TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer - Relatório Parcial

Trabalho Universitário: Prointer - Relatório Parcial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  2.623 Palavras (11 Páginas)  •  1.699 Visualizações

Página 1 de 11

Relatório Parcial: PROINTER III

Ensaio Acadêmico – descritivo.

PLANEJAMENTO COMERCIAL

Jundiaí/SP

201X

RA Acadêmicos

Relatório Parcial: PROINTER III

Ensaio Acadêmico – descritivo.

PLANEJAMENTO COMERCIAL

Trabalho apresentado como atividade avaliativa, respectiva a disciplina: PROINTER III, tendo como disciplinas norteadoras: Gestão de Custos e Preços, Planejamento de Vendas e Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor.

TTPRE Orientadora: XXXXX

Jundiaí/SP

2014

PLANEJAMENTO COMERCIAL

O gerente de vendas é o responsável por motivar, orientar, dirigir e treinar a equipe de vendas, analisando os pontos que devem ser melhorados e assim buscar alternativas para que obtenha resultados expressivos. Para isso é necessário uma organização na área de vendas, que nada mais é do que colocar as pessoas certas nos lugares certos, distribuir tarefas, delegar autoridade, definir normas e regras, E Partindo desse principio, ele terá um bom ambiente de trabalho e uma equipe entusiasmada. O próximo passo que também é de extrema importância é o planejamento de vendas, o qual será definido objetivos e metas a serem alcançados, e prazos para conclusão do mesmo.

Uma boa gestão de custos e preços, tem como objetivo maximizar os lucros da empresa para um excelente planejamento de vendas, essa área de gestão de custos é fundamental, pois a mesma precisa estar atualizada nas informações financeiras, para que tenha a sustentação e crescimento da empresa, podendo assim utilizar , relatórios e controles financeiros que as ajudam nesse sentido, um dos principais controles financeiros, sem sombra de dúvidas é o controle da operação e do sistema de custos, é um dos mais importantes para se manter o negócio saudável. A utilização da Analise de mercado e comportamento do consumidor, também tem grande importância para que esse planejamento seja um sucesso, O objetivo da análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize, para que a análise de mercado seja feita de forma correta, é necessário analisar os consumidores, a concorrência e os fornecedores. Esta analise é algo distinto, porque consiste em encontrar clientes potenciais que tenham a vontade de utilizar os produtos e serviços que a sua empresa pretende oferecer e satisfazê-lo na etapa final da ação. Para assegurar decisões estratégicas, é fundamental realizar uma pesquisa simples e testar as metodologias mais alinhadas as necessidades do negocio, podendo partir das seguintes etapas: definição de objetivos e público alvo, definição da coleta de dados (dados primários ou secundários), escolha da metodologia, definição da amostra, elaboração de instrumentos de pesquisa, aplicação de pesquisa, tabulação e análise e por fim a tomada de decisão. A empresa ainda pode melhorar sua analise de custo e preços, através de acompanhamento mensal de indicadores de performance e revisão dos orçamentos. Assim, a boa gestão da estrutura de custos, se faz necessária para termos o aumento do lucro através da redução dos custos de produção e finalmente aumentando e valorizando o preço das ações da companhia.

 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As atividades de venda são determinadas através de um plano elaborado pela área de marketing considerando a existência de cenários.

Alguns pontos são recomendados nesta elaboração, como por exemplo, a identificação de incertezas econômicas, sociais ou demográficas e fatores que podem mudar a demanda do setor como lançamentos de novas tecnologias que tornam seu produto obsoleto.

O estrategista deve trabalhar com pressuposições do futuro, analisando as diferentes tendências e suas consequências na estrutura da empresa, criando assim uma forma de se beneficiar de cada situação. O planejamento das vendas deve estar de acordo com as características do mercado-alvo e dos objetivos da empresa. As empresas tradicionais preocupam-se com o volume de vendas gerado, no entanto há uma nova tendência que é a de visar a satisfação do cliente e o lucro da empresa. O aumento do volume de vendas faz parte da estratégia para gerar vantagens perante os concorrentes, mas por si só não é eficiente. As empresas oferecem as facilidades como políticas de entregas e prazos de pagamento ou descontos para gerar mais vendas, mas essas estratégias são facilmente copiadas pela concorrência, no entanto, buscar informações sobre suas necessidades com o intuito de fideliza-los, tem efeitos diferentes, pois, a imagem da empresa está relacionada com seu desempenho e comportamento.

Uma empresa que além de gerar volume de vendas cria um conceito de vendas de solução, levando em consideração que o valor agregado está na percepção dos clientes e na sua utilização, e assim, os estuda para conhecer melhor suas necessidades, customiza as ofertas fazendo constantes alterações em seu mix e empregam os argumentos adequados à efetivação da venda, conseguem utilizar a força das vendas como vantagem competitiva.

Segundo Churchill (2003), marketing é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. O seu papel é possibilitar às empresas a oportunidade de expandirem seus mercados, compreendendo, criando, comunicando e fornecendo valor pelos seus produtos/serviços.

O marketing tem por principal responsabilidade o alcance do crescimento em receitas lucrativas para a empresa. Ele deve identificar, avaliar e selecionar as oportunidades de mercado e estabelecer as estratégias para alcançar proeminência, senão domínio, nos mercados-alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com