TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos

Artigos Científicos: Processos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO TEC. EM SECRETARIADO

Alunos e RA Orientador: Prof º (nome professor)

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

2º Série – Processos Gerenciais

Osasco, 11 de setembro de 2013.

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

CTS em Secretariado.

Desafio: Elaboração de planejamento estratégico

para a empresa B O N I T A se reestabelecer no

mercado de maneira competitiva.

Osasco

2013.

Pass 1

Pesquisar no PLT da disciplina, e nas bibliografias complementares da disciplina de

Processos Gerenciais, que contam no seu plano de Ensino e Apredizagem:

Passo 1 :

Aluna: 1. Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso.

A tecnologia da informação passou a ter domínio, produzindo grandes avanços tecnológicos e as organizações adotaram rapidamente essas técnicas, modernizando suas estruturas. (CHIAVENATO, 2003).

As habilidades podem ser natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são obtidas, de acordo com a necessidade que passarão a ter ao longo da vida.

Habilidade segundo (Lacombe, 2003) “é a capacidade que o ser humano tem de transformar os conhecimentos adquiridos em produtos ou serviços com o desempenho esperado, a partir do ensinamentopraticado”. Para adquirir um bom desempenho profissional, o administrador necessita ter três tipos de habilidades, que segundo o criador dessa tipologia, Kats (1955, apud CHIAVENATO, 2003), são de natureza: técnica, humana e conceitual.

Habilidade Técnica: Maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o prazer prático, com objetos físicos e concretos; consiste em saber utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas.

Habilidade Humana: Capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se á facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver

conflitos.

Habilidade Conceitual: Requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso. As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução de problemas.

Ser esse profissional proativo, que ocupa um cargo estratégico na empresa, exige algumas habilidades essenciais natas e adquiridas:

Adaptabilidade: É necessário que um bom gestor se adapte a qualquer empresa que ele possa vir trabalhar. Um bom líder se adapta a qualquer realidade e sabe se comunicar com qualquer tipo depessoa, seja o dono da empresa, seja o conselho administrativo ou um colega de trabalho.

Interatividade: Uma das maiores habilidades de um gestor é se cercar de pessoas confiáveis e principalmente fazer com que elas se espelhem no chefe que têm. Mas, para isso, é preciso que ele saiba conduzir seus subordinados com sabedoria. Dar exemplo é essencial nesse momento, um bom líder põe a mão na massa junto com a equipe e, claro, incentiva e valoriza o trabalho de cada um.

Delegação: É preciso delegar responsabilidades e, para isso, ele precisará acompanhar os resultados dos trabalhos. Mas, é necessário confiar no trabalho dos subordinados e deixá-los á vontade no momento de criação. Dar autonomia é o posicionamento mais indicado.

Polivalência: Essa é uma habilidade muito importante, ser polivalente requer muito conhecimento muita experiência. Um bom gestor precisa estar pronto para administrar qualquer setor dentro de uma empresa, O acúmulo de experiência com certeza o tornará um empreendedor de sucesso e fará dele um profissional de destaque.

2. O conceito de empresa, de gestor e empresário.

Empresa: Segundo Maximiano (1992) “uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar própositos coletivos.Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, umlaboratório ou um corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações.”

Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos,

recursos financeiros e outros.

A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.

A qualidade é o resultado de um trabalho com organização.

Gestor: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado pelo grupo, com um objetivo específico. As instituições podem ser privadas, sociedades de econômia mista, com ou sem fins lucrativos.

A gestão surgiu quando após a revolução industrial, os profissionais decidiram buscar solução para problemas que não existiam antes, usando vários métodos de ciências, para administrar os negócios da época o que deu início a ciência da administração, pois é necessário o conhecimento e aplicação de modelos e técnicas administrativas.

As funções do gestor são em princípio fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucioná-los , organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo.Empresário: Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços (Art.966). De acordo com o Código Cívil o empresário de define em três traços:

- Exercício de atividade econômica e, por isso, destinada à criação de riqueza, pela produção de bens ou de serviços ou pela circulação de bens ou serviços produzidos;

- Atividade organizada, através da coordenação dos fatores da produção - trabalho, natureza e capital - em medida e proporções variáveis, conforme a natureza e objeto da empresa;

- Exercício praticado de modo habitual e sistemático, ou seja, profissionalmente, o que implica dizer em nome próprio e com ânimo de lucro.

3. Por que as empresas são consideradas sistemas abertos.

As organizações são por definição sistemas abertos, pois não podem ser adequadamente compreendidas de forma isolada, mas sim pelo inter-relacionamento entre diversas variáveis internas e externas, que afetam seu comportamento. Tal como os organismos vivos, as organizações têm seis funções primárias ou principais, que mantêm estreita relação entre si, mas que podem ser estudadas individualmente.

4. O que é missão, visão e valores organizacionais.

Missão

A missão representa a razão da existência de uma organização, ou seja, o que a organização faz, por que faz, para quem ela atua e visando aproduzir qual impacto na sua clientela. A declaração de missão deve responder à seguinte questão: “por quê ou para quê existimos?”. A missão está ligada diretamente aos objetivos institucionais e aos motivos pelos quais a organização foi criada, na medida em que representa a sua razão de ser. Não deve ser confundida com os produtos ou serviços ofertados pela instituição. Segundo Chiavenato (1999, p. 49), a missão funciona como orientador para as atividades da organização. Ela tem por finalidade clarificar e comunicar os objetivos, os valores e a estratégia adotada pela organização.

Ainda segundo Chiavenato, é fundamental que todos na organização conheçam a missão e os principais objetivos institucionais, pois se as pessoas que fazem parte da empresa não sabem o motivo de sua existência e os rumos que pretende adotar, dificilmente elas saberão o melhor.

Visão

A visão de futuro é a expressão que traduz a situação futura desejada para a instituição. Chiavenato (1999, p. 51) define visão como a imagem que a organização tem a respeito de si e do seu futuro. Representa o sonho de realidade futura de uma organização, o qual lhe serve de guia.

A visão é estabelecida sobre os fins da instituição e corresponde à direção suprema que a organização busca alcançar. É um plano, uma idéia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente num prazo determinado. É mutável por natureza e representa algoconcreto a ser alcançado.

A visão de futuro é aquela que detecta os sinais de mudança, identificando oportunidades e ameaças, e direciona os esforços, inspirando e transformando produtivamente um propósito em ação, em fato concreto.

Valores Organizacionais

Os valores organizacionais representam os princípios éticos que devem nortear as ações e a conduta da organização. Assim, se consubstanciam em um conjunto de crenças e princípios que orienta as atividades da instituição. Quando claramente estabelecidos, ajudam a organização a reagir rápida e decisivamente nas situações inesperadas que se apresentam.

Passo 2

Sheila: Essa realidade é completamente valida no meio de trabalho em que estamos vivendo, a questão de empresa, gestor e empresária entra completamente em nosso dia-a-dia, pois não tendo uma visão boa de empresa, você não se adéqua ao que se é necessário.

Não ser um bom gestor é o que mais existe no momento, pois é esse um dos maiores fatores que desmotivam seus colaboradores.

A missão, visão e valores da empresa é a primeira coisa em que pesquisamos sobre a empresa, pois esses três pontos já dizem por si só o que a empresa quer e pensa para o futuro.

É a aplicação de conhecimentos administrativos para organizar e gerenciar com eficiência e lucratividade qualquer tipo de empresa ou negócio. Analisa e avalia o mercado e define as estratégias de gerenciamento e a administração dos recursos materiais e financeiros de micro, pequenas e médias empresas.

Todos os conceitos abordados no passo 1, refletem diretamente no nosso cotidiano, uns mais outros menos, que de maneira geral tem um papel ativo nas empresas, todos

lidamos com gestores, que para melhor auxiliar necessitam das habilidades básicas,

e para conquistar um constante avanço e preciso visão de futuro, com um relacionamento

aberto para com os colaboradores, para garantir melhoresresultados.

Cada pessoa a sua maneira tem a capacidade de se tornar um gestor de sucesso, para isso é necessário garantir as habilidades básicas, com treinamento e com prática das teorias.

O mundo corporativo exigeuma visão estratégica para enfrentar os desafios, buscando competências e habilidades para Gestão em diferentes áreas. Uma boa Gestão Empresarial está ligada a estratégias competitivas cuja finalidade é agregar valor ao negócio da empresa, fazendo com que ela se posicione no mercado em que atua e se destaque da concorrência.

...

Baixar como  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »