TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Administração Estratégica

Pesquisas Acadêmicas: Processo De Administração Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

Processo de Administração Estratégica

Entende-se que a estratégia não é uma ação pontual, mas um conjunto de ações que não é desenvolvido de forma aleatória e sim por meio de um processo analítico, que se denomina processo de administração estratégica.

Seguindo a definição de processo que conceitua a atividade que transforma inputs ou entradas em outputs ou resultados, temos que um processo é composto por várias etapas e que quanto mais etapas houver, mais complexo este processo será.

1. Elaboração das diretrizes organizacionais

As diretrizes organizacionais são as declarações orientadoras de todo processo de administração estratégica e constituem sua primeira etapa. Mas de uma forma sucinta pode-se dizer que as diretrizes organizacionais descrevem:

O que a organização almeja.

Que caminhos pretende percorrer.

O que pontualmente deve realizar

Sem a definição das diretrizes organizacionais, as outras etapas do processo de administração estratégica não se desenvolvem.

2. Análise ambiental

Análise ambiental é responsável por prover o estrategista de informações sobre o contexto em que a organização opera. Esse contexto é uma somatória das duas faces do ambiente organizacional: o externo e o interno.

A análise ambiental, entretanto, também conta com o componente individual que é representado pelo know how e expertise do estrategista, que de acordo com suas experiências profissionais consegue identificar de forma mais ou menos fácil e eficiente determinadas condições ambientais que podem oferecer riscos ou oportunidades à organização. Também é importante dizer que ambos os ambientes (externo e interno) são igualmente importantes na elaboração da análise ambiental; o ambiente externo fornece as mesmas informações para todas as organizações de um mesmo segmento, porém o ambiente interno é que provém condições para tratar da melhor forma essas informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com