TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PSICOLOGIA

1º SEMESTRE

PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

(ATPS)

ETAPA 1 e 2

Profª. Renata Pedro

SERGIO SACCHI FILHO                                 R.A : 1585929389

TAIZ MEIRAM                                                   R.A : 1588929390

PATRICIA RIBEIRO                                         R.A : 1570162585

AMANDA GODOY                                             R.A : 1532998087

HARRISON MOMESSO                                     R.A : 1599844633

LEME-SP

2015

ETAPA:2      

De acordo com o grupo emoções e sentimentos são fatores que devem ser bem estudado dentro das organizações, pois há empresas que acreditam que as emoções e os sentimentos sejam importantes para o crescimento, pois decisões feitas com emoção e sentimentos são mais eficazes. Alguns gestores acreditam que as emoções e sentimentos atrapalham o desenvolvimento dos seus subordinados, por isso que os gestores preferem manter com os funcionários apenas relações profissionais, dizendo que os funcionários não podem demostrar emoções porque isso pode atrapalhar o andamento da empresa.

As empresas que não se preocupam com seus funcionários, só produção para obter lucros, desejando que os funcionários estejam sempre sorridentes sem demonstração de suas próprias emoções e sentimentos. A as emoções mais comuns sentidas pelas pessoas são : paixão, raiva, inveja, entusiasmo, depressão etc.

Robbins afirma que as emoções afetam o desempenho no trabalho, em especial as emoções negativas que podem prejudicar o desempenho do profissional. Por isso as organizações procuram eliminá-las do ambiente de trabalho. Por outro lado estes sentimentos podem melhorar o desempenho de duas formas, primeiramente “as emoções podem alavancar a vontade, agindo assim como motivadoras para um desempenho melhor” (ROBBINS, 2005, p.97); em segundo ele coloca que “o esforço emocional reconhece que os sentimentos são parte do comportamento necessário ao trabalho” (ROBBINS, 2005, p.97).

As pesquisas mostram que gestores com inteligência emocional contribuem muito com o desenvolvimento individual dentro das organizações, pois sabem identificar suas próprias emoções e as dos subordinados, tornando o ambiente de trabalho eficaz.

Esforço Emocional

Existem algumas empresas em que os funcionários tem a obrigação de expressar falsos sentimentos como felicidade isso exige um esforço físico e também mental do trabalhador. Quando o funcionário precisa expressar um sentimento e está sentindo outro isso causa uma dissonância emocional que pode ate levar a uma exaustão e o funcionário reprime seus sentimentos causando frustração e até raiva. A emoção sentida vem da própria pessoa, já as demostradas são aquelas que a organização acha apropriada para o funcionário exercer o cargo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (55.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com