesquisa

Tema

Alfabetização na EJA

Justificativa

O Pré Projeto apresentado sobre a EJA tem por finalidade mostrar a importância da alfabetização na EJA, pois, muitos adultos tiveram que abandonar a escola ou simplesmente nem tiveram a oportunidade de frequentá-la por razões variadas. E com esse trabalho queremos despertar a urgência desses cidadãos em retomar os estudos e mostrar que a procura pela EJA tem cada vez mais aumentado. Através da alfabetização aos Jovens e adultos teremos uma inclusão no mercado de trabalho, irá melhorar na qualidade de vida desses cidadãos, e contribuirá para a transformação social.

Problema de Pesquisa

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é formada por uma grande população sem acesso ou permanência escolar, e tem sido bastante preocupante e que vem chamando a atenção de todos, pois, não tem sido dada a devida atenção, pois, a falta de preparo e a falta de formação dos professores que atuam com esses alunos são gritantes. Outro problema encontrado na EJA e a falta de recursos financeiros; os recursos utilizados em sala de aula são escassos; as instituições não tem oferecido um ambiente propício para a aprendizagem e permanência dos alunos; alto índice de evasão escolar na EJA, pois, devido ao horário que as instituições oferecem o EJA muitos alunos acabam deixando de frequentar as aulas e desistem por terem que optar pelo seu trabalho.

Com base nisso ao longo no Projeto de pesquisa, pretendemos responder algumas inquietações que serão norteadas para a pesquisa como:

Como lidar com o despreparo dos professores?

Como alfabetizar na EJA?

Como diminuir o índice de evasão escolar na EJA?

Hipótese da pesquisa

Uma das formas de acabar com o despreparo dos professores na EJA é investir na formação continuada dos professores, pois, com isso trará um impacto na qualidade do trabalho do professor e terá resultados positivos dos alunos em sala de aula. Os professores precisam saber aproveitar e trabalhar com o conhecimento que o aluno já adquiriu e tentar atualizar os seus conhecimentos de acordo com a nossa realidade do dia- a dia, os professores também precisam entender que os alunos da EJA não são crianças grandes e não podem ser tratadas como tal em sala de aula, é preciso escolher textos, reportagens de jornais, revistas, poemas e músicas que rodeiam o mundo deles e despertem a curiosidades desses estudantes. Também é de suma importância que possamos diminuir o índice de evasão no EJA, é preciso elaborar um cronograma de horários que sejam acessíveis para os estudantes, para que possam trabalhar e estudar.

Objetivo Geral:

  • Diferenciar as práticas docentes na alfabetização na EJA
  • Identificar as causas do fracasso escolar na alfabetização na EJA

Objetivo Específico:

  • Compreender o processo de alfabetização e suas aplicações
  • Desenvolver práticas pedagógicas que possam ser inserida na alfabetização
  • Argumentar os processos adotados pelo educador que favorecem a alfabetização.

São Paulo, SP

Junho/2015

Metodologia

Diante de tantas controvérsias, indagações á respeito de como alfabetizar na EJA, resolvemos levantar questões que possam ajudar a minha prática e de outros professores alfabetizadores que procuram obter bons resultados na Educação da EJA. Procuramos levantar questões que no meio educacional são consideradas posturas tradicionais e outras inovadoras. Fizemos pesquisas bibliográficas onde encontramos procedimentos que serviram para obtenção de dados daquilo que queríamos pesquisar. Pesquisamos autores que tratavam profundamente desse assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com