TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade

Trabalho Universitário: Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 4

Pergunta 1

É possível observar no material complementar 1 sobre o Kaizen Institute, cujo Link você encontra na página Inicial da Unidade 8, que “As empresas tradicionais têm normalmente paradigmas fortemente enraizados (especialmente aquelas com um histórico de sucesso). Não pode haver desenvolvimento sem mudança. No contexto global e competitivo em que estamos inseridos não é sequer possível manter os resultados obtidos sem promover e sem gerir a mudança. Se nos limitarmos a fazer o que sempre tem sido feito, o desenvolvimento das organizações é posto em causa”. O Kaizen Institute desenvolve quatro pilares que fundamentam o processo do modelo Kaizen. Você deve observar as afirmações abaixo e optar pela alternativa correta.

Afirmação I - O objetivo final é conseguir a criação de fluxo na totalidade da Supply Chain. Nesta ferramenta a criação de fluxo na produção, o fluxo na logística interna e o fluxo na logística externa são fatores chave de enfoque.

Afirmação II - Neste são utilizadas técnicas essenciais da melhoria da eficiência de equipamentos e instalações, segundo o modelo JIPM.

a.

Somente a afirmação II representa um dos pilares.

b.

As afirmações I e II não representam nenhum dos pilares citados.

c.

As afirmações I e II representam dois dos pilares citados.

d.

Somente a afirmação I representa um dos pilares.

e.

A afirmação I representa o pilar da função comprar.

.

0,2 pontos

Pergunta 2

O Kaizen é baseado na filosofia e nos princípios socioculturais orientais e exige o comprometimento de todos os indivíduos da empresa, desde o operário até o gerente. Consiste numa forma de gestão orientada para a maximização da produtividade e da rentabilidade e que não implica em significativo aumento de custos. As atividades da metodologia envolvem não apenas os processos produtivos, mas também as áreas de marketing, vendas, desenvolvimento, administrativas e financeiras. No conteúdo complementar sobre “Kaizen – Baixando os Custos e Melhorando a qualidade” é apresentado um quadro com os dez mandamentos do Kaizen. Você deve escolher a alternativa que não contem um deles.

a.

Orienta-se para os processos.

b.

O lema essencial da aprendizagem organizacional é aprender fazendo.

c.

Melhorias graduais feitas continuamente não é ruptura pontual.

d.

Focaliza a atenção no local onde se cria realmente o valor.

e.

É fundamental o Planejamento estratégico e controle.

.

0,2 pontos

Pergunta 3

Fazendo referência a metodologia de implantação do Kaizen, desenvolvido pelo Kaizen Institute ( Há um Link no Conteúdo Complementar 1, na página inicial da Unidade 8) é possível observar “Esta ferramenta está estruturada em patamares evolutivos e visa à eliminação de desperdício em áreas de suporte à produção, por exemplo, Compras, Recursos Humanos. A identificação de desperdício é cada vez mais perspicaz sendo o objetivo final um processo livre de desperdício. O primeiro passo desta ferramenta visa à organização básica do posto de trabalho. Nesta fase as condições de trabalho são melhoradas com resultados visíveis ao nível do comportamento dos colaboradores. Inicia-se então a mudança de cultura da equipa. Fica então criado o clima de Melhoria Contínua e as “portas abertas” para os passos seguintes”. O texto faz referência a parte da metodologia denominada:

a.

Nenhuma das alternativas.

b.

Total Productive Management.

c.

Total Service Management.

d.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com