TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro Comparativo Teorias Administrativas

Artigo: Quadro Comparativo Teorias Administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  1.092 Visualizações

Página 1 de 2

QUADRO COMPARATIVO: QUAIS AS PRINCIPAIS PROPOSTAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E COMO SÃO USADAS NOS DIAS ATUAIS

Teoria Principais estudiosos Principais idéias Como o homem (trabalhador) era considerado Exemplo de utilização nos dias atuais

Administração cientifica Frederick Winslow Taylor Valorização do comportamento do individuo. Homem, peça principal na produção. Melhorar a qualidade da Mão de obra.

Teoria clássica Henri Fayol Combate ao desperdício, funcionamento. Os operários a seguirem ordem dos superiores. . Utilidade e funcionalidade.

Teoria das relações humanas Elton Mayo Conceito técnico a psicológicos e sociológico dos colaboradores. Homem social.Com sentimentos e problemas. Liderança, comunicação, motivação, dinâmica de grupo.

Teoria neoclássica Pierri Du Pont e Alfred Sloan Resultados concretos, eficácia organização. Homem organizado, como parte de um todo para alcançar objetivo . Através do planejamento.

Modelo burocrático Max Weber Racionalidade, regras e padrões, divisão de trabalho . Enfatiza os cargos não as pessoas que os ocupam, trabalhadores previsíveis. Aplicação regras rígidas.

Teoria estruturalista Amitai Etzioni Os fenômenos organizacionais se interligam, organização afeta as outras partes Homem organizacional,papéis simultâneos em organizações diferentes. Evolução tecnológica a estruturas internas e externas.

Teoria comportamental Kurt Lewin Diferenças individuais, cultura organizacional. O trabalhador era mais motivado, sem preção e regras. Administração voltada a motivação dos participantes.

Teoria do desenvolvimento organizacional Bennis Valorização comportamento do individuo. Alcançar os objetivos, trabalhador parte de um todo. Atingir os objetivos visão geral da estrutura.

Teoria da informação Claude Shannon Informação ligada, calcular a quantidade de informação. Meio de comunicação. Mural de recados, comunicados.

Teoria matemática Claude Shannon Construir modelos matemáticos. Operários. Criação modelos matemáticos.

Teoria de sistemas Ludwing Von Bertalanffy Tratamento complexo da realidade complexas. "Homem funcional". Tecnologias implantadas no sistema interno

Teoria de contingência Freemont Kast e Jasmes Rosenzweig Tudo e relativo dentro de uma organização. “Homem complexo”, homem sistema complexo de valores. Opera sobre circunstâncias variáveis e especificas.

Estratégia organizacional Possui vários autores sendo gerada na guerra Alcançar objetivo da empresa, ação a seguir. Algo a ser dirigido, organizado para ser dirigido Traçar estratégias, fazer planejamentos.

NOVA PROPOSTA

Ser bem informado nos dias atuais O conhecimento do passado, beneficiando o futuro. Reunir informações necessárias, para atingir os objetivos. Homem eficiente e atualizado para como ferramenta de trabalho. Planejar para atingir as metas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com