TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de Vida no Trabalho

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.237 Palavras (13 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 13

Qualidade de vida no trabalho

Ângela Pereira Vargas 0200113590

Fernanda Guimarães 0200113797

Francisco Manoel 0200114275

                Kaio Renan 0200112362                                                                        

Curso Superior de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos

Polo: Taguatinga

Orientador: Me Luciana Spinpolo Campos

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo analisar como esta a qualidade de vida dos trabalhadores da área de telemarketing, tendo por base informações colhidas na própria organização com cerca de 148 operadores de telemarketing localizada em Brasília e informações obtidas por meio de pesquisa realizada em livros e fontes alternativas. È importante ressaltar que todos os agentes agressivos foram levados em conta. (mobílias, estresse, rotatividade, pressão e etc.) Pela análise das informações colhidas podemos verificar como está a qualidade de vida destes trabalhadores. Apesar de muito se dito sobre as más condições de vida dos trabalhadores de call Center pôde se observar nesse trabalho que existem de forma geral uma má utilização dos recursos nessa área, porém a QVT é satisfatória, apesar de o sistema de trabalho ser monótono e repetitivo existem muitas maneiras de se fazer todo esse trabalho garantindo sucesso e ainda qualidade de vida.

Palavras chaves: Telemarketing, Qualidade de vida no trabalho, Call Center.

Introdução

A qualidade de vida no trabalho tem sido avaliado e questionado por anos, não como onda passageira, mas como um processo constante que busca o desenvolvimento humano e organizacional. Ela deve ter como meta a melhoria de uma organização, mais humanizada, na qual o trabalho envolva um grau determinante de responsabilidade e de autonomia no que se refere ao cargo.

As empresas preocupam-se com a qualidade de vida no trabalho, em virtude da necessidade da satisfação dos funcionários para que estes venham a render o que e pedido ou até mais, um clima organizacional favorável e muito importante para que haja uma melhor produtividade. Então, fazer com que os trabalhadores se sintam mais felizes e dispostos a trabalhar, gerando um ambiente agradável e produtivo, pode levar a melhores resultados para as empresas. Portanto as empresas estão cada vez mais preocupadas em dar uma qualidade de trabalho melhor para seus funcionários, tendo em vista a concorrência e modernização.

Casos como as empresas de telemarketing, devem se preocupar ainda mais, pois se trata de um trabalho repetitivo. Há momentos em que o emprego de telemarketing causa certo lado negativo, como por exemplo, o operador de telemarketing trabalha basicamente com dois instrumentos o telefone e computador. Sua condição de trabalho exige uma posição estática, ou seja, sentada por longos períodos de tempo, logo o operador de telemarketing está exposto, diariamente aos níveis de ruídos que variam entre 65 decibéis, causando assim bastante estresse. Além disso, observou-se importante variação nos dados estatísticos que vieram a público. As manchetes dos jornais noticiam cada vez mais “Casos de LER aumentam 512%”, “Registros de doenças ocupacionais crescem 134%” e “Dobra registro de acidentes e doenças”. Os dados repercutiram no Ministério do trabalho, levando aquele órgão a reforçar a fiscalização em quatro setores críticos na ocorrência de lesões por esforço repetitivo-LER: frigoríficos, supermercados, indústrias de calçados e telemarketing. Calari Tânia. Revista Retrato do Brasil, (n.13, ago/set.2008. )  

Com toda a empresa bem organizada é possível proporcionar bastantes feedbacks para o melhor desempenho tanto da organização quanto do colaborador, uma vez que o alvo principal da organização são os funcionários e com isso buscar o equilíbrio entre o lado profissional e pessoal de cada indivíduo é muito importante para o rendimento do funcionário.  

Este artigo pretende investigar quais as práticas de gestão de pessoas que pode melhorar a Qualidade de Vida no trabalho de operadores de telemarketing da empresa CTIS- localizada em Brasília/DF.

Para alcançar o objetivo geral, delinearam-se alguns objetivos específicos:

- Analisar as características organizacionais da empresa CTIS.

- Analisar o perfil dos operadores de telemarketing da empresa CTIS.

- Identificar os fatores que levam a satisfação ou insatisfação desses funcionários.

-Verificar qual seria o melhor método de aplicação para uma boa QVT.

-Como sé da o processo de implementação da QVT dentro da empresa.

Para a realização da pesquisa optou-se por um estudo de caso em uma empresa do setor de telemarketing, serão aplicados questionários aos funcionários com o intuito de identificar seu grau de satisfação com o trabalho, bem como o que faz com ele perceba uma melhor qualidade de vida no trabalho.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT)

“Qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, pode de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.”

Douglas McGregor afirma que o trabalho tratado na administração científica oferece “poucas oportunidades de satisfação das necessidades egoístas, principalmente para as pessoas situadas nos níveis inferiores de hierarquia.” (MC GREGOR, 1980 p.45)

Logo, para se ter um ambiente saudável em uma organização, a mesma deverá investir em qualidade de vida tornando um ambiente propício para seus colaboradores terem um melhor desempenho.

O que faz gerar um ambiente estressante nas empresas de telemarketing são as tarefas repetitivas, ao falarem com os clientes os funcionários devem seguir certo tipo de padrão geralmente conhecido como “script”, uma vez que eles são supervisionados, ainda mais tendo toda sua conversa gravada. É um tipo de serviço que não lhe dão margens para expor certas subjetividades, logo é o que provoca o estresse emocional, como, ambientes mal iluminados, cadeiras desconfortáveis, sentados por muito tempo, fora os movimentos repetitivos. Todas essas informações puderam ser obtidas por meio da coleta de informações feitas com uma determinada quantidade de funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (199.8 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com