TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa

Por:   •  24/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 7

Fatores que geram motivação e maior interesse para estudantes da FCAD frequentarem as aulas1

Alessandra Mayumi CLEMENTE2

Gabriela Naomi HIGA3

RESUMO

O cliente FCAD - Faculdade de Comunicação, Artes e Design, com o intuito de aprimorar a frequência nas aulas , analisar os interesses que geram maior frequência e assim identificar possíveis melhoras , solicitou realização da pesquisa de mercado quantitativa onde buscou-se através de pesquisa de mercado quantitativa, informações sobre estrutura, formato de aulas , professores e conteúdo de disciplinas.

Palavras chaves: Pesquisa, Alunos Universitários, satisfação, interesses.

1 INTRODUÇÃO

        A Faculdade de Comunicação, Artes e Design solicitou uma pesquisa quantitativa de campo aos alunos da universidade para identificar os fatores que geram motivação em salas de aulas, buscando entender também o interesse dos estudantes. O trabalho acadêmico realizado foi desenvolvido através da pesquisa de quantitativa, realizado no segundo semestre de 2014.

1Trabalho submetido ao XXII Prêmio Expocom 2015, na Categoria Publicidade e Propaganda, modalidade Pesquisa Mercadológica.

2Aluno líder do grupo e estudante do 5º. Semestre do Curso de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, email: alee.mayumi@gmail.com

3 Graduado. Semestre do Curso de Tecnologo em Eventos, email: adrianogianotto@ig.com.br 

2 OBJETIVO

        O objetivo da pesquisa com alunos da Faculdade de comunicação Artes e Design, FCAD, é buscar  compreender quais fatores geram maior interesse dos alunos nas salas de aula, para aprimorar a estrutura e o interesse dos mesmos e consequentemente melhorar a frequência.

        A pesquisa também possibilitou avaliar a estrutura da universidade e descobrir o que está ligado diretamente aos fatores de interesse.

3 JUSTIFICATIVA

        O interesse na aplicação de uma pesquisa de mercadológica na Faculdade de Comunicação, Artes e Design surgiu a partir de certas indagações e questionamentos levantados pela gestão da instituição, para as quais notou-se necessárias respostas ou orientações para fundamentar as tomadas de decisão.  De acordo com o Ministério da Educação, divulgado em censo sobre o ensino superior, 30 % dos estudantes que entram nas universidades privadas abandonam o curso antes da conclusão (Senado, 2013). Solicitou-se a pesquisa para apurar e assim investir e aprimorar os itens de maior interesse dos alunos em relação ao curso escolhido e estrutura oferecida pela instituição de ensino.

        O cliente alega ter notado que em decorrência de suas condições sociais ou financeiras, os estudantes acabam muitas vezes faltando as aulas e com o tempo desistindo do curso. Sendo assim, visa-se descobrir quais os motivos que mudariam  um possível quadro de desinteresse, que atrai a trás o aluno para a sala de aula, para assim diminuir a evasão de alunos dos cursos de comunicação e áreas correlatas, da instituição.

        

4 MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS

        A pesquisa quantitativa realizada através de um questionário com dez questões fechadas, aplicado em campo em uma amostra de 400 alunos da FCAD, sendo 180 homens e 220 mulheres, entre 19 a 25 anos, dos cursos de: Eventos, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Cinema, Radio Tv, Musica, Jornalismo, Fotografia, Moda e Design Gráfico, entre 2º e 8º semestre.

        Optou-se pela utilização do método de Survey, assim a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, aplicado pessoalmente com os alunos, “as conclusões descritivas e explicativas obtidas pela análise são [...] generalizadas para a população da qual a amostra foi selecionada” (BABBIE, 1999, p.77), para uma comunicação direta e obtenção de maior percepção sobre os fatos, garantindo assim o controle e eficiência no levantamento de campo e resultados fidedignos.

        Utilizou-se da pesquisa exploratória descritiva, para definir o problema de pesquisa e assim a uma hipótese com mais asserção, assim escolhemos as técnicas adequadas para as pesquisas e decidindo as questões que necessitavam de maior atenção e analise.

                                “(...) é um elemento central para a validade dos dados tanto no que                                 concerne a verificar e aprimorar a operacionalização das questões                                 de pesquisa e dos conceitos – ou seja, na passagem da teoria para a                                 empiria – quanto na garantia da correspondência de significados                                 entre pesquisador e entrevistado.” (AGUIAR, 2007, p. 247).

5 DESCRIÇÃO DO PRODUTO

        O planejamento da pesquisa, realizado após coletar informações do cliente, assim selecionando o universo da pesquisa no Campus V do CEUNSP, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, definindo a amostra entre estudante da Faculdade de Comunicação Artes e Design – FCAD, de idade de 19 a 25 anos, dos cursos de: Eventos, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Cinema, Radio Tv, Musica, Jornalismo, Fotografia, Moda e Design Gráfico, entre 2º e 8º semestre.

        Foi realizado um pré-teste do questionário composto de perguntas fechadas e também de múltipla escolha para a averiguação da efetividade das questões propostas, e assim exclusão das questões de menos efeito ao objetivo da pesquisa.

        Os respondentes, foram qualificados dentro de uma amostra não probabilística, a partir de perguntas de caracterização, aplicadas no inicio do questionário para categorizar o respondente dentro do perfil e decidir a partir daí, se a pesquisa deve ou não ter continuação, de acordo com o publico alvo da pesquisa.        

        Os aplicadores foram selecionados, dentre o grupo interdisciplinar de estudos, para ir a campo colher as informações com a aplicação do questionário.

        Após a duração de 20 dias de pesquisa, e a obtenção de resposta de 400 respondentes voluntários, os dados foram compilados em uma planilha Excel, para assim serem extraídos os dados e transformados em gráficos para comparação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (241 Kb)   docx (62 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com