TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar I

Artigo: Projeto Interdisciplinar I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  1.850 Palavras (8 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA ON-LINE

PIZZARIA LA BODEGUITA

São Paulo

2013

PIZZARIA LA BODEGUITA

Trabalho apresentado como exigência da disciplina de Projeto Interdisciplinar I do curso de Graduação Tecnológica da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação da Profª. Adriana Siqueira.

São Paulo

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 OBJETIVO GERAL 4

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4

1.3 METODOLOGIA DE PESQUISA 4

2 RAMO DE ATUAÇÃO 5

3 ANÁLISE DE CENÁRIOS DO MACROAMBIENTE 6

3.1 CENÁRIO POLÍTICO-ECONÔMICO 6

3.2 CENÁRIO LEGISLATIVO 6

3.3 CENÁRIO TECNOLÓGICO 6

3.4 O CENÁRIO NATURAL 7

3.5 CENÁRIO SOCIOCULTURAL 7

4 ANÁLISE DA INDÚSTRIA 8

5 DESCRIÇÃO DA CONCORRÊNCIA 9

6 FATORES CHAVE PARA SUCESSO 10

7 AS CINCO FORÇAS DE PORTER ................................................................................................11

8 ESTIMATIVA DA DEMANDA 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1 INTRODUÇÃO

Apresentamos neste, um parecer sobre o negócio que a equipe irá apresentar como atividade do Projeto Interdisciplinar. Este negócio do seguimento alimentício tendo como produto principal a pizza. Seu objetivo é atender clientes da região com qualidade, manter a tradição e com foco em entregas delivery e atendimento no restaurante.

1.1 Objetivo geral

Temos como objetivo geral mostrar um estudo sobre uma pizzaria que concentra seu atendimento e foco na população da região de Parelheiros. Vamos mostrar que a localização, a quantidade de pessoas na região e a tradição contribuíram diretamente para o sucesso da pizzaria La Bodeguita.

1.2 Objetivos específicos

Temos como objetivos específicos mostrar pontos de sucesso e pontos de fracasso que podem interferir em um negócio. Esses pontos fortes e pontos fracos podem determinar o tempo que um negócio pode ficar aberta, decretando seu sucesso e seu fracasso. Como futuros empreendedores, temos como meta frisar estes pontos.

1.3 Metodologia de Pesquisa

A metodologia da pesquisa foi elaborada através de sites da internet, livros, revistas especializadas, pesquisa de campo e dados interpessoais anotados.

2. RAMO DE ATUAÇÃO

Prestação de serviços, com serviço de alimentação no segmento de pizzas.

A pizzaria La Bodeguita atua no setor alimentício sendo mais um restaurante, entre vários outros no Estado de São Paulo, a oferecer como “carro chefe” a pizza.

Seu atendimento tem como foco a entrega delivery, vendas no balcão e o consumo no restaurante.

Ramo de Atividade Prestação de serviços

Tipo de Negócio Serviço de alimentação - Pizzaria

Produtos Ofertados Pizzas e bebidas

Opções de atendimento Restaurante, delivery e balcão.

3 ANÁLISE DE CENÁRIOS DO MACROAMBIENTE

3.1 Cenário político-econômico

No ambiente econômico podemos ressaltar que o poder de compra das pessoas da região é baixo, por isso a pizzaria oferece preços bem acessíveis para um público da classe C. Apesar da concorrência, o público é fiel a pizzaria por seu tempo de negócio aberto, pela qualidade da pizza e pelo atendimento diferenciado.

No cenário político, não há algo atualmente que possa interferir no negócio, ou no segmento como um todo. Também não há previsão futura de algo que possa afetar esse ramo.

3.2 Cenário legislativo

Para que uma empresa possa iniciar suas atividades, é necessário que esteja devidamente legalizada, ou seja, deverá estar registrada em determinados órgãos nos âmbitos federal, estadual e municipal. Alguns registros são comuns para todas as empresas, outros são exigidos apenas para aquelas que realizem determinada atividade.

O negócio deve ter CNPJ, funcionários registrados, normas de higiene e limpeza, fornecedores, etc. Vejamos, por exemplo, uma norma da ANVISA abaixo:

A Resolução RDC n.º 216, de 15 de setembro de 2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, dispõe sobre regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação, a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado.

Como esta existem várias normas que, se não seguidas, podem acarretar em problemas, recebendo penalizações severas e até o encerramento das atividades.

3.3 Cenário tecnológico

Recomenda-se ao empreendedor investir em informatização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com