TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quebras e Perdas

Por:   •  29/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 6

Toda empresa de varejo, atacado e comercio sofrem com as quebras e perdas, é uma situação do processo de operação, para contê-las só diminuindo esse numero, sendo assim o Grupo Car-refour busca sempre formas e métodos para essa melhoria, há vários fatores para essa causa, justifica-la apenas não resolve o problema, ideias e soluções só se resolvem na prática e na melhor operação dentro da loja de seus funcionários.

Palavras-Chave: Quebras em Supermercados, Carrefour Esplanada Shopping, Gerenciamento Operacionais.

GERENCIAMENTO DE QUEBRAS E PERDAS

Implantar uma cultura de gestão de perdas e quebras operacionais é uma decisão estratégica para todos os varejistas. As quebras e perdas consomem a margem e tiram a compe-titividade da empresa no mercado:

- Troca de mercadorias na loja, de igual tipo, modelo, sabor e quantidade, sem emissão de NF, diretamente na portaria de recebimento da loja;

- A loja armazena as mercadorias de trocas, aguarda a visita do fornecedor para emissão da NF de troca e retirada das mercadorias. A loja receberá posteriormente uma mercadoria diferente no valor referente à troca enviada;

- Semelhante à anterior, no entanto a loja emite a NF de troca e descarta as mercadorias, sem a necessidade de reenvio destas ao fornecedor;

- Compras acima da demanda com o “guarda-chuva” da troca. Elevação de estoques de mercadorias de baixo giro, descompro-mentimento das equipes na gestão dos estoques.

- Perda de competitividade no custo da compra, por incremento dos valores de troca pelos fornecedores;

- Perda financeira no fluxo de caixa ocasionada por mercadorias de baixo giro;

- Custo elevado da logística reversa, embutido pelo fornecedor no custo da mercadoria;

1. FORMAS DE QUEBRAS E PERDAS

São várias as formas de quebras e perdas, como citado acima e assim o supermercado so-frem muito com isso, e assim diminuem os seus lucros e a sua competitividade no mercado, esse PROBLEMA é o que mais causa dor de cabeça para os varejistas e atacadistas.

A maior parte da perda é por falhas de operações ou seja a ‘falha humana’ e assim esses supermercados tentam buscar soluções para diminuir e evitar grandes prejuízos, eles buscam formas para evitar tal transtorno oferecendo treinando para seus funcionários, novas ferramentas, aumentam o numero de circuitos de câmeras em suas lojas para evitar furtos dos próprios funcionários e clientes da loja.

Abaixo um gráfico relacionando os principais fatos e motivos dessas quebras e perdas:

Perdas e quebras são os fantasmas que mais assombram os supermercados. Os prejuízos causados por mercadorias estragadas ou danificadas, além de produtos furtados chegam a superar a média de 2,3% do total de vendas de uma empresa. Produtos pequenos que pos-suem alto valor são mais atrativos. A atratividade de um produto é diretamente proporcional a sua relação valor / tamanho, produtos que estão em moda ou que demonstram status / posse são atrativos.

*Fonte Carrefour esplanada ano 2012 – Revista Carrefour Sustentabilidade (Fevereiro 2013)

As Perdas e as quebras operacionais estão presentes nas atividades das empresas. Devemos identificá-las e combatê-las. Algumas são óbvias e fáceis de serem eliminadas. Outras estão arraigadas nos processos.

A média de ‘percas e quebras’ no ano de 2012 foi de 1.625 unidades por mês, valor referente ao setor Seca (produtos alimentícios, arroz, feijão...etc).

Os valores são referente a quebra operacional identificada no mês decorrente, como podemos ver o prejuízo chega a media de mais de R$ 1.200,000,00 (Mês), ao ano esse valor chega a mais de R$ 16.000,000,00, lutar contra esse déficit é uma obstáculo que o varejo buscar solucionar.

Causas e Motivos

1- Erros Operacionais/Administrativos: Ação de colaboradores que gerem diver-gências nos estoques e nos controles;

2- Fraudes de clientes: ação praticada por clientes que induz o colaborador ao erro;

3- Fraudes de Funcionários: Ato praticado por colaborador que induza outro fun-cionário ao erro ou em conluio com “falso cliente”;

4- Fraudes de Fornecedores ou Entregadores: Ato praticado por fornecedor que in-duza o colaborador ao erro;

5- Furto Interno: Ação praticada por colaboradores ou fornecedores na área da loja para omitir o registro da mercadoria;

6- Furto Externo: Ação praticada por clientes na área de vendas da loja para omitir o registro da mercadoria;

Os grandes supermercados como o Carrefour lucram muitos, mas tambem tem um prejuizo muito alto em relação a perdas de produtos e outros produto, um bom planejamento e estrategica é o que eles sempre buscam para amenizar esse problema contante, que muitas vezes é quase inevitavel, e isso não cabe ao direito, gerente do varejo solucionar, para reduzir esses custo, levara um grande prazo para se solucionar.

COMO ENVOLVER OS FUNCIONÁRIOS

Metas premiadas são solução para conquistar a confiança da equipe.

Reclamar das dificuldades não consta do repertório do Imec. A rede prefere buscar solu-ções. Foi o que fez para envolver os funcionários no programa de prevenção de perdas. Além de reuniões regulares, feedbacks constantes e treinamento de boas práticas em seto-res como o depósito, instituiu o concurso bimestral " Meu Talento Faz a Diferença". A ação premia os funcionários cujo setor.

FONTES:

http://www.prevenirperdas.com.br/

http://www.grupocarrefour.com.br/

http://www.abrasnet.com.br/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com