TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade Nas Organizações

Exames: Qualidade Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Quem lida com a Qualidade sente dificuldade com alguns modelos de gestão das empresas, os quais podem gerar problemas de evidenciar as fases entre os processos da empresa. Hoje encontramos processos da Qualidade afastados das decisões estratégicas das organizações, administrações que nem conhecem os conceitos da Qualidade e do que fazer para deixar o cliente satisfeito.

Em grandes empresas há uma cobrança de resultados feita hierarquicamente, sob forma de cascata (dos acionistas para presidentes, dos presidentes para diretores, dos diretores para gestores, etc), a qual faz perder a importância do foco ao cliente e do Sistema de Gestão da Qualidade, gerando perda de mercado da empresa e insatisfação dos seus clientes.

A Qualidade é vista quase como um simples departamento para inspecionar e aplicar as ferramentas para identificar causas. Conforme pede a norma NBR ISO, a Qualidade deve ter autoridade para indicar oportunidades de melhoria contínua e riscos para os processos. Aliás, um dos requisitos da norma diz que a organização deve analisar criticamente através da Qualidade qualquer alteração que possa impactar no Sistema de Gestão da Qualidade.

Mostrar a importância de qualquer tipo de gestão empresarial sem perder o foco na qualidade é fundamental para a sustentabilidade do negócio e não só a eficiência financeira.

2. DESENVOLVIMENTO

Qualidade Total é a filosofia que coloca a Qualidade como ponto central dos negócios à atividades da empresa, disseminando-a em todas as atividades e para todas as pessoas.

Segundo Sashkin e Kiser (1994) ela possui três alicerces importantes: o primeiro diz respeito às ferramentas e técnicas que as pessoas são treinadas a usar, o segundo concentra-se no cliente como foco, e o terceiro é a cultura da organização.

Deming (1990) foi considerado o pai da qualidade no Japão e sustentava que a produtividade e a qualidade aumentam à medida que a “variabilidade do processo” diminui. Para isso criou os 14 pontos para a melhoria da qualidade. São eles: Estabelecer caminho; aplicar gestão pela qualidade; qualidade não responde em inspeção em massa; minimizar custo total; melhoria constante; treinamento e retreinamento; instituir a liderança; afastar o medo; eliminar as barreiras entre as áreas; eliminar slogans; meta numérica aos colaboradores; remover barreiras ao orgulho da execução; educação e; agir para concretizar a gestão.

O conceito de controle da qualidade, que antes era separar os defeitos antes de serem percebidos pelo cliente, passou a desenvolver uma abordagem mais sistemática, não apenas para detectar, mas também para tratar os problemas de qualidade.

Nos últimos anos o conceito de qualidade vem se ampliando acompanhado pelos avanços na vida organizacional, que passou a repensar antigos conceitos e reformular objetivos dada à nova conjuntura mundial.

Em um cenário de constante pressão sob as empresas exigindo que ofereçam produtos ou serviços com padrões cada vez melhores, as empresas estão sendo obrigadas a investir em flexibilidade, inovação e em Qualidade.

Tendo isso em vista, muitas empresas investem e envolvem recursos tendo com preocupação única a auditoria para a certificação, ou recertificação, preocupando-se em manter atualizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com