TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRE PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  22/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.394 Palavras (6 Páginas)  •  1.349 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2][pic 3]

A Psicomotricidade na Educação Infantil

Geni Gonçalves de Almeida

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Prática Pedagógica IV, do Curso de Pedagogia a distância, da Universidade Federal de São João del-Rei, sob a orientação da Prof. Gilberto Aparecido Damiano e do(a) Prof.(a) Tutor(a) Márcia Regina Vale.

São João del-Rei

Dezembro de 2014.

Projeto de pesquisa: A Psicomotricidade na Educação Infantil

  1. Introdução:

        Visto que as crianças quando chegam às escolas, trazem características pessoais bastantes diferentes entre si. Certas crianças demonstram dificuldades em aprendizagem de conteúdos devido à falta de desenvolvimento de habilidades especiais. Outras apresentam lentidão de aprendizagem, também de conteúdos específicos. Por encontrar crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem na educação infantil e a instituição escolar não saber o que fazer para ajudá-las, muitas acabam ficando de lado, o que aumentam suas dificuldades. Formulam-se então as seguintes questões: Como psicomotricidade pode ajudar nesta questão? O que leva a psicomotricidade ser um fator importante no desenvolvimento infantil? Nesse sentido, as perguntas de investigação que direcionaram o presente estudo foram: O que é psicomotricidade?Quais as etapas do desenvolvimento infantil? Qual a relação da psicomotricidade e o desenvolvimento infantil?

  1. Justificativa

        Entende-se que a referida pesquisa é de grande importância, considerando que a psicomotricidade caracteriza-se por um método que se utiliza dos movimentos para atingir outras aquisições, tanto no âmbito da educação quanto da reeducação. Buscar-se-á as razões que apóiam a psicomotricidade no desenvolvimento infantil, pontuando as principais teorias e relacionando-as. Compreende-se a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil, vêem-se a necessidade de conhecer as etapas do desenvolvimento humano, mais especificadamente os desenvolvimentos infantis, delimitando fatores que faz a ligação da criança com o meio. Neste aspecto, observa-se que as primeiras percepções corporais da criança irão expressar suas sensações, sentimentos e, é a partir do movimento que a criança passa a se conhecer melhor. Desenvolver o esquema corporal e a psicomotricidade é parte fundamental para uma boa aprendizagem e uma ótima preparação futura perante a sociedade. O autor Seber (1997) afirma que: “É preciso entender que, o domínio de uma atividade não é conquistado de imediato. Só o funcionamento de uma ação pode conduzir a um aprimoramento dos movimentos”, portanto o individuo necessita ser trabalhado em sua totalidade, aí entra a importância da Psicomotricidade.

  1. Objetivos:

Objetivo geral

-Identificar a importância da psicomotricidade no desenvolvimento infantil.

Objetivos específicos

  1. Definir psicomotricidade;
  2. Identificar as etapas do desenvolvimento infantil;
  3. Relacionar psicomotricidade e desenvolvimento infantil.

  1. Metodologia

        Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, visto não se fazer uso de materiais de campo, ou pesquisa ação, apenas obras já conceituadas cientificamente, ou seja, material já elaborado. Confirmando, Gil (1999, p. 65): “Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. Parte dos estudos exploratórios podem ser definidos como pesquisas bibliográficas [...]”. Sento esta dividida em três seções:

4.1- Definição de psicomotricidade

        A psicomotricidade refere-se diretamente ao movimento humano é o relacionamento através da ação, é a integração do corpo com a natureza. Como ciência, a psicomotricidade é definida tendo como objeto de estudo o homem através de seu corpo em movimento relacionado com a sociedade e consigo mesmo. “Psicomotricidade como a posição global do sujeito, que pode ser entendido como a função de ser humano que sintetiza psiquismo e motricidade com o propósito de permitir ao indivíduo adaptar de maneira flexível e harmoniosa ao meio que o cerca” (DE LIÈVRE Y STAES 1992, p. 39). A psicomotricidade está relacionada ao desenvolvimento das aquisições afetivas, cognitivas e orgânicas. Três conhecimentos básicos substanciam esse processo: o movimento, o intelecto e o afeto. Compreender esses processos direciona o olhar para a criança num todo, visando contribuir para o entendimento desses três conhecimentos. Portanto, é necessário considerar de forma integrada os três conhecimentos básicos, entendendo que o desenvolvimento da afetividade vai influenciar diretamente no desenvolvimento do cognitivo da criança.

4.2 - As etapas do desenvolvimento infantil

        Os estágios de desenvolvimento intelectual da criança segundo Piaget(1975) são, período sensório-motor;período operatório; período operatório formal.

  •  Período sensório-motor (compreende de zero a dois anos): A inteligência sensório-motora caracteriza-se pela ausência de pensamento, representação ou linguagem. A atividade intelectual é puramente sensorial e motora em sua interação com o ambiente. O estágio sensório-motor é dividido em seis sub-estágios:
  • Período operatório: caracteriza-se pelo exercício das habilidades representacionais, pelo egocentrismo e pela socialização progressiva do comportamento. O egocentrismo corresponde à indiferenciação entre o próprio ponto de vista e o dos outros, ou entre a própria atividade e as transformações que ocorrem na realidade. É inconsciente, pois tomar consciência dele, o destrói.
  • Período operatório-formal: Nesse estágio, as estruturas cognitivas (esquemas) qualitativamente maduras, e o indivíduo torna-se estruturalmente apto a aplicar operações lógicas a problemas hipotéticos. O adolescente torna-se capaz de raciocinar sobre a lógica de um argumento independentemente de seu conteúdo.

4.3- A relação entre psicomotricidade e desenvolvimento infantil

Educação psicomotora  tem a educação física como fundamental no desenvolvimento psicomotor da criança. É através dela que as crianças vão demonstrar suas habilidades e dificuldades em relação ao movimento. A educação física é baseada nas necessidades da criança. Tão importante quanto se alimentar, ela deve ser bem condicionada a fim de desenvolver meios para que a criança sinta-se estimulada e conseqüentemente tenha um bom desenvolvimento. A educação psicomotora bem desenvolvida pode detectar problemas futuros e até mesmo resolvê-los, em relação à concentração, coordenação, dificuldades de aprendizagem. As habilidades da criança, bem desenvolvidas possibilitam que estas aprendam melhor ou que, possam ser detectadas com antecedência problemas como citados acima, colaborando assim para corrigi-los. É necessário que a criança tenha uma boa coordenação motora para iniciar seu processo de escrita, assim como para a leitura é necessário que consiga concentrar-se. Portanto a educação psicomotora no ensino infantil exerce um papel fundamental em toda a vida do indivíduo. È grande a influência da psicomotricidade na aprendizagem. O desempenho motor da criança está intrinsecamente ligado à aprendizagem. As habilidades motoras de recorte, colagem, escrita e o desenvolvimento do intelecto requerem conhecimento do próprio corpo. Se os estímulos forem realizados de forma a abranger todas as áreas do corpo, certamente o desenvolvimento psicomotor se dará plenamente, contribuindo assim para uma melhor aprendizagem.O desenvolvimento psicomotor bem estimulado para contribuir para evitar problemas de aprendizagem. Estes podem ter várias causas como: causas neurologias, sensoriais, emocionais, sociais, intelectuais ou problemas físicos. É importante conhecer a causa para auxiliar a criança.A educação psicomotora pode favorecer o desenvolvimento das capacidades existentes e a motivação é um fator fundamental para a aprendizagem. A aprendizagem é o resultado da estimulação do ambiente sobre o indivíduo. Por isso, é importante que a aprendizagem possa ser significativa, esta por sua vez, nos remete a psicomotricidade, que se bem desenvolvida na criança pode gerar níveis de aprendizagem bem melhores, ou se não bem estimuladas, causar conseqüências. É de suma importância, que o professor conheça as crianças e o processo de aprendizagem e possa se interessar por elas como seres humanos, que sentem emoções, que estão se transformando e mais que isso, que são únicos no seu desenvolvimento. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (172.4 Kb)   docx (59 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com