TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Extensão: Plástico Biodegradável à Base de Algas

Por:   •  13/10/2022  •  Dissertação  •  1.889 Palavras (8 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 8

SUGESTÃO PARA PROPOSTA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA - USF

1. DADOS GERAIS

Título do Projeto

Plástico Biodegradável, uma atitude solidária.

Integrantes da equipe

Nome:

Fabio de Arruda Neto

RA:202226538

Professor responsável

Fernando Rodrigo Andrian

Curso

Curso de Tecnologia em Marketing – EAD, Polo Itatiba

Linha de atuação

  • Sustentabilidade ambiental
  • Sustentabilidade econômica
  • Justiça Social e Direitos Humanos
  • Educação e Tecnologia
  • Humanização da saúde

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

  • 1- Erradicação da Pobreza
  • 2- Fome Zero
  • 3- Saúde e Bem Estar
  • 4- Educação de Qualidade
  • 5- Igualdade de Gênero
  • 6- Água Potável e Saneamento
  • 7- Energia Limpa e Acessível
  • 8- Trabalho Decente e Crescimento Econômico
  • 9- Indústria, Inovação e Infraestrutura
  • 10- Redução das Desigualdades
  • 11-Cidades e Comunidades Sustentáveis
  • 12- Consumo e Produção Responsáveis  
  • 13- Ação Contra a Mudança Global do Clima
  • 14- Vida na Água
  • 15- Vida Terrestre
  • 16- Paz, Justiça e Instituições Eficazes
  • 17- Parcerias e Meios de Implementação

Tipo de projeto

  • Projeto extensionista não implementado na prática (proposta de intervenção)
  • Projeto extensionista implementado na prática (intervenção executada)

Tema gerador

Gestão da Cadeia de Suprimentos

 Produto decorrente do projeto (opcional dependendo do tipo de projeto)

O produto decorrente do projeto são embalagens de plástico feitos à base de algas, sendo 100% biodegradáveis, compostáveis, e que têm um tempo surpreendente de decomposição, onde dependendo da espessura, levam apenas 2 a 3 meses para se decompor em climas mais quentes, e de 3 a 4 meses em climas mais frios. Quando a produção exceder a demanda, os grânulos obtidos através das algas, serão um segundo produto, com o intuito de serem vendidos para outras empresas para ajudar no custo do projeto. 

2. IDENTIFICAÇÃO DO CENÁRIO DE INTERVENÇÃO E HIPÓTESES DE SOLUÇÃO

Local (cenário) previsto para a implementação do projeto

 A intervenção será proposta para empresas de embalagens plásticas que se situam em regiões litorâneas, pois, como há uma necessidade do cultivo de algas para a realização do projeto, a localização oportuna, contribui para que seja economicamente mais viável. Esse projeto, pode ser solucionado criando um novo departamento responsável por toda produção de algas e orientação para o desenvolvimento do produto final, setorizando cada etapa e recrutando o número necessário de colaboradores locais, conforme a demanda da empresa.  Teremos também a parte das vendas de grânulos para outras empresas, portanto, devemos organizar um setor de logística para transportar as algas tanto para o interior da própria empresa, quanto para o exterior, para outras empresas, atendendo as demandas e produções dos dois lados.  

Público-alvo a ser atendido pelo projeto

Os plásticos poderão ser usados na própria empresa para confecção de embalagens, tendo como público alvo empresas que trabalham com alimentos de consumo rápido, como amendoim, salgados, bolachas, castanhas, grãos de milhos, verduras, frutas, entre outros.

  Além disso, serão vendidos os grânulos (matéria prima obtida através das algas, a qual se utiliza para misturar com outros materiais e obter o produto final), que também serão vendidos para outras empresas, podendo ser utilizados na fabricação de cartões, canudos, porta canetas, colheres, potes degradáveis, entre outros, afinal, essa matéria prima criada com as algas, pode ser misturada com facilidade, permitindo a mescla com vários materiais. Portanto, teremos como público alvo, outras empresas, onde apresentaremos o produto para a venda, conscientizando-as sobre a importância do uso desse material sustentável como um argumento de venda, e também como mais um passo para o sucesso do nosso projeto sustentável se expandir fazendo a diferença em várias regiões do Brasil.

Apresentação do(s) problema(s) observado(s) e delimitação do objeto de estudo e intervenção

O problema observado foi o impacto da poluição plástica no meio ambiente, que vem aumentando a cada dia, pelo fato de que a maioria dos plásticos são descartáveis e não são biodegradáveis, sendo utilizados somente uma vez, além de demorarem mais de quatrocentos anos para se decompor por completo, o seu descarte incorreto maximiza ainda mais o problema, necessitando assim de uma solução cada vez mais urgente e inadiável. A poluição plástica é um problema global que afeta o nosso planeta de várias formas, poluindo o ar, os oceanos, a terra, e também afetando os animais que inocentemente ingerem o plástico confundindo com comida. Toda essa poluição também afeta a economia quando pensamos no turismo, pois, o custo para a limpeza das cidades está cada vez mais alto.  

Definição de hipóteses para a solução do problema observado

A hipóteses para solução, é de criar algo sustentável, que ajude a amenizar o impacto da poluição plástica no mundo. Como contribuição para o meio ambiente, adotamos a ideia de uma produção própria de algas marinhas em áreas litorâneas, assim tornando o projeto ainda mais sustentável e gerando emprego à população local.

3 DESCRIÇÃO DO PROJETO

Resumo

O plástico é um dos maiores problemas enfrentados pelo meio ambiente, a decomposição total desse material leva pelo menos quatrocentos anos, e devido à sua cultura de usar e descartar, muitas vezes ocorrendo até um descarte inadequado, tornou algo que devemos nos preocupar em mudar. Por isso, esse projeto de extensão tem como objetivo diminuir a poluição plástica no Brasil, cultivando algas para utilizá-las como base na produção de um plástico 100% biodegradável, usado nas embalagens de diversos produtos. Optamos pelo próprio cultivo das algas para evitar o esgotamento do ecossistema marinho, onde serão estruturados toda produção, a qual não gera nenhum tipo de resíduo, estoque e transporte das algas, assim sendo necessário o recrutamento de novos funcionários, gerando empregos para a população local. Também será feita uma orientação por uma equipe de consultores de vendas, destacando o fato de que além de todas essas vantagens, as algas ainda capturam dióxido de carbono, o que contribui para a diminuição do efeito estufa, afim de conscientizar empresas que trabalham com o plástico para que comprem e utilizem esse material biodegradável, com o objetivo de gerar vendas para tornar o projeto economicamente viável e espalhar a cultura sustentável pelo Brasil.

Palavras chave: poluição plástica; sustentabilidade; cultivo; empregos; economicamente viável; conscientização 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (152.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com