TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

P’s do Marketing

Pesquisas Acadêmicas: P’s do Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/7/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

4 P’s do Marketing

Resumo

O dado artigo vem mostrar a implantação da teoria dos 4 P’s do marketing no drink energético Red Bull. Além disso ele nos trás um breve referencial teórico sobre conceitos de marketing e da teoria dos 4 P’s do marketing. Vemos nesse trabalho que o marketing vem sendo definido de diversas maneiras por diversos autores. Observamos também que vem sendo desvinculada a imagem de que marketing é única e exclusivamente propaganda. Pelo contrario, a propaganda é parte do marketing. Deve ser praticado não somente pelos chamados Departamentos de Marketing, mas deve estar impregnada em todas as ações desenvolvidas pelas empresas.

1. Introdução

A expressão marketing tem sido fortemente comparada com propaganda, quem sabe pelo fato de as empresas que o utilizam estarem constantemente divulgando seus produtos e marcas na mídia. Propaganda é uma das ferramentas do Marketing. Entretanto, Marketing aborda outras ferramentas muito menos visíveis, como o estudo e criação de produtos, a localização e distribuição dos mesmos junto aos consumidores entre outros para não estender a lista. Trata-se de uma filosofia empresarial

A algum tempo os bens e serviços eram desenvolvidos e oferecidos sem que se pensasse muito no cliente. A ênfase recaía sobre o produto que estava sendo ofertado e as necessidades da empresa que o oferecia, e não sobre as necessidades daquele que o estava comprando, não se levava em consideração o que o cliente queria de verdade. Com o passar do tempo e com o aumento da oferta de bens e das empresas concorrentes, os velhos conceitos e métodos já não serviam mais e os consumidores passaram a ter escolha maior. Com o passar dos anos, muitas empresas reconheceram as diferenças de conceitos e se orientaram para o cliente.

Marketing é a atenção total ao cliente. Marketing é o respeito total pelo cliente. É ter uma preocupação constante em identificar as necessidades reais do cliente, direcionando todas as atividades da empresa a essas necessidades, buscando explorar uma oportunidade de negócio, surgida a partir dessas necessidades.

1. Fundamentação Teórica

1. Conceitos de Marketing

Na busca por um conceito definitivo para marketing agente pode observar que não há uma unanimidade entre as respostas encontradas. Podemos ver no dicionário Michaelis que marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor. Outro conceito que encontramos em uma busca rápida é o de que marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005). Temos também um conceito encontrado que diz que marketing é um processo que objetiva a construção de relações duradouras (JAY CONRAD LEVINSON,1982). Temos também Peter Drucker dizendo que Marketing é função única da empresa moderna, e que tem por objetivo conquistar e preservar clientes. Outro autor define MARKETING como um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. (KOTLER, 1998).

Diversos autores e diversos meios de comunicação definem marketing de uma forma diferente uma da outra, mas que se analisarmos profundamente, querem dizer a mesma coisa, é um processo social e gerencial onde indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros, pois não há uma única verdade sobre o que é marketing, cada autor descreve da sua forma. Mesmo com essa quantidade de definições, há uma concordância no que diz respeito ao objetivo do marketing que é conhecer seu cliente tão bem que o produto ou serviço seja adequado a ele e se venda sozinho.

A expressão tem sido fortemente comparada com propaganda, quem sabe pelo fato de as empresas que o utilizam estarem constantemente divulgando seus produtos e marcas na mídia. Propaganda é uma das ferramentas do Marketing. Entretanto, Marketing aborda outras ferramentas muito menos visíveis, como o estudo e criação de produtos, a localização e distribuição dos mesmos junto aos consumidores entre outros para não estender a lista.

1. Teoria dos P’s

Foi criada na década de 50, a Teoria dos 4 P's, variáveis onde se pode administrar o composto mercadológico de uma empresa. As variáveis são:

• Produto: segundo Tulesk “é qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça necessidades e desejos de um mercado.”

• Preço: segundo Tulesk “é o volume de dinheiro cobrado por um produto e/ou serviço.”

• Praça: segundo Tulesk “é conhecido como ponto-de-venda ou canal de distribuição e pode ser descrito como sendo uma rede organizada de órgãos e instituições executam todas as funções necessárias para ligar os fabricantes aos usuários-finais a fim de realizar a tarefa de marketing.”

• Promoção: divide-se em vários meios para atingir os clientes e que eles conheçam e tenham interesse de comprar o produto.

1. Estudo de Caso

1. Histórico

O Red Bull é uma bebida energética não alcoólica que se tornou um sucesso de vendas em diversos países, devido, em grande parte, a uma ótima campanha de marketing, uma excelente distribuição e um bom projeto de embalagem. Red Bull foi criado no ano de 1984, quando se iniciou a pesquisa de sabor e teve a sua comercialização legalizada somente três anos depois. O austríaco Dietrich Mateschitz, durante uma viagem de negócios a Tailândia, enquanto era executivo de uma empresa alemã e descobriu, casualmente, um líquido que continha substâncias estimulantes, como cafeína e taurina. A bebida era grande sucesso naquele país e Mateschitz imaginou que faria sucesso também na Europa, onde ainda não era conhecida. Voltando para a Áustria, levou consigo uma pequena amostra dos compostos e uma ideia na cabeça.

"O marketing é a nossa principal matéria-prima, sem esquecer o produto, que é a pré-condição.", refere o empresário. Devido à sua vasta experiência na área de marketing e aos estudos realizados no World Trade Institute, Mateschitz conseguiu tornar realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com