TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional E Psicologia

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Comportamento Organizacional E Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  2.315 Palavras (10 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Este trabalho é o resultado de um desafio da ATPS da disciplina de Comportamento Organizacional e Psicologia. O objetivo foi conceituar Comportamento Organizacional (CO) e Pensamento Sistêmico através da opinião de dois autores sobre o assunto, entendendo o contexto em que se apresentam e verificando como as empresas estão efetivando tais conceitos dentro de perspectiva de mudança.

Também abordado o tema Inovação no contexto da velocidade em que ocorre nas organizações e o efeito desta nas práticas dos indivíduos.

A metodologia foi baseada em leitura e análise escrita de textos obrigatórios das etapas, pesquisa de campo por meio de entrevista presencial e análise e discussão em grupo dos dados obtidos.

Como conclusão, será apresentado a relevância do trabalho em equipe e o papel da liderança e sua importância no contexto organizacional.

DESENVOLVIMENTO

Esta etapa consiste em pesquisar a definição de Comportamento Organizacional sob a visão de dois autores, Robbins e Sampaio. Explicar o conceito de Visão Sistêmica e Mudança finalizando com um texto onde a opinião do grupo reflita como esses assuntos interferem no comportamento das pessoas em seu ambiente de trabalho. Para tanto, foram lidas as definições do livro texto e de artigos que abordam Comportamento Organizacional, Pensamento Sistêmico, Mudanças e Liderança.

Segundo Robbins, comportamento organizacional:

investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. (ROBBINS, Stephen, 2010, p.07).

Sampaio (2011) complementa essa definição. Para ela “consiste no estudo do comportamento humano e suas variações com principal objetivo alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional”.

O conceito de “Pensamento Sistêmico” surge no século XX com a proposta de contrapor o pensamento cartesiano e fragmentado que compõe a visão de mundo da sociedade tendo no conceito de interdisciplinaridade sua principal linha de pensamento.

Com uma nova proposta de modelo de pensamento, até então o modelo é o da racionalidade, o pensamento sistêmico entende que os problemas de nossa época são melhor entendidos quando analisados de forma sistêmica, ou seja, eles não podem ser entendidos isoladamente, estão interligados e são interdependentes. (BEHRENS, 2005, p.53).

Segundo Capra (1996, p.51 apud Stigar, 2009), “pensamento sistêmico pode ser definido como uma forma de estudar os problemas por partes, sem perder a visão do todo”.

Essa forma de pensar é fundamental para redefinir questões como o estar no mundo e o convívio social como uma responsabilidade compartilhada, rever as relações ecológicas e as construções de propostas de desenvolvimento sustentável, criar mecanismos que viabilizem a descentralização das políticas públicas, para se desenvolver a participação das comunidades, trabalhar com mediação na solução de conflitos nas mais variadas áreas, pensar na educação como um processo co-construtivo, trabalhar com os recursos das redes sociais a fim de encontrar soluções alternativas em processos decisórios, pensar a flutuação das lideranças nas organizações, repensar os processos de competição e cooperação no mundo globalizado e analisar o efeito das relações (do profissional com o cliente). PEREIRA (2011).

Essa nova forma de pensar exige uma postura mais aberta às mudanças. Postura essa que quando se fala em ambiente coorporativo nem sempre é fácil de obter.

Persona (2011) define com clareza tanto a necessidade de mudança como os desafios encontrados pelas empresas no processo.

Para ele:

mudar é uma característica da natureza, os seres humanos têm a tendência de buscar coisas novas, de mudar a realidade ao seu redor.

As mudanças são necessárias e devem ser encaradas com um bom planejamento e um estudo prévio das condições atuais frente aos objetivos.

O perfil dos lideres podem facilitar ou comprometer tais processos uma vez que as empresas possuem tanto lideres com perfil de inovação quanto conservadores.

Criar o sentimento de necessidade para a mudança é o maior desafio de um líder, para isso ele precisa manter um excelente relacionamento com as pessoas envolvidas, ajudando, delegando e servindo de exemplo no processo.

Esse mesmo autor adverte que “toda mudança precisa ser realizada obedecendo a etapas bem definidas e o desenvolvimento de uma política de recompensa para cada etapa atingida, pois, é sabido que dificilmente o processo terá adesão se não houver interesses e vantagens bem definidos”.

Saber delegar age como agente facilitador no processo, sem pessoas com poder de mudar não há mudança.

Lideres com perfil mais cauteloso são importantes no processo, pois ajudam a manter certa coerência e continuidade nos processos.

Concluída a etapa1, a etapa 2 propõe uma visão do grupo sobre as seguintes questões:

 No que consiste o conceito de inovação?

 Como a personalidade pode interferir no processo de implantação de novos conceitos?

 A motivação está atrelada aos traços de personalidade?

Elaborar uma pesquisa de campo presencial com 20 pessoas de diversas funções aplicando as questões acima e elaborar um resumo descrevendo o efeito da inovação nas organizações a partir das respostas encontradas nas entrevistas e na conclusão do grupo.

Freeman (2014) define inovação como “o processo que inclui as atividades técnicas, concessão, desenvolvimento, gestão resultando na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos”.

A inovação quando cria aumento de competitividade pode ser considerado um fator fundamental no crescimento econômico de uma sociedade. Fazer mais com menos recursos e permitir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com