TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ProInter Recursos Humanos 2 Bimestre Anhanguera

Artigos Científicos: ProInter Recursos Humanos 2 Bimestre Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  2.661 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA DE VALPARAISO-FVP

Centro de Educação a Distância - CEAD

Tutor (a): Lívia Regina

Projeto Interdisciplinar Aplicado

aos Cursos Superiores de

Tecnologia

(PROINTER)

RELATÓRIO PARCIAL

RA NOME

Valparaíso de Goiás/GO

2014

Apresentação

Este ensaio acadêmico tem por objetivo obter informações necessárias das análises críticas de autores sobre os aspectos da criação de uma empresa.

Ao decorrer deste ensaio poderão ser encontrados os conceitos que resgatam as idéias fundamentais sobre a criação de uma empresa e uma melhor percepção de questões futuras a fim de proporcionar melhor entendimento.

Desenvolvimento

As políticas de recursos humanos constituem uma orientação administrativa para coibir que as pessoas desempenham funções indesejáveis ou coloque em perigo o sucesso de suas ações específicas.

Um projeto para a resolução de problemas que ocorrem freqüentemente nas organizações. Serve também, para evitar conflitos dentro do ambiente de trabalho, para estabelecer práticas com o objetivo de administrar as ações internas e aumentar as chances de sucesso.

No entanto, as políticas de recursos humanos podem se diferenciar de acordo com a estratégia da organização. Para que o objetivo da empresa seja alcançado, é preciso estabelecer uma política competente e eficaz.

Na obra de Chiavenato(2003 p.178) o autor define que, “políticas são regras estabelecidas para determinar funções e assegurar que elas sejam desempenhadas de acordo com os objetivos.”

As políticas são definidas e implantadas para determinar e orientar o desempenho das operações, com o objetivo de coordenar as atividades das organizações.

Para Lacombe(2005, p.127) “é um conjunto de declarações escritas a respeito das intenções da instituição em relação a determinado assunto, indicam os meios e a forma desejada para atingir os objetivos principais.”

A qualidade de vida pode ser uma forma de pensamento e filosofia de vida. É importante que os funcionários dentro de uma empresa ou organização estejam satisfeitos com o ambiente familiar e social para que não aconteça que o trabalho se torne sua única satisfação de estar completo.

Segundo Rodrigues (1994, p.93), “os empregados que possuem uma vida familiar insatisfatória tem o trabalho como único ou maior meio para obter a satisfação de suas necessidades principalmente, as sociais.”

Qualidade de vida não se limita a condição objetiva de que se dispõem os indivíduos, tão pouco leva em consideração o tempo de vida que estes possam ter, mas no significado que dão ao seu estilo de vida e a maneira em que vivem. Nessa percepção, o conceito de qualidade de vida é variado em relação a grupos ou sujeitos.

Para Nahas (2001, p.5), qualidade de vida é a condição humana resultante de um conjunto de parâmetros individuais e socioambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano.

Está relacionada à, resolver um problema ou situação complicada. É e um conceito usado exaustivamente citado no ramo empresarial e geralmente esta relacionado com a criação de empresa e produtos.

Empreender é também dar valor, ter o conhecimento de identificar projetos e transformá-los em realidade. O conceito de empreendedorismo foi utilizado inicialmente pelo economista Joseph Schumpeter, em 1950.

Segundo o autor Augusto Cury, descreve ser empreendedor desta forma:

"Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la."

Um empreendedor é um indivíduo que não espera as coisas acontecerem, mas é uma pessoa pró-ativa, ou seja, faz as coisas acontecerem. Um empreendedor está altamente motivado, tem boas idéias e sabe como programá-las de forma a alcançar os seus objetivos. Um empreendedor é alguém que não tem medo de iniciar projetos de uma forma arrojada. Por esse motivo, é bastante comum um empreendedor assumir a direção de uma empresa.

Alguém que empreende acredita no seu potencial, apresenta capacidade de liderança e consegue facilmente trabalhar em equipe. Além disso, o empreendedor sabe que um fracasso é apenas uma oportunidade de aprender e ser melhor, e não se deixa abalar com isso.

A ética empresarial e o setor da ética que ligado às organizações, no que esta ligada à conduta ética das empresas, à forma moralmente correta com que as empresas interagem com o seu meio envolvente.

De acordo com NASH (2001), depois dos muitos desastres de ganância e desonra que marcaram o desempenho das empresas nos últimos anos é fácil constatar que o clima ético nas empresas precisa melhorar, e é difícil saber o que exatamente provocará essa melhoria. Alguns problemas são mais facilmente tratáveis que outros, por exemplo, uma estratégia de qualidade é muito útil para questões de honestidade, exploração da ignorância e danos potenciais.

A ética em si é referente à teoria da ação justa e moral, tendo freqüentemente um significado equivalente ao da filosofia moral. A ética também tem como função descobrir as concepções dominantes da moralidade e a origem desta. O núcleo fundamental da ética descritiva é a análise da experiência moral (consciência moral, dever, responsabilidade, decisão, etc) e dos tipos de ação que correspondem aos diversos valores particulares (ética do trabalho, da intenção, da responsabilidade, do êxito, etc.).

Da mesma forma que a ética estabelece as leis que determinam a conduta moral da vida pessoal e coletiva, a ética empresarial determina a conduta moral de uma empresa, seja ela pública ou privada.

A ética empresarial fortalece uma empresa, melhorando a sua reputação e tendo também um impacto positivo nos seus resultados. Uma empresa que cumpra determinados padrões éticos vai crescer, e vai favorecer a sociedade, os seus fornecedores, clientes, funcionários, sócios e até mesmo o governo. A ética empresarial é uma prática essencial de uma empresa, assim como a responsabilidade social e responsabilidade sócio-ambiental.

Um dos grandes benefícios da ética empresarial é que ela é reconhecida e valorizada pelo cliente, sendo estabelecida uma relação de confiança. Essa relação, baseada na satisfação do cliente, vai originar lucro para a empresa, ajudando a que ela cumpra os seus objetivos. No entanto, a confiança com o cliente é uma coisa que demora algum tempo a conseguir, e pode ser perdida com algum erro cometido a nível empresarial.

A ética empresarial é a razão de ser de uma empresa, e as empresas que não funcionam de forma ética, por exemplo, tentando ganhar dinheiro fácil enganando os clientes, estão condenadas ao fracasso.

Conclusão

Após algumas relevantes pesquisas em torno de princípios básicos para a criação de uma empresa. Pôde-se chegar a um entendimento dos assuntos sob o ponto de vista de autores renomados.

Sem descartar as possibilidades de problemas durante sua abertura e desenvolvimento, sendo capaz de traçar metas que almejam o maior desempenho possível de todos dentro da organização.

Referências Bibliográficas

Sebrae SP. Disponível em: <http://www.sebraesp.com.br>. Acesso em: 25 maio 2013

CHIAVENATO, Idalberto; Administração de Recursos Humanos: fundamentos básicos. 4 ed. São Paulo: Atlas,1999

LACOMBE, Francisco. Recursos Humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva 2003.

RODRIGUES, Marcus Vinicius Carvalho. Qualidade de vida no trabalho: evolução e análise no nível gerencial. Fortaleza: UNIFOR, 1994.

NAHAS, M. V.; BARROS, M. V. G.; FRANCALACCI, V. L. O pentáculo do bem-estar: base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 5, n. 2, 2001, 48-59.

...

Baixar como  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »