TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Produtivo

Ensaios: Processo Produtivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 5

processo produtivo

O processo produtivo é a combinação de fatores de produção que proporciona aobtenção de um dado produto final. Num processo produtivo são incorporadosfatores que, após a sua transformação, levam a um produto final (ou acabado).Está sempre estritamente dependente da tecnologia ao dispor da empresa. O processo produtivo consiste na transformação de entradas (de materiais e serviços) em saídas (de outros materiais e serviços).

O que é Produtividade:

Produtividade é o resultado daquilo que é produtivo, ou seja, do que se produz, do que é rentável. É a relação entre os meios, recursos utilizados e a produção final. É o resultado da capacidade de produzir, de gerar um produto, fruto do trabalho, associado à técnica e ao capital empregado.

Produtividade é a expressão da eficiência de qualquer negócio. Para uma indústria, por exemplo, a produtividade está diretamente ligada à eficiência na produção. A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os factores de produção utilizados. A produção é definida como os bens produzidos(quantidade de produtos produzidos). Os factores de produção são definidos como sejam pessoas, máquinas, materiais e outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por factores utilizados maior é a produtividade.

O que é Just in Time:

Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O termo just in time é em inglês, e significa nahora certa.

O sistema just in time pode ser aplicado em qualquer organização, e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo. O just in time é o principal pilar de diversas fábricas, em especial de carros, o just in time é o principal pilar do sistema Toyota de produção.

Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, não existe estoque parado. O próprio conceito do termo é relacionado a produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e só depois fabricá-lo ou montá-lo.

Comakership é a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.

"Engenharia Simultânea é uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado

de produtos que enfatiza o atendimento das

expectativas dos clientes. Inclui valores de

trabalho em equipe, tais como cooperação,

confiança e compartilhamento, de forma que

Engenharia Simultânea

EESC-USP © M. Becker 2011

9

as decisões sejam tomadas, no início do

processo, em grandes intervalos de trabalho

paralelo incluindo todas as perspectivas do

ciclo de vida, sincronizadas com pequenas

modificações para produzir consenso"

1. Como o próprio nome diz, a Melhoria Contínua exige continuidade. Você melhora um processo e continua a analisá-lo e estudá-lo, buscando melhorá-lo novamente. É um processo cíclico.

2. A Melhoria Contínua é mais do que uma simples sequência de melhorias implantadas em um processo. A Melhoria Contínua tem um aspecto cultural muito forte. Por exemplo, no Japão, berço do conceito de Melhoria Contínua (lá conhecida como kaizen). A mudança é um modo de vida. Por este prisma, pode ser considerada uma filosofia de negócio. Por ter este viés cultural, fica claro que a Melhoria Contínua permeia todas as esferas da empresa, desde a alta administração até os operários do chão de fábrica.

3. A Melhoria Contínua é caracterizada pela ênfase no processo. o benefício deve ser global, aumentando a eficiência de todo o processo, não basta trazer melhorias a uma área isolada da empresa.

4. Pode ser visto como um processo diário, cujo propósito vai além de aumento da produtividade. Quando corretamente executado, é também um processo que humaniza o ambiente de trabalho, elimina o trabalho duro, ensina as pessoas como realizar experimentos no seu trabalho usando o método científico e também como identificar e eliminar desperdícios nos negócios. Em geral, o processo sugere uma relação humanizada com os trabalhadores e com aumento de produção.

Atualmente esta ferramenta faz parte da gestão de qualidade e é largamente mais utilizado em indústrias brasileiras de grande porte e qualidade internacional, sendo também empregados em serviços e comércio de empresas de 1a. linha.

A melhoria significa melhorar sempre algum método para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com