TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerênciais

Projeto de pesquisa: Processos Gerênciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO

 

 

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

 

 

PROCESSOS GERENCIAIS

 

 

Anderson Rogério Silva Feitosa - 9093461899

Bruna Karen de Sales Vieira - 8641280233

Fabrícia dos Santos Silva - 6622375532

Jackson Aparecido Barboza - 8408132333

Kleber Rodrigues dos Santos - 8640275393

Michele Teles - 8641282057

Olivia Sousa dos Santos - 1299188224

Paulo Roberto dos Santos Silva - 8692311204

 

 

ATPS - ETAPA 2

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A

EMPRESA B.O.N.I.T.A LTDA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TURMA 2ºAN

PROFESSOR JORGE LUIZ CAMPOS

 

 

SÃO BERNARDO DO CAMPO – OUTUBRO/ 2014

 

Decisões Rápidas e Decisões Apressadas

Imagine a pior coisa que pode acontecer se tomar uma decisão errada. Prejuízo? Perda de tempo? Perder o emprego?

 Existem várias profissões que lidam diariamente com o risco, e a pior coisa que pode acontecer é bem mais desagradável: morrer - você, sua equipe, e mais um bando de gente à sua volta.

Em situações assim, pessoas normais estariam tão aterrorizadas que certamente ficariam paralisadas. Mas se um bombeiro ou policial fizer isso numa situação de tensão, colocará em risco todos à sua volta. Então como é que esses seres normais lidam com toda essa pressão e, ainda assim, conseguem tomar decisões acertadas? E o que podemos aprender com eles?

 Baseado nos depoimentos de pessoas que, sob altíssima pressão, tem que tomar decisões de vida ou morte. Por exemplo, enfermeiras de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), pilotos de combate (caças e helicópteros), bombeiros e até pilotos de tanques de guerra M-1 ,conseguimos enxergar o quão importante é o “ pensar rápido “

Pessoas que sempre estudam e dominam a área que atuam passam a agir em determinado momento no “piloto automático “ não precisando mais de seus manuais .

Quando você encontra uma determinada situação, seu cérebro revê seu catálogo de lembranças e procura algo que se assemelhe o máximo possível com o que está ocorrendo. Com base nisso, o cérebro decide imediatamente por uma determinada ação ou estratégia. Tudo isso ocorre em milionésimos de segundo. É a intuição.

Visto desta forma, a intuição é na verdade um aprendizado - temos que aprender a ver e reconhecer rapidamente o que está acontecendo.

Diz a teoria clássica da Tomada de Decisões que você deve:

a)  Identificar opções.

b)  Avalia-las.

c)  Dar notas (prós e contras).

d)  Escolher a maior nota.

 Mas é justamente o contrário que ocorre - em situações extremas, as pessoas não pensam em opções - elas simplesmente sabem qual é a resposta certa. O que elas fazem é, uma vez decidido o curso de ação, controlar se tudo está correndo como previsto, ou se novas conseqüências, inesperadas, surgem. Neste caso, é preciso tomar uma nova decisão - e o ciclo ocorre novamente.

Quanto maior a pressão, menos se busca a solução certa - busca-se apenas a solução que funciona. Para isso, é fundamental diferenciar risco percebido de risco real. Muitas empresas gastam milhões de reais defendendo-se de riscos completamente fora do seu controle. Numa situação de apuro, controle apenas o que você pode controlar.

Pessoas experientes vêem um mundo diferente do que os novatos.  E o que eles vêem os leva a tomar certas decisões - ou decisões certas. É tudo uma questão de percepção. Quando as pessoas mais experientes chegam para tomar uma decisão, a pergunta que querem ver respondida não é “O que tenho que fazer”, mas sim “O que está acontecendo?”.

Também achava-se que os experts, na hora de decidir, deliberassem cuidadosamente os méritos de cada ação, e que os novatos decidissem impulsivamente pela primeira opção que aparecesse. Mas é justamente o contrário que ocorre. São os novatos que tem que comparar diferentes ângulos da questão para resolver um problema. Um expert cria rapidamente uma solução e, rapidamente também, decide se esse plano vai funcionar ou não. Um expert é rápido porque faz menos.

Se isso estiver correto, professores e consultores que ensinam cursos de Tomadas de Decisão enfatizando longos estudos comparativos entre diversas opções estão ensinando tudo errado. Comparar opções funciona bem para novatos ou situações sem pressão. Mas a melhor forma de acelerar esse processo de aprendizado é fazendo com que as pessoas acumulem experiência, para que possam rapidamente acumular as memórias e ‘pistas’ que permitam ao cérebro fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com