TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Comunicação

Casos: Processo De Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Comunicação é o ato de compartilhar infamação entre duas ou mais pessoas, com a finalidade de persuadir ou de obter um entendimento comum a respeito de um assunto ou de uma situação.

Nessa definição, já aparecem de modo implícito, os elementos-chave do processo comunicativo: emissor e receptor.

Para que o ato de comunicação ocorra, são necessários alguns elementos-chave, e a falta de um deles pode comprometer todo o processo de comunicação. São eles:

a) Emissor;

b) Receptor;

c) Mensagem;

d) Ambiente ou contexto;

e) Canal ou meio de comunicação;

f) Código.

Apesar de não serem elementos-chave do ato comunicativo, pois nem sempre estão presentes a “resposta” e o “ruído”, também devem ser considerados. Normalmente, o modelo utilizado para indicar os elementos do processo de comunicação são:

EMISSOR: é quem transmite a mensagem codificada ao receptor. Vale ressaltar que a experiência e a autoridade do emissor aumentam a atenção do receptor à mensagem.

RECEPTOR: é quem recebe, decodifica e interpreta a mensagem enviada pelo emissor.

MENSAGEM: é o objeto de comunicação. É constituído de um conjunto organizado de sinais pertencentes a um código linguístico.

CODIGO: é o conjunto de sinais comuns tanto ao emissor como ao receptor, e das regras de utilização desse conjunto.

Entendendo melhor o que é o código: para ficar mais claro, usaremos como exemplo a nossa língua materna: a língua portuguesa.

A língua portuguesa é um código justamente porque é constituído por um conjunto de sinais e das regras gramaticais que determinam a combinação desses sinais, permitindo a expressão e a comunicação entre os falantes.

CODIFICAÇÃO: é a conversão de uma ideia ou de uma informação em mensagem e desta em um código, ou seja, em um conjunto de sinais linguísticos ou não adequados à transmissão por meio de determinado canal (por exemplo: em uma ligação celular para fixo ou vice-versa, os sinais seriam as ondas elétricas).

CANAL DE COMUNICAÇÃO: é o meio (oral, escrito, visual ou corporal) por meio do qual a mensagem é transmitida e que serve de suporte físico a transmissão da mensagem.

DECODIFICAÇÃO: é o inverso da codificação e consiste na percepção e interpretação, por parte do receptor, do significado da mensagem recebida.

RESPOSTA: é a reação do receptor ao ato de comunicação e permite que o emissor saiba se sua mensagem foi ou não compreendida pelo receptor.

AMBIENTE: é o contexto no qual as mensagens são transmitidas e recebidas. É importante ressaltar que, no ato comunicativo, o ambiente é um elemento muito importante, pois determina o comportamento comunicacional dos falantes.

Entendendo melhor o que é o ambiente: para perceber como o ambiente influencia o comportamento comunicacional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com