TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar

Artigo: Projeto Interdisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  2.695 Palavras (11 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 11

PROJETO INTERDISCIPLINAR I

São Paulo

2011

PLANO DE NEGÓCIO

LOJA DE PRODUTOS ARTESANAIS

APRESENTAÇÃO

A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ARTESANAIS EXIGE SENSIBILIDADE, CRIATIVIDADE E MUITA INFORMAÇÃO. ESTE SEGMENTO É EXTREMAMENTE DINÂMICO E DIVERSIFICADO, POIS LIDA DIRETAMENTE COM AS VARIAÇÕES NAS TENDÊNCIAS DA ARTE DA DECORAÇÃO E POSSIBILITA A ATUAÇÃO COM PRODUTOS POPULARES OU SOFISTICADOS, CLÁSSICOS OU ESPORTIVOS.

Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina, Projeto Interdisciplinar I, do curso Ciências Contábeis e Processos Gerenciais, da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação da Professora Cristine Martini.

São Paulo

2011

SUMÁRIO

CAPÍTULO: 1

ASPECTOS IMPORTANTES PLANO DE NEGÓCIOS

1 - Identificar uma necessidade

2 - Provar a Vantagem Competitiva

3 - Definir o Foco

4 - Ser Realista

5 - Mapear o Mercado

6 - Analisar as conjecturas

7 - Expor todos os riscos no plano

8 - Ter um Plano B

9 - Apresentar o negócio para as pessoas certas

CAPITULO 2

ANÁLISE DE MERCADO

1 - Análise do Setor

2 - Análises Competitivas do Empreendimento Econômico e Solidário

3 - Análises Competitivas do Empreendimento Econômico e Solidário Autogestão

4 - Participações de Mercado, Tendências e Potencial de Crescimento.

CAPITULO 3

VISÃO

MISSÃO

CAPITULO 1

ASPECTOS IMPORTANTES PLANO DE NEGÓCIOS

Alguns aspectos devem ser cuidadosamente considerados e analisados na elaboração de um PN, tais como:

1 - Identificar uma necessidade; Geração de renda de modo sustentável, renda familiar, prestação de serviços a comunidade, e qualidade da matéria prima.

2 - Provar a Vantagem Competitiva; O trabalhar em conjunto proporciona qualidade de vida e dignidade aos confeccionadores, mostra que diante de mundo tão diversificado, entre religião, crenças e cultura, todos tem espaço para se trabalhar e conquistar seus objetivos.

3 - Definir o Foco; Como é grande a diversificação brasileira, o foco maior são os viajantes, e estrangeiros que vem conhecer a cultura brasileira, pessoas interessadas em conhecer cultura local de cada estado.

4 - Ser Realista; Diante do mundo tão competitivo, vai depender de como tratar os clientes e ter cabeça e conhecer gosto de pessoas alheias.

5 - Mapear o Mercado; O mercado pode ser dividido em pessoas que iram comprar seus produtos, ou mesmo que somente iram divulgar seu trabalho, olhar sobre que parte onde você está localizado é ponto turístico, e aproveitar cultura local e desenvolver inovações mantendo originalidade dos produtos, e despertar curiosidade, e satisfação ao cliente.

6 - Analisar as conjecturas; Começa da informalidade uma ideia com fundamento incerto para depois partir para a conquista, sempre vai haver algo que não seja compartilhado, mas com certeza uma hora aparece alguém que goste daquela ideia que você criou daquilo que outros não gostaram ou que acharam que era algo que não impressionava a ninguém.

7 - Expor todos os riscos no plano; Se o local de venda não estiver sendo lucrativo, sair a procura de outro e recomeçar, não atacar os tipos de crenças, pois é necessário compreender todo seu publico.

8 - Ter um Plano B; Se o mercado está franco, viajar com seus produtos em datas comemorativas levando a cultura de sua região, buscar sempre as informações certas dos produtos, saber a historia de onde vem sua matéria prima.

9 - Apresentar o negócio para as pessoas certas; Não adianta nada se dedicar em certa região, e levar as informações sobre seu produto, a quem não busca o conhecimento, uma pesquisa de campo, para saber o que a região obteve grande resultado, ou sofreu por grande perca, e retrair a realidade de quem ali viveu trará, satisfação à comunidade e isso agregará valor em seus produtos.

CAPITÚLO 2

ANÁLISE DO MERCADO

1- Análises do Setor

1.1Em qual setor ou ramo de atividade econômica o empreendimento se situa?

No ramo comercial, e o objetivo é vender produtos artesanais diretamente ao consumidor final ou a outras empresas que farão a venda aos consumidores final.

1.2 Qual a situação atual deste setor ou ramo?

 Tamanho e/ou potencial

A atividade artesanal tem importância significativa na economia do país e tem um grande potencial de geração de postos de trabalho e renda principalmente para mão-de-obra pouco qualificada, mas devido a vários fatores tem sido pouco estudada, o que contribuiu para que ela não fosse encarada e gerenciada como negócio.

 Volume de vendas

Médio, pois depende da região onde é comercializado.

 Lucratividade do setor ou ramo

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com