TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer 2 Recursos Humanos

Ensaios: Prointer 2 Recursos Humanos. Pesquise 858.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA): UMA APLICAÇÃO NA RECICLAGEM DOS RESÍDUOS GERADOS.

CURSO RECURSOS HUMANOS

ACADÊMICO: ALEFFY ALEX CARDOSO DE SOUSA RA: 431566

ACADÊMICO: AUDIFAX LOPES DE SOUSA JUNIOR RA: 430816

ACADÊMICO: MICHEL LOILA DE SOUSA RA: 422704

ACADÊMICO: MILKSON LUIZ REIS SILVA RA: 418376

ACADÊMICO: NATALINO DE JESUS BRAGA DE MEDEIROS RA: 422679

PROFESSOR TUTORA PRESENCIAL: JANAINA DINIZ

PROFESSORA EAD:

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II (PROINTER II)

TUCURUI-PA

2013

Apresentação

Este estudo analisou o efeito da aplicação do Sistema de Gestão Ambiental sobre os resíduos produzidos em um evento envolvendo grande quantidade de balões de látex, na cidade de Tucuruí no estado do Pará, resíduos estes produzidos em grande quantidade, e que são despejados no meio ambiente, sem que haja o tratamento adequado.

Situação pesquisada

Atualmente muito se tem falado em Sustentabilidade, ou seja, a capacidade do ser humano de interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O problema consiste em que todos os resíduos gerados pelos restos de balões de látex, são despejados no meio ambiente, apesar dos balões de látex serem absorvidos pela natureza, o tempo exato para uma total absorção dos resíduos ainda não é conhecido. A empresa pesquisada utiliza cerca de oitocentos mil balões mensais, onde os resíduos gerados pelos restos destes balões são despejados diretamente no meio ambiente.

Resíduos gerados

Depois de festas, principalmente as infantis, balões estourados são jogados fora. É um desperdício de 95% de borracha pura.

Os balões de látex são feitos de seiva de seringueira e se decompõem ao entrarem em contato com elementos da natureza. A primeira etapa, de oxidação, pode ser vista quando as bexigas estão cheias e apresentam um aspecto aveludado ao redor.

Deisy Cristina Sousa Rossato, da Arte balões em decorações, empresa que presta assessoria e serviços para o setor de decoração com balões na cidade de Tucuruí, relata que não há um sistema de reciclagem na cidade e por isso não havia reutilização destes resíduos.

“Segundo pesquisas realizadas em diversas partes do mundo, não é possível estabelecer com precisão o tempo necessário para a degradação total dos balões de látex estimasse que leva em torno de 200 anos,

Mesmo sendo de rápida absorção da natureza, a reciclagem é importante para renovar o ciclo do produto na natureza e diminuir o uso de recursos naturais pela indústria.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com