TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS ATPS ANHANGUERA

Por:   •  20/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1

      Podemos dizer que surgiu a organização, após a revolução industrial, em meados do século XIX, cujo contexto é retratado no filme “Tempos Modernos” que relata a crise em que se vivia a sociedade norte- americana que era comandada com uma política capitalista, onde havia muita desigualdade. Nessa época o tipo de organização era linear.

O Filme mostra claramente o modo de gestão e produção da época, onde um mandava e os funcionários operavam somente uma função desconhecendo o resto do processo de produção.

Na década de 30 ainda não havia um relacionamento entre empregador e funcionário, apenas era delegado uma função para o trabalhador, em condições precárias, onde se adotava a tirania por parte do empregador, pois priorizava a centralizar lucros. Empresa com estrutura ainda linear, onde o dilema era  "manda quem pode, obedece quem tem juízo", ou seja, há uma atitude de extremo poder com a área de recursos humanos formada pelos próprios donos das empresas, onde os funcionários não podiam expressar suas ideias na organização , simplesmente executa suas funções, com limitação de desenvolver suas habilidades profissionais, pois só era permitido fazer o que é delegado, mutilando o desenvolvimento profissional e suas habilidades natas.

Década de 40 era para ser uma evolução em ambas as partes; a área de recursos humanos deixa de ser dos empresários, porém o empregador usa do seu "poder" formando o RH por advogados, especialistas em entender as leis para não cumpri-las.

Para tentar melhorar essa situação surgiram a CLT e as primeiras juntas trabalhista, surgindo assim às primeiras reclamações.

       Na década de 50 o RH passou a ser dirigido por engenheiros, foi um era focada ao estudo, ao tempo e movimento da produção, onde o RH visava os processos e não as pessoas. Foi nessa época que as empresas tiveram uma grande influência nas teorias administrativas: Taylor, que desenvolveu a melhor forma de trabalho, menos esforço físico, mas ao mesmo tempo maior aumento na produção.

       Na década de 60 houve a valorização do trabalho em equipe, foi aí que o RH começa a se voltar para os funcionários, porém foi considerada uma década perdida, pois teve uma grande influência dos sindicatos e à repressão da ditadura.

       Em 70, começa a ser mais gerenciado pelos próprios empresários e em 80 houve a grande evolução, onde o setor de RH passou na mãos de especialistas em psicologia.

      No decorrer das décadas o RH foi perdendo a “aparência” de vilão com gestores da própria área que desempenham diversas tarefas para melhorar o ambiente empresarial e não apenas a área de departamento de pessoal.

      Podemos ver algumas das organizações possuem nova estrutura, em célula, onde o funcionário tem maior participação, podendo participar do processo de decisão e desenvolver habilidades, ou seja, as organizações de hoje tem o objetivo de conciliar os direitos dos empregados com o empregador, mantendo uma assim um equilíbrio entre as partes. Com esse processo pode-se agregar os valores humanos e materiais.

ETAPA 2

Passo 1

      Vivemos em tempos modernos, em uma era globalizada de forma geral inclusive diante de um processo de seleção ou recrutamento para uma vaga de trabalho. As empresas privadas buscam fins lucrativos diante de um processo de seleção onde psicólogos acabam fazendo a seleção e o recrutamento de novos colaboradores para a empresa.

      De acordo com as orientações de Chiavenato (1983), e interessante fazer a analise funcional do comportamento, onde e feito testes tradicionais, desconsiderando religião, cultura entre outras características pessoais; o psicólogo tinha como função entender a personalidade dos candidatos, onde hoje esta sendo exigido do profissional que ele identifique o porquê e o que leva o candidato agir de tal forma.

     De acordo com o conselho regional de psicologia e o conselho federal de psicologia, eles são obrigados a fiscalizar, para que os Psicólogos não estejam atuando na área como administradores; é o que vem acontecendo Psicólogos estão agindo como Administradores diante de um processo de recrutamento ou seleção.

Passos 2 e 3

       Escolhemos para esta atividade colaborativa a empresa Vila Cosméticos, localizada no centro de Piracicaba.

Questionário:

1. Diante de um processo de seleção de novos funcionários, o primeiro contato que o analista de Recursos humanos tem é o currículo; o que eliminaria um candidato ao analisar os currículos?

R: O que elimina um candidato ao analisar os currículos é: um currículo em mal estado como amassado e rasgado, onde representa pessoa relaxada; erros de ortografia onde é crucial nos dias de hoje, pois o candidato tem que ter uma linguagem formal, pois vai ter um relacionamento com o público; um candidato que trabalhou em vários lugares em um período curto também é desclassificado entre outros fatores.

2. Quais os requisitos básicos que a empresa exige diante de um processo de seleção¿ Por quê?(ex: idade, experiência etc.)

R: Vai depender muito da vaga a ser atuada, como a maior parte do nosso quadro de colaboradores são vendedoras vou citar como exemplo uma vaga para Vendedor;

Requisitos básicos:

  •  Sexo feminino
  • Simpática
  • Uma pessoa focada, em alcançar objetivos e metas.
  • Que tenha um bom relacionamento com o público e com os demais colaboradores.

3. O diretor da empresa interfere na contratação ou exige alguns requisitos na contratação, ou a decisão é total do analista de Recursos humanos?

R: Quanto a decisão da contratação e dos requisitos da contratação, o analista de recursos humanos tem total liberdade na decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com